5 dicas de networking que você não pode deixar passar!

2 minutos de leitura

Como empreendedor, você deve saber que gerenciar um negócio não é fácil, principalmente devido à competitividade e momento de crise econômica.

Ter habilidades técnicas e administrativas não é o suficiente para empreender. Hoje, um empreendedor precisa de pessoas, seja no seu time de colaboradores, no seu grupo de clientes ou na sua lista de fornecedores.

Daí a importância de realizar e manter um relacionamento com uma base de contatos. Network ou networking consiste nisso. É uma ação de marketing pessoal que possibilita o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Mas, como fazer networking corretamente?

Confira no post de hoje 5 dicas de network valiosas para alavancar seus negócios!

1. Cultive apenas relacionamentos de valor

Quantidade não é sinônimo de qualidade. Não busque fazer contatos aleatoriamente com pessoas que muito provavelmente não têm nada a lhe oferecer. Frequente eventos, palestras e ambientes que possuem alguma relação com o seu mercado.

Assim, você fará amizades com pessoas que enxergarão valor em você, em virtude dos assuntos e ideias em comum que vocês têm.

2. Dê importância aos seus contatos

Mesmo quando não requisitado, esteja sempre disposto a ajudar sua rede. Acredite, você sempre tem algo de valor a oferecer, mesmo que a pessoa tenha mais experiência no mercado.

Você pode compartilhar notícias e dicas úteis do seu mercado, além de experiências inusitadas pelas quais você já passou. Isso fará com que seus contatos sempre lembrem de você.

3. Saia da mesmice

Embora seja indicado você selecionar pessoas que realmente têm a ver com você, é uma boa ideia dar uma variada de vez em quando. Vá a novos lugares, conheça outras pessoas.

Cuidar dos contatos que você já tem é importante, mas nada impede de você se relacionar com pessoas que podem te ajudar em algo que sua rede atual não é capaz.

4. Não faça networking apenas quando precisar de ajuda

Um dos erros mais comuns é pedir ajuda para quem mal te conhece. Além de constrangedor, isso faz com que a pessoa se afaste de você. Tenha em mente que networking é uma atividade contínua, de longo prazo e, quanto antes começar, melhor.

O seu trabalho é estabelecer relações sinceras e saudáveis. O dia que você precisar de algo, poderá pedir com educação e de forma natural, sem parecer interesseiro.

5. Seja culto

Ser seletivo quanto à sua rede não significa ignorar aqueles que parecem não ter um vínculo de interesses com você. Fazer amizades e estar em contato com seus amigos pode atrair pessoas diferentes até você.

Daí a importância de manter o hábito da leitura, estar por dentro dos acontecimentos atuais e assistir a bons filmes. Assim, dificilmente você ficará sem assunto, enquanto mostrará seu conhecimento e simpatia.

Nunca subestime o valor das pessoas que não são da sua área, afinal, esses contatos podem ser úteis no futuro. Além disso, ter amizades pessoais é importante para manter uma vida mais harmoniosa.

Agora que você sabe que networking não é simplesmente adicionar contatos nas redes sociais sem critérios e forçá-los a lhe ajudar quando você bem entender, já pode começar a ter relacionamentos saudáveis que lhe ajudarão tanto profissional quanto pessoalmente.

Gostou das nossas dicas de network? Que tal compartilhar nas redes sociais com seus amigos? Comece seu networking indicando algo de valor à sua rede!