Espaço coworking: 5 dicas de convivência para um bom relacionamento
Ambientes de coworking são tendência entre novos empresários, dada a redução de custos se comparado com espaços próprios, a praticidade oferecida e possibilidade de network.
Trabalhar com profissionais de diversas áreas é uma ótima oportunidade para novos aprendizados, permitindo ainda que você amplie sua visão de mundo.
Contudo, esse contato com pessoas diferentes deve ser feito com atenção, respeitando sempre os limites de cada um e garantindo que o ambiente seja leve e bom para trabalhar.
Pensando nisso, hoje separamos algumas dicas para fazer o espaço coworking ser bem utilizado por meio de uma boa convivência entre os membros.
1. Não fale alto
Lembre-se que existem outros profissionais dividindo o mesmo local que você, portanto cuidado para não exceder o volume da sua voz ao conversar com um colega ou ao atender um cliente no telefone.
Além de se preocupar em não incomodar as pessoas próximas — evitando atritos e tornando o ambiente de trabalho ruim — esteja atento ao nível natural de barulho do espaço. Ambientes coworking não são “bibliotecas” em que alguém precisa sussurrar, mas, para não atrapalhar a atividade dos colegas, é importante controlar o tom de voz.
2. Organize o seu local de trabalho
Como o espaço coworking é compartilhado, é importante que você atente-se quanto aos seus pertences.
Seja organizado: muita bagunça não soa bem e pode demonstrar certo desleixo, afastando companheiros, atrapalhando o seu próprio serviço e dificultando o networking.
O ideal é que você tenha em seu ambiente apenas o necessário para trabalhar, transparecendo um maior comprometimento, profissionalismo e melhorando o vínculo com os outros membros.
3. Zele pelo espaço dos outros
Essa é uma dica que anda lado a lado com o cuidado com seus pertences. Ter objetos demais na sua mesa de trabalho pode afetar outras pessoas, invadindo seus espaços e atrapalhando no convívio.
Para evitar esse tipo de problema, faça uma divisão e a respeite! Assim, cada um terá o ambiente respeitado, diminuindo a possibilidade de desentendimentos.
4. Respeite os horários de funcionamento
Os escritórios de coworking possuem horários de funcionamento — geralmente comerciais — que devem ser respeitados.
Como esses ambientes podem ser usados em outros horários para eventos e reuniões, procure saber quais os momentos em que seu espaço está disponível e evite agendar compromissos ou trabalhar além de seu horário.
Dessa forma, você pode fazer uma gestão de tempo dentro da sua jornada de trabalho sem atrapalhar as outras atividades do local.
5. Seja simpático
Qualquer ambiente corporativo requer um bom convívio entre os membros e nesse modelo de escritório isso não seria diferente.
Saiba dialogar, responda com cordialidade o que lhe for perguntado e conheça o perfil de pessoas próximas. Investir um pouco do seu tempo em um happy hour com os demais profissionais lhe permite conhecer melhor e socializar de uma forma sadia com os integrantes do espaço.
Lembre-se: a educação é a porta de entrada para novas parcerias, podendo lhe garantir bons frutos no futuro.
Então, leitor? Gostou dessas 5 dicas para desenvolver o seu relacionamento da melhor forma em um espaço coworking? Aproveite a oportunidade e entre em contato conosco, nós oferecemos as melhores soluções para atender as suas necessidades. Não perca seu tempo!