5 livros básicos de empreendedorismo que vão te ensinar muito

2 minutos de leitura

Antes de fazer qualquer atividade é recomendável que você se cerque de referências na área.

Isso ajuda tanto a assimilar experiências vividas quanto a ter aquela motivação que faz a diferença. Afinal de contas, agir com base em conhecimento adquirido sempre vale a pena. Por isso, confira a seguir nossas sugestões de livros de empreendedorismo.

Com eles você poderá conhecer mais sobre a trajetória de grandes nomes do mercado e compreender dicas, técnicas e inspirações para dar vida ao seu próprio negócio. Não perca tempo. Acompanhe!

1. Começando com o pé direito

Este livro, de Jo-Ellan Dimitrius e Mark Mazzarella é um importante aliado para quem busca compreender um pouco mais sobre o comportamento humano antes de iniciar um projeto. Nele, os autores se concentram em identificar atitudes que, partindo de uma boa primeira impressão, permitem qualificar os relacionamentos.

Ideal para setores de RH e vendas, afinal de contas, se você não tiver habilidades no relacionamento interpessoal, dificilmente conseguirá lidar com um mercado tão competitivo. Essa é uma importante dica para facilitar o contato com colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros.

2. Criatividade S.A.

A obra de Ed Catmull é essencial para quem está pensando em montar um negócio. Nela, o autor reflete sobre a criatividade e como é possível desenvolver ideias novas.

A linha que conduz o livro é a própria experiência de Catmull em sua trajetória profissional, incluindo a passagem bem-sucedida pela Pixar, uma das maiores referências do mundo em termos de animação.

Quer ter dicas sobre como montar um ambiente propício para a inovação, além de aprender com um dos grandes? Então leia Criatividade S.A!

3. A arte de fazer acontecer

David Allen deu vida a uma das principais ferramentas que empreendedores podem ter à sua disposição nos dias de hoje. Este livro, voltado à produtividade, apresenta um método, conhecido como GTD (do inglês Getting Things Done).

A ideia central do método é oferecer dicas práticas para aumentar a produtividade e reduzir o estresse, ajudando você a gerenciar melhor as informações do dia a dia e estabelecer suas prioridades.

Contar com métodos desse tipo ajuda você a evitar erros e direcionar melhor o seu negócio. Vale a recomendação.

4. De empreendedor para empreendedor — Bota pra fazer

Se você quer dicas mais práticas do que as anteriormente citadas, então esta é a melhor sugestão. Este livro, fruto da parceria entre a Kauffman Fasttrac e a Endeavor, é um importante roteiro de como dar vida a um negócio, passando por detalhes importantes da montagem do projeto.

É uma excelente ferramenta prática para quem precisa por uma orientação mais precisa em relação aos procedimentos necessários para montar um negócio.

5. A Startup de 100 dólares

Somente pelo título já é possível identificar a proposta do livro: como é possível começar um negócio com pouco dinheiro. Chris Guillebeau oferece aos empreendedores de primeira viagem, uma série de dicas para começar mesmo sem tantos recursos. Usando exemplos reais, o autor apresenta ideias interessantes e totalmente aplicáveis na realidade do empreendedor brasileiro.

Quer saber como usar as referências de livros de empreendedorismo no seu negócio? Então assine nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdo como este!