Entenda: o que são leads e qual a sua importância para as vendas?
Hoje fala-se muito sobre leads. Muitas empresas já ouviram sobre esse tipo de estratégia e querem investir nessa tal geração de leads. Mas será que todo mundo sabe como fazer isso?
Um erro comum que encontramos é sobre o que são leads. Algumas pessoas acreditam que todo e qualquer lead já é passível de conversão. E é nesse momento que enfrentamos a maior dificuldade: como transformar essas pessoas em clientes? Como aumentar as vendas da empresa com os contatos cadastrados nas landing pages?
No artigo de hoje, vamos tirar algumas dúvidas sobre esse tema! Vamos lá?
O que são leads?
Para as estratégias de marketing digital, os leads são os chamados consumidores potenciais de uma marca. São pessoas que demonstraram interesse por assuntos que envolvem os seus produtos ou serviços, e para receber informações a respeito, aceitaram trocar dados como nome, sobrenome e e-mail.
Um exemplo é o download de um ebook. Supondo que a sua empresa trabalhe com produtos esportivos, e você fez um conteúdo rico como “Dicas para praticar esportes e ter uma vida saudável”. Esse estilo de vida, descrito no seu conteúdo, é diretamente relacionado ao seu tipo de negócio. As pessoas que estão interessadas nesse tema não precisam ter, necessariamente, intenção de compra no primeiro momento. Mas se nutridas corretamente, podem se tornar clientes reais.
Como os leads podem ajudar a aumentar as vendas?
Quando possuímos materiais ricos interessantes o suficiente para que as pessoas estejam dispostas a trocar suas informações pessoais pela informação que temos a oferecer, estamos recebendo uma imensa oportunidade de negócios: trata-se da chance de educar o mercado, tornar-se referência e conseguir reduzir o custo de aquisição de clientes para o seu negócio.
Os leads possuem vários tipos de classificação — e é aqui que mora a maior dificuldade das empresas que investem nesse tipo de estratégia. Eles precisam ser qualificados para serem induzidos à compra!
Como funciona a qualificação de leads?
A qualificação de leads é fundamental para que a estratégia realmente dê certo. O processo pode ser um pouco delicado, e exige muito cuidado. Testes são necessários para que a sua empresa encontre o que realmente funciona para o seu tipo de negócio.
É preciso identificar quais são os momentos de aumento de interesse dos leads a respeito do seu produto. São necessários vários tipos de materiais produzidos e oferecidos para essas pessoas para que você consiga descobrir quais os níveis de interesse.
A qualificação de leads acontece com esses marcos: leads que fizeram download de materiais mais específicos, por exemplo, são mais propícios à compra do que os que pararam em conteúdos mais genéricos.
Como fazer uma boa nutrição de leads?
Para conseguir qualificar os leads, é preciso nutri-los! A nutrição de leads nada mais é que o oferecimento de conteúdo relevante para o seu público, para fazer com que ele avance no processo de compra.
Nesse momento, com seus leads em mãos, é preciso criar uma rotina de disparos de e-mails com informações que aumentarão o interesse dessas pessoas no seu produto e, por consequência, as chances de compra.
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