Brainstorming: 5 técnicas para aplicar com sua equipe!

Brainstorming
3 minutos de leitura

Em uma equipe de trabalho nem todas as pessoas pensam da mesma forma, e isso nem seria o ideal, já que é muito mais enriquecedor quando mentes diferentes se complementam. Mas para que tudo funcione da maneira esperada, é interessante que sejam promovidas oportunidades para um debate criativo – o famoso brainstorming.

Por isso, no artigo de hoje iremos te mostrar o que é o brainstorming e cinco técnicas para promover com sua equipe.

O que é brainstorming?

Em uma tradução literal, brainstorm quer dizer “tempestade cerebral”, o que podemos traduzir para chuva de ideias. A partir daí podemos chegar ao brainstorming, uma atividade voltada a explorar o potencial criativo e intelectual de uma pessoa ou de um grupo, com foco em um objetivo específico.

As instruções básicas para essa atividade são soltar as ideias sem julgamentos, debatê-las, anotá-las e decidir quais podem ser executadas. Nesse processo a regra máxima é: quantidade é melhor que qualidade.

Isso porque as pessoas não podem ter medo de sugerir. Nessa atividade nenhuma ideia está errada, é preciso ter em mente que só com inúmeras sugestões infundadas é possível chegar a uma solução perfeita, por isso a quantidade é tão importante.

Benefícios do Brainstorming

Normalmente, as atividades de brainstorming são usadas para produzir novas ideias, mas os benefícios podem ir além.

Alguns benefícios causados pelo brainstorming são:

  • Aumento da autoestima do grupo
  • Promove o pensamento criativo
  • Produz diversidade de ideias

Nem toda ideia será excepcional, mas com certeza entre aquelas que a equipe apresentar, haverá algumas que valerão a pena.

Técnicas infalíveis para brainstorming

Brainwriting

Esse é um método de brainstorming não verbal, onde todos escrevem três ideias relacionadas ao tópico que está sendo discutido. Depois de aguardar cerca de 4 minutos, cada pessoa passa suas ideias para a pessoa à direita (ou esquerda, você que define), e essa próxima pessoa desenvolverá as ideias adicionando marcadores ou estratégias criativas. Depois de alguns minutos o papel passa novamente, e assim sucessivamente até completar todo o círculo, quando isso acontecer o grupo deve discutir quais são as melhores ideias a serem seguidas.

Essa técnica evita a conversa desequilibrada, umas das maiores armadilhas do brainstorm e garante que todos tenham a oportunidade de contribuir.

Ideação Rápida

Essa técnica sugere que todos escrevam o maior número possível de ideias em um determinado período de tempo antes que qualquer ideia seja debatida, criticada ou desenvolvida.

É fundamental para o sucesso dessa técnica que seja definido um tempo limite, para que não se perca o senso de urgência.

Brainstorming com personalidade

Para essa técnica o grupo dever escolher uma personalidade conhecia que não está na sala (pode ser um chefe, um personagem fictício ou uma figura pública bem conhecida) e então é debatido como essa pessoa abordaria o problema ou pensaria sobre essa ideia.

Pode parecer uma pergunta boba, mas colocar-se no lugar de outra pessoa pode ajudar você e sua equipe a abordar o problema de uma maneira diferente.

Mapeamento Mental

Muitas vezes, a primeira ideia compartilhada não é a certa, mas ela desperta ideias melhores. É ai que o mapeamento mental entra. Nessa técnica, o grupo começa com uma ideia e depois desenha linhas conectando as ideias secundárias à primeira. O mapeamento mental é uma forma visual de abordar sessões de brainstorming e pode ser muito útil para quem tem mais facilidade de pensar visualmente.

Mudança de cenário

Optar por fazer um brainstorming fora do escritório, em um almoço informal ou até mesmo em um andar diferente em seu edifício pode ajudar a fluir novas ideias.

O espaço físico desempenha um papel importante na forma como os funcionários trabalham, pensam e se sentem. Quando uma equipe está constantemente fazendo brainstorming na mesma sala, com as mesmas pessoas, ele pode começar a parecer repetitivo. A mudança de cenário (mesmo que por um curto período de tempo) pode ajudar as pessoas a pensar de forma diferente e ter novas ideias.

Essas técnicas em grupo ajudarão a estruturar sua sessão de brainstorming para obter máxima eficiência.

Agora que você já sabe quais são as técnicas de um bom brainstorming, chegou a hora de reunir sua equipe e colocar a mão na massa.

Que tal alugar uma de nossas salas de reunião para essa atividade?

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!