Dúvidas de como escolher o nome ideal para sua empresa? Esclareça-as aqui

2 minutos de leitura

Pode até não parecer, mas escolher o nome da empresa é tarefa muito difícil. Mesmo quando as ideias surgem, é preciso pensar também na longevidade delas, além de outros fatores como a compatibilidade com o negócio que está sendo montado e até mesmo se isso já não foi pensado anteriormente por um concorrente.

Sendo assim, nada melhor do que saber mais sobre o assunto, de maneira que você tenha como escolher da melhor forma possível o nome para o seu empreendimento.

Por isso, confira as dicas que preparamos no post de hoje!

Escolha algo de fácil assimilação

Coca-Cola. Tente esquecer esse nome. Difícil, não é? O fato é que, mesmo com toda a exposição da marca, é um nome simples, de fácil memorização e que permite tanto a clientes quanto fornecedores e colaboradores não precisarem de muito para decorar. Este é o segredo. É muito mais fácil lembrar da Coca-Cola do que da My Dadz Nutz, por exemplo.

Grandes empresas trabalham com essa lógica. Google, Submarino e Apple, são simples, mas nem por isso deixam de ter impacto na cabeça das pessoas. Na dúvida, opte sempre por nomes simples.

Tente ser compatível com o seu mercado

O ideal é que você crie um nome que tenha a ver com o seu segmento de mercado. É preciso dar aos clientes uma pista sobre o que sua empresa se propõe a fazer, principalmente no começo das atividades.

Quando o nome escolhido for muito genérico, você pode colocar essa informação como complemento da marca. É o caso de empresas como barbearias e bares. Um cliente que passa pelo Bar do Arnaldo, por exemplo, sabe mais facilmente do que se trata do que se o estabelecimento se chamasse simplesmente Arnaldo.

Deixe claro o seu posicionamento

O Burger King jamais poderia ser uma empresa de atuação local, mais restrita a um determinado público. Com esse nome (king em inglês significa rei), a empresa deixa claro que pretende se colocar no mercado como a número um naquilo que faz. Parece excessivamente autoconfiante? Talvez, mas tem tudo a ver com o posicionamento de marca.

Este é um exemplo de que, com foco no posicionamento, é possível encontrar um nome interessante para seus objetivos. Concentre-se em determinar o espaço de mercado que sua empresa pretende ocupar para, em consequência disso, definir um nome que seja compatível com essa busca.

Saiba se o domínio está disponível

Você pode ter uma brilhante ideia, mas só depois perceber que ela já tem dono. Isso acontece. Por esse motivo, é essencial conferir no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) se a sua marca já está patenteada. Aliás, é a ele que você deverá recorrer para patentear a sua marca, caso ela esteja disponível.

Confira se existe a possibilidade de registrar a sua marca e o faça, lembrando antes de consultar se existe um domínio para o nome escolhido na internet. É fundamental verificar se seu nome tem espaço na rede para que isso não comprometa a marca ou o conteúdo a ser criado.

Entendeu melhor como escolher o nome da empresa? Então não deixe de compartilhar as dicas nas redes sociais.