Técnica Feynman: Desenvolvendo sua liderança

4 minutos de leitura

Você já pensou em se tornar especialista em um assunto, mas não sabia como fazer a abordagem certa?  Com a técnica Feynman você aprende a entender e comunicar os assuntos com muito mais clareza.

Afinal, para um líder é importante poder crescer e compartilhar seus conhecimentos com as pessoas ao seu redor.

Por isso, no artigo de hoje iremos te explicar o que é a técnica feynman e como aplica-la em seu dia a dia para seu desenvolvimento.

O que é a técnica Feynman?

A técnica Feynman é um método de estudo criado por Richard Feynman, um físico norte-americano conhecido por suas pesquisas no campo quântico, com análises sobre a eletrodinâmica quântica e a mecânica quântica. Em 1965, ele ganhou um Prêmio Nobel, por suas atividades na área.

Além de sua grande contribuição para a Física, Feynman foi responsável por criar um método de estudo que contribui para que todas as pessoas estudem e compreendam um determinado tema. O mais interessante de sua técnica é que ela se aplica a vários âmbitos e campos de estudo.

A técnica de Feynman consiste em uma série de passos, que te ajudam a compreender um determinado tema a ser analisado.

Porque a técnica Feynman é importante para os líderes?

Essa técnica parece que ótimo método de estudo, mas o que isso tem a ver com ser um líder? Líderes são pessoas que precisam ser especialistas em suas áreas, ao mesmo tempo em que compartilham conhecimento e conduzem os times por um caminho juntos.

A comunicação é muito importante para bons líderes, afinal se você não conseguir comunicar sua visão, você vai perder seu pessoal. Ter uma grande visão para o futuro é ótimo, mas se você não puder explicar com clareza para as pessoas que talvez não pensem como você, você pode acabar ficando sozinho.

4 passos para aplicar a técnica Feynman

A técnica Feynman é um método de estudo que possui 4 passos principais e um quinto que servirá como reforço para o estudo. Eles são simples de serem feitos, não demoram, são práticos e com organização. É preciso ter em mente que concentração e disposição são fundamentais para o processo.

A seguir os 4 passos da técnica Feynman:

Escolha um conceito/assunto/tema de seu interesse

O primeiro passo é muito simples, é preciso escolher um tema que você queira tratar. Você irá pegar uma folha e anotará o tema no topo. Em seguida, escreva tudo o que saiba a respeito na folha, sempre utilizando termos simples, que não irão mascarar o seu nível de aprendizado sobre o assunto. Escreva tudo o que souber e conforme for aprendendo vá adicionando nas folhas as novas informações. Durante essa etapa faça algumas conexões entre os termos, tente criar um esquema mental que você compreenda e que possa ir aprimorando.

Ensine para uma criança, ou apenas finja estar ensinando.

Quando ensinamos algo, nos concentramos em passar todas as informações que possuímos. Porém, quando ensinamos para crianças temos que passar de uma maneira mais simples e direta, para que compreendam e absorvam tudo. Por isso, recomenda-se ensinar o tema para uma criança, ou ao menos fingir que está ensinando.

Explique o tema em tópicos, utilizando palavras simples, apresentando ideias, conceitos e tudo que puder. A ideia é que seja uma aula verdadeira. Caso queira, a técnica Feynman permite que você escreva, mas faça isso como se estivesse fazendo para uma criança. A ideia é a mesma: Por tudo que sabe em tópicos, de forma simples e direta, pensando que uma criança irá ler aquilo e apender a partir de seu documento.

Identifique as falhas em sua compreensão do assunto

A partir de sua “aula” para uma criança, você terá que observar os pontos em que falhou em sua explicação. Ou seja, os buracos na compreensão do tema por sua parte. Por exemplo, você escolheu falar sobre Inteligência Emocional e ao explicar sobre o tema para seu primo de sete anos, percebeu que não explicou da melhor forma como funciona na prática. A partir disso, você irá revisar esse ponto até compreender e conseguir explicar da melhor forma possível.

Revise, organize e simplifique

Revise todo o seu material, pesquise mais se for necessário e coloque tudo em ordem. Faça alguns esquemas se necessário, que seja algo que você compreenda de maneira bem simples e que poderia entregar para outra pessoa que também iria entender. Outro ponto é sempre utilizar suas palavras, evitando jargões da área ou utilizados pelos materiais que usou como base para sua pesquisa. Isso porque quando você organiza as informações em sua mente e coloca no papel, a compreensão do assunto é total.

Organize todas as informações, até que você tenha um quadro amplo do tema que decidiu abordar, garantindo que nada ficou de fora.

Agora que você já sabe como aplicar essa técnica, analise como você pode aplica-la em seu dia a dia com sua equipe e construa uma comunicação muito mais clara com seus colaboradores.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!