Os desafios de empreender: O que você está disposto a fazer pelo seu sonho?

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Tenho recebido muitos elogios pelo espaço de coworking do qual sou fundador e Co-CEO aqui no Rio de Janeiro, o Coworking Town. O espaço ficou realmente muito legal, estamos alcançando ótimos resultados e realizamos nossa 1ª expansão em apenas 3 meses. O que muitos não sabem é que esses resultados não foram alcançados com ajuda externa ou grandes investimentos e sim a partir de uma dedicação total, quase insana, minha e da minha sócia Giselle apenas, e por isso decidi contar um pouco dessa história de como superamos os desafios de empreender e tirar nosso negócio do papel.

Formação e Experiência

Antes de tudo é importante dizer a nossa formação, eu sou engenheiro civil e ela engenheira mecânica. Sempre trabalhamos nas nossas áreas mesmo, embora eu já tenha tido outros negócios e estudar assuntos relacionados ao empreendedorismo a uns 10 anos pelo menos. Iniciamos nosso negócio sem grandes conhecimentos em marketing, contabilidade, design e sem dinheiro.

Pesquisa

Antes de abrir o negócio, fomos atras de validar nossas premissas. Já tínhamos uma boa ideia sobre o crescimento do coworking no Brasil, que cresceu 50% de 2015 para 2016, os benefícios da economia compartilhada e tudo isso aliado a crise econômica parecia realmente uma boa aposta. Visitamos diversos coworkings no Rio de Janeiro e comprovamos que a maioria estava com boa ocupação. Já conhecíamos muito bem a região onde começaríamos nossa operação, que não tinha nenhum espaço do tipo ainda, pesquisamos muito na internet, levantamos os custos, a viabilidade do negócio e fomos em frente.

Recursos

Eu ainda estava realizando alguns serviços na minha última empresa, mas já preparando para encerrar as atividades e a Giselle estava desempregada quando decidimos começar nosso negócio. Aliamos minha vontade de empreender com a necessidade dela. Nossa reserva financeira era bem pequena, iria acabar em poucos meses e para fazer o coworking precisaríamos de muito mais. Por outro lado, não tínhamos outra saída, era superar os desafios de empreender ou se afundar em dívidas. Me veio à mente aquela frase do Steve Jobs no discurso de Stanford:

“You are already naked, there is no reason not to follow your heart.”

Tomamos três atitudes principais para tirar nosso negócio do papel:

  1. Iríamos vender o que dava para vender e fazer caixa. Vendemos desde álbuns de figurinha e roupas até o nosso carro e levantamos um bom dinheiro, até mais do que imaginávamos;
  2. Precisaríamos gerar caixa logo no começo para pagar parte dos investimentos. Para isso usamos 7 cartões de crédito diferentes onde parcelamos sem juros todas as compras que conseguimos, da para imaginar a confusão? Além disso, colocamos metas agressivas que na verdade eram mais pautadas no que precisávamos atingir para não quebrar do que em planejamento e análise de mercado;
  3. Estudaríamos e faríamos por conta própria todos os serviços possíveis contratando somente o estritamente necessário.

Arquitetura e Design

Não somos arquitetos nem designers, somos curiosos com bom senso. Pesquisamos muito em sites, visitamos outros coworkings e identificamos aquilo que gostávamos e tinha o nosso estilo. Estudamos muito e a partir daí elaboramos o nosso layout e nossa decoração. Nossa logo e materiais de divulgação também foram elaborados nessa mesma base e usando ferramentas gratuitas da internet.

Obra

A obra era a parte aparentemente mais fácil, pois como sou engenheiro civil tenho boa experiência com obras de escritório e bons contatos de mão de obra e fornecedores. O imóvel onde funcionaria o coworking não tinha piso, instalação elétrica, ar condicionado, pintura, em resumo: Não tinha nada! Tivemos executar a obra do zero e providenciar todos os projetos e documentação necessária para aprovar a obra. Ah! A obra ainda teve que ser executada somente a noite ou nos finais de semana em função das regras do condomínio. Bacana, não é?

Enquanto a obra do coworking acontecia, surgiu um serviço para minha empresa antiga que era de curta duração e irrecusável financeiramente. Por várias vezes tive que trabalhar literalmente 24 horas no dia. Enquanto eu tocava a obra a Giselle cuidava de todas as compras e recebimentos dos insumos, mobiliário e equipamentos. Alguns serviços da obra inclusive fomos nós que executamos, como parte das instalações elétricas e a pintura. Apertamos por exemplo quase 500 parafusos para montar as cadeiras do coworking e mais algumas coisas nesse sentido também. Foi uma loucura por alguns meses.

