Sustentabilidade econômica: Veja suas vantagens!

Sustentabilidade Econômica
3 minutos de leitura

A sustentabilidade econômica é uma pauta bastante debatida nos dias de hoje, principalmente pelas várias e preocupantes previsões sobre os impactos ambientais e da escassez de bens naturais. Em 2018, um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas retratou um futuro sóbrio na ausência de esforços globais significativos para reduzir as emissões de carbono.

Pensando nisso, resolvemos trazer no artigo de hoje, o que é a sustentabilidade econômica e algumas das vantagens de aplica-la em sua empresa.

O que é a sustentabilidade econômica?

O Sebrae soube definir muito bem o termo em sua publicação “Sustentabilidade econômica: Como sua empresa pode ser mais lucrativa”:

“A sustentabilidade econômica é um conjunto de práticas econômicas, financeiras e administrativas que visam o desenvolvimento econômico de um país ou empresa, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações”.

O grande desafio de se adotar uma política econômica, seja empresarial ou governamental, é justamente gerar o crescimento econômico, lucro, renda e criar empregos sem prejudicar o meio ambiente.

Qual a importância da sustentabilidade econômica?

Ela é a responsável pela saúde financeira das organizações.

Apesar de ser inegável a importância das esferas sociais e ambientais, a espera econômica é uma parte crítica, afinal uma empresa que não gera lucro se encaminha para a falência.

E esse mesmo raciocínio nós aplicamos para outras organizações e até nações. Afinal, o equilíbrio econômico não depende do quanto se ganha, mas sim da forma como os gastos são gerenciados.

Qual a relação entre sustentabilidade econômica e ambiental?

Não podemos falar de sustentabilidade econômica, sem citar o conceito ambiental. É por essa razão que a expansão dos negócios ao meio ambiente cria diversas discussões nos dias de hoje. A economia, a principio, busca a lucratividade sem considerar os princípios ecológicos – trabalha em um modelo considerado linear.

Porém, nos últimos anos, tem se iniciado a percepção sobre o grande problema desse sistema ultrapassado de produzir sem considerar as questões ambientais, já que a produção desenfreada prejudica todo o ecossistema pela destruição dos recursos naturais que são o alicerce da própria produção, além do impacto que a sociedade sobre e o futuro do planeta.

Esse é um fator muito importante e justifica a necessidade de políticas econômicas voltadas para a preservação. A criação de uma legislação ambiental, o cuidado com os efeitos dos processos industriais, tudo isso busca reforçar as exigências e validar as penalidades aplicadas às empresas que descumprirem com o novo entendimento global, que é considerar a sustentabilidade ambiental nos negócios.

4 vantagens da sustentabilidade econômica

Agora vamos falar sobre algumas das vantagens de adotar uma política de sustentabilidade econômica em sua empresa.

Maior economia financeira a médio e longo prazo

No primeiro momento, priorizar a sustentabilidade econômica implica em investimentos para adequar os processos da empresa as necessidades sociais e ambientais.

Porém, esse investimento representa economia para o futuro, reduzindo a dependência de recursos esgotáveis e uma dinâmica não sustentável como a lógica linear – que descarta os produtos rapidamente, sem aproveitar todo seu potencial.

Melhora da imagem perante cidadãos e consumidores

Uma empresa que se dedica a essa estratégia demonstra ter responsabilidade social.

Como esses assuntos estão sendo cada vez mais abordados na sociedade e os consumidores cada vez mais buscando se conectar com empresas de tenham o mesmo pensamento que eles. A imagem e a reputação da empresa são beneficiadas.

Obtenção de ganhos indiretos

Não podemos esquecer que a sustentabilidade econômica promove um meio ambiente preservado, maior desenvolvimento econômico e a garantia de qualidade de vida para as futuras gerações.

Ou seja, ao investir no desenvolvimento sustentável, estamos começando um ciclo virtuoso com benefícios para todos, incluindo nós mesmos, familiares e amigos.

Vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes

Uma empresa que se adapta e se torna sustentável garante vantagem competitiva em relação a concorrentes que ainda não se atentaram para essa questão.

A combinação entre lucratividade, eficiência e boa reputação aumenta suas chances de conquistar e fidelizar clientes, atingindo o sucesso.

Agora que você já sabe a importância e as vantagens de aplicar a sustentabilidade econômica em sua empresa, chegou o momento de começar a aplicar essas mudanças, não acha?

Por aqui já começamos a fazer nossa parte. Além de promovermos uma economia compartilhada, somos neutros em carbono e 100% das nossas emissões já foram compensadas!

Nossa comunidade é formada por empreendedores e empreendedores cuidam. Eles cuidam de tudo aquilo que afeta o seu negócio e contribui para o seu futuro. Pense sobre isso!

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!