Escritório virtual: a solução para profissionais autônomos e negócios em expansão

2 minutos de leitura

A busca por otimizar as operações, baixar os custos e manter a eficiência é um dilema para muitos empreendedores e profissionais autônomos. Diante desse cenário, os escritórios virtuais surgem como uma excelente opção.

O conceito de escritório virtual pode ser explicado como uma estrutura física que não depende do trabalho presencial do profissional, sendo utilizado para demandas que exijam um local físico como endereço de correspondência, endereço para abertura de empresa e atendimento presencial e telefônico de determinados clientes.

Muitas pessoas confundem escritório virtual com coworking, mas é exatamente essa necessidade de não estar presente no local que se consolida como a principal diferença entre esses dois modelos de negócio.

A seguir, listamos algumas das principais vantagens que mostram que o uso de um escritório virtual é uma excelente solução para profissionais autônomos e negócios em expansão.

Excelente custo-benefício

Ter um negócio físico de forma tradicional tende a ser caro para muitos profissionais porque envolve despesas com aluguel, IPTU, telefone e demais custos operacionais.

Além disso, para quem busca apenas ter um endereço empresarial e não necessita de grande estrutura, o custo-benefício é excelente, já que, além da questão financeira, existe a da imagem da empresa, que passa a se apresentar de forma mais organizada e preocupada em se posicionar com qualidade no mercado.

Agilidade e facilidade de operação

Algumas demandas específicas acabam fazendo com que se gaste muito tempo para gerenciá-las. Entre elas podemos citar a contratação de funcionários de serviços gerais para manter a empresa em ordem quanto à limpeza, por exemplo.

Ao contratar um escritório virtual, tudo isso vem incluído, fazendo com que o profissional tenha mais tempo para se dedicar às suas atividades, tornando-se mais produtivo.

Maior visibilidade dos seus serviços

Um dos grandes dilemas para muitos profissionais autônomos e pequenos empreendedores é usar um endereço residencial, fator que acaba prejudicando a visibilidade dos seus negócios.

Um escritório virtual permite, além de um endereço corporativo, que os serviços sejam apresentados de forma mais profissional, aumentando assim o interesse do público.

Atender demandas de forma personalizada

Um negócio físico tradicional tende a ter uma estrutura feita para o público geral, fazendo com que a atuação fique um pouco engessada quando se precisa fazer atendimentos mais personalizados.

O uso do escritório virtual facilita no atendimento de demandas de forma personalizada, pois a sua estrutura é flexível para se encaixar em qualquer situação, seja atender um grupo grande de pessoas, seja um cliente que dependa de uma apresentação mais técnica do serviço ofertado.

Gerenciamento eficiente da comunicação

Conseguir boa qualidade de comunicação, tanto interna quanto externa, é um desafio cotidiano de muitos profissionais. A logística por trás disso acaba sendo complexa em alguns casos, e determinados erros podem colocar todo o projeto a perder.

Ao contratar o serviço de um escritório virtual, pode-se obter mecanismos facilitadores da comunicação, como o recebimento e a organização de correspondência, e também uma secretária para gerenciar e transferir ligações. Dessa forma, mesmo estando em reunião ou até viajando você não vai deixar de atender nenhum cliente.

Tudo isso facilita a atuação da empresa como um todo, pela maior liberdade de tempo para o profissional atuar ou para o público consumidor, que poderá ser atendido com mais qualidade.

Quer saber tudo sobre inovação e empreendedorismo? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!