Patrimônio líquido: Entenda o que é e como calculá-lo

Patrimônio Líquido
3 minutos de leitura

Se você é um empreendedor ou pensa em ser, provavelmente já escutou falar no termo patrimônio líquido.

Ele pode parecer só mais um termo entre tantos no mundo dos negócios, mas é imprescindível para manter o equilíbrio financeiro da organização.

Apesar de sua importância, muitos ainda não sabem o que é o patrimônio líquido e têm dificuldades em realizar o cálculo, por isso no artigo de hoje, iremos explicar o que é o patrimônio líquido e como calculá-lo.

O que é patrimônio líquido?

O patrimônio de uma empresa pode ser classificado em dois tipos: bruto e líquido. Enquanto o patrimônio bruto corresponde à soma de todos os bens e ativos da empresa em um determinado período, o líquido condiz com a diferença entre o patrimônio bruto e as obrigações financeiras que a empresa possui. Na prática, o patrimônio líquido corresponde aquilo que de fato pertence aos seus acionistas.

O que é o ativo e o passivo de uma instituição?

Antes de saber como fazer o cálculo do patrimônio líquido de sua empresa, é importante entender dois conceitos fundamentais dessa operação: ativo e passivo. O ativo corresponde aos bens e direitos da empresa, como:

  • Bens móveis: Equipamentos, veículos e produtos em estoque;
  • Bens imóveis: Terrenos e prédios;
  • Bens tangível: Mobília, eletrodomésticos e dinheiro em caixa;
  • Bens intangíveis: Marca, patentes direitos autorais e capital intelectual;
  • Direitos: Dividendos e títulos a receber.

Já o passivo está relacionado às obrigações financeiras da empresa. Há o passivo circulante, que representa as despesas que devem ser pagas em até 12 meses (aluguel, impostos e salários) e o passivo não circulantes, que se refere às despesas que devem ser pagas em longo prazo, ou seja, em mais de 12 meses (financiamentos).

Como calculá-lo?

Como já mencionamos, ele corresponde a diferença entre os ativos e passivos de um empresa, de modo que é possível expressar a operação da seguinte forma:

Patrimônio Líquido = Ativos – Passivos

Lembrando que os ativos correspondem a todos os bens e direitos da empresa e os passivos a todas as obrigações financeiras. Portanto, cada um deles deve ser somado antes de calcular o patrimônio líquido.

Por que é importante acompanha-lo mensalmente?

Acompanhar essa informação é importante para ter segurança, saber como está o desenvolvimento da empresa e evitar surpresas desagradáveis.

É importante que esse dado seja acompanhado pelo contador e pelo gestor, ou empresário.

O ideal é que todos os meses, o balanço da empresa apresente aumento de valor do patrimônio líquido. Desta forma, você terá certeza que a empresa está crescendo.

Qual a diferença entre patrimônio e patrimônio líquido? 

Patrimônio nada mais é do que o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa. Já o Líquido são os bens e direitos menos as obrigações.

O patrimônio líquido não está melhorando? E agora?

Neste caso, será necessário fazer uma análise mais detalhada, de pelo menos 12 ou até 24 meses seguidos. Dessa forma, será possível verificar com mais cuidado os valores apresentados.

É comum que os gráficos de desempenho das empresas apresentem oscilações. Em alguns meses estão positivos e em outros negativos. Oscilações, até certa medida, são habituais em um contexto competitivo de mercado.

O valor do patrimônio líquido é um importante dado para se ter como referência em busca de melhorias na empresa. Ele pode ser uma poderosa ferramenta para otimizar o resultado do negócio.

Recomendamos que seja realizado uma reavaliação dos processos gerenciais. Realizar reuniões com as equipes e estabelecer algumas metas organizacionais com o objetivo de melhorá-lo.

Para essas reuniões, o Coworking Town oferece espaços com toda a infraestrutura que necessária para receber você e seus colaboradores para encontros com sua equipe e treinamentos!

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!