Faça você mesmo

A engenharia te ensina entre outras coisas a ter um raciocínio muito lógico e crítico. Recebemos vários orçamentos com preços completamente fora da realidade e sempre que nos deparávamos com esse entrave íamos atrás de informações para aprender como fazer. Projetamos e montamos todos os móveis (sim, fizemos 100% das mesas e armários!), fizemos a rede de internet do coworking, luminárias, adesivos nos vidros e etc. Tudo o que você vê nas fotos foi projetado e construído somente por nós dois do zero, sem nenhuma solução comprada pronta.

Website

Conhecia por alto ferramentas como o WordPress e Wix, mas nunca tinha usado efetivamente. Sem recursos financeiros para contratar alguém para fazer e também por querer ter maior agilidade para mudanças no futuro eu fui buscando informações e aprendendo na prática a usar as ferramentas até conseguir fazer o que queria. Entramos nos sites das empresas que admiramos dos mais variados seguimentos e fomos “copiando” o que mais gostávamos e o que achamos que funcionaria melhor. Essa é uma dica legal que até as grandes empresas usam. Você não precisa inventar tudo, você pode copiar o que deu certo dando outros significados e seu toque pessoal que funciona muito bem. Não é, Apple?

O detalhe é que o site foi feito enquanto estávamos na loucura da obra. Favorecer um lado em detrimento do outro não adiantaria, as duas coisas tinham que andar em paralelo para atingirmos nossa meta. Apesar de não ser um mega website, ele ficou bonito, muito funcional e tem contribuído positivamente para os nossos resultados.

Marketing

Nos nossos primeiros 15 dias de operação não tivemos qualquer contato de clientes, obviamente alguma coisa estava errada. Fomos atrás mais uma vez, pesquisamos, conversamos com algumas pessoas e conseguimos pouco a pouco ir melhorando nosso marketing digital que tem pautado nosso crescimento nesses meses. Com um investimento baixo conseguimos boas estatísticas de acessos e conversões que tem se refletivo no nosso resultado.

Números

Alcançamos 67% de ocupação e mais de 40 empresas atendidas. Nosso faturamento de março já é 350% maior que o de dezembro e 20% maior que o de fevereiro e ainda temos mais uma semana pela frente nesse mês. Fugindo um pouco até do usual no coworking temos diversos contratos de longa duração também, muitos deles de clientes de planos curtos que gostaram do serviço e renovaram por períodos longos. Nenhum indicador melhor que esse de uma boa prestação de serviço!

Parcerias

Somos early adopters, fãs de tecnologia e queríamos compartilhar algumas dessas maravilhas com os nossos clientes. Sem contato ou qualquer conhecimento usamos o Linkedin para conseguir parcerias com empresas como a ContabilizeiContaAzulPipedrive e Pluga, fora os diversos outros contatos que tem nos ajudado em diversas situações. No último dia 23/03, por exemplo, minha sócia Giselle foi convidada para uma palestra para 150 pessoas da Rede Mulher Empreendedora. É meio óbvio dizer isso, mas empreendedores gostam de ajudar empreendedores ;)

Expansão

Inauguramos no último dia 20/03 nossa expansão, passando de 24 para 43 estações de trabalho, ampliando a capacidade da nossa sala de reunião e ganhando uma copa fechada para refeições. Repetimos exatamente a mesma receita da obra inicial, só que dessa vez com as lições aprendidas fizemos tudo em menos tempo e mais barato. Ainda aproveitamos os dias de carnaval para acelerar ainda mais o processo, ufa! Agora temos como atender mais clientes e com mais qualidade e temos condições de seguir crescendo no mesmo ritmo nos próximos meses.

Superar todos os dias os desafios de empreender

Nosso objetivo com esse artigo foi mostrar que nem tudo é tão complicado quanto parece. A internet nos trouxe acesso fácil à qualquer informação, você pode literalmente virar especialista em qualquer assunto a partir de blogs, ebooks e artigos. Existem também muitas ferramentas impressionantes disponíveis gratuitamente ou a preços irrisórios e você encontra ainda opções para levantar dinheiro para o seu negócio.

Encerro esse artigo com uma frase do Henry Ford que resume muito bem essa experiência:

” Os obstáculos são aquelas coisas terríveis que você vê quando desvia os olhos do seu objetivo.”

Nossos planos são grandes, sabemos onde queremos chegar e exatamente o preço que temos que pagar para chegar lá. E vocês, o que fizeram ou pretendem fazer superar os desafios de empreender?

 

Gostou do nosso conteúdo? Já passou por esses desafios? Compartilhe a sua história e ajude a inspirar outros empreendedores ;)