SUSTENTABILIDADE

Somos formados por empreendedores e empreendedores cuidam. Cuidam de tudo aquilo que afeta o seu negócio e contribui para o seu futuro.

Sustentabilidade

Somos formados por empreendedores, e empreendedores cuidam. Cuidam de tudo aquilo que afeta o seu negócio e contribui para o seu futuro

Todos os anos, são consumidos 50% a mais dos recursos que o planeta pode nos oferecer.

As projeções indicam que vamos aos 100% antes de 2050, caso mantenha-se o estilo de vida atual.

Precisamos tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

É o que diz o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 13 diz, adotado em 2015 – e acordado por todos os 193 países na ONU.

Nosso compromisso com a sustentabilidade é assumido publicamente, pois consideramos que não basta preocupar-se com as questões ambientais, é preciso agir. Sabemos do nosso papel e entendemos que dar o exemplo é a maneira mais eficiente de comunicar aquilo em que acreditamos.

Ao direcionar nossos recursos e influência para acelerar a superação desses desafios, contribuímos para que nossos funcionários, clientes e parceiros tenham condições de prosperar de maneira sustentável e, assim, também causar um maior impacto na sociedade.

Emissões de CO2

O crédito de carbono é a moeda que representa uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida para a atmosfera, contribuindo para a diminuição do efeito estufa. Existem diversas maneiras de gerar créditos de carbono, dentre elas, a substituição de combustíveis em fábricas, onde elas deixam de usar biomassas não renováveis.

A compensação das emissões de CO2 se apresentam como uma alternativa para as emissões inevitáveis geradas por indivíduos e empresas, como é o caso da energia consumida pelos nossos escritórios. Nossas emissões anuais de 2018 foram calculadas em 28 toneladas de CO2 e em parceria com a ONG Sustainable Carbon, compramos os créditos de carbono necessários para neutralizar nosso impacto no meio ambiente. Parece pouco, mas isso equivale a 200 árvores da Mata Atlântica!!!

A utilização de créditos de carbono vai além do benefício ambiental. Nossos créditos foram usados no projeto das Cerâmicas Guaraí, Itabira e Santa Izabel, localizadas no município de Itaboraí (RJ), que decidiram substituir o uso do óleo por biomassa renovável na sua produção e promovem o desenvolvimento sustentável da comunidade que vive nos arredores com a contratação de mulheres e também deficientes e ex-presidiários para trabalhar no processo produtivo.

28 toneladas

Total de emissões de CO2 dos escritórios do Coworking Town em 2018

Nossos créditos foram usados no projeto das Cerâmicas Guaraí, Itabira e Santa Izabel, localizadas no município de Itaboraí (RJ).

Gestão de Resíduos

Extrair menos da Terra e mais dos produtos antigos. Quando os produtos podem ser usados por mais tempo, menos recursos precisam ser extraídos para produzir novos. O destino do lixo pode mudar o destino do planeta.

O primeiro passo é o reconhecimento, ou seja, a conscientização de que cada um de nós acaba se tornando “poluidor involuntário”. O conceito de “agir localmente e pensar globalmente” é um excelente referencial para que adotemos uma mudança de postura e atitude.

Todos os nossos escritórios possuem coleta seletiva com parceiros locais dividas em 3 frentes:

Orgânico

Nossos resíduos orgânicos são tratados para geração de adubo orgânico em processo de compostagem. Em um processo de decomposição essa matéria orgânica é transformada em adubo, que é usado para a fertilização do solo.

Reciclagem

Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Além da destinação correta para eles, abolimos todos os descartáveis de plástico dos nossos escritórios.

Rejeitos

Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes…) e outros resíduos de limpeza.

Impacto Social

O empreendedor é o indivíduo que faz acontecer, por consequência o empreendedorismo é uma importante alavanca para o avanço mundial em diversas áreas.

Apenas o fato de elas contribuírem para a sociedade gerando empregos e pagando impostos já torna sua existência importante. Entretanto, o bom empreendedor tem um propósito muito maior que apenas o lucro, gerando valor para sociedade.

Aumentar esse impacto é nossa missão como empresa, transformando o escritório em um diferencial competitivo para os nossos clientes. Com isso, mesmo em um cenário de crise o Coworking Town prospera à medida que nossos clientes também prosperam.

Economia Compartilhada

É fato que o mundo está mudando e as pessoas estão cada vez mais conscientes do seu impacto no planeta. No que se refere ao modo de consumir, hábitos antigos estão sendo questionados e transformados.

Mas o que é exatamente a economia compartilhada? De forma bem grosseira, é um modelo onde os produtos são compartilhados. A base do consumo está no uso ao invés da posse.

Esse conceito tem tudo a ver com a sustentabilidade, pois transforma os excessos em novas oportunidades de negócios. Nessa linha nossos espaços possuem ocupação superior a 80% e ainda conseguimos aproveitar melhor as áreas, fazendo o máximo usando o mínimo.

Escritórios

Diversas empresas do ramo da construção civil tem adotado nos últimos anos práticas sustentáveis e em conformidade com a norma ISO 14001 que fala sobre o sistema de gestão ambiental.

Na busca pelos nossos fornecedores de piso, tintas, gesso e material elétrico, procuramos identificar quem estivesse em conformidade com essas práticas. Fizemos o mesmo para os fornecedores dos nossos móveis que utilizam madeiras de reflorestamento por exemplo.

Além disso, cuidamos para que nosso escritório fosse o mais eficiente possível, com iluminação de LED, descargas de duplo fluxo e equipamentos de baixo consumo e ainda substituímos os contratos em papel para formato digital. Tudo para causar o menor impacto possível!