Business innovation: O que é e qual a sua importância para empresas?

Business Innovation
3 minutos de leitura

Business innovation é o processo de uma empresa para introdução de novas ideias, fluxos de trabalho, metodologias, serviços ou produtos.

Assim como a inovação em TI, que exige o uso da tecnologia de novas maneiras para criar uma organização mais eficiente e ágil, o business inovation deve permitir o alcance de metas em toda a empresa atingindo os objetivos da organização.

A inovação geralmente começa com a geração de ideias, que são reduzidas durante sessões de brainstorming, após as quais os líderes consideram a viabilidade e conveniência de cada uma. O business innovation deve melhorar produtos, serviços ou processos existentes, deve resolver um problema ou atingir novos clientes.

Neste artigo veremos qual a sua importância para as empresas, o seu ciclo e alguns de seus modelos.

Qual a importância do business innovation?

O objetivo do processo de business innovation é criar valor para a organização. Esse valor pode vir da criação de novas oportunidades de receita ou da geração de mais receita por meio de canais já existentes: criar eficiências que economizam tempo, dinheiro ou ambos, ou até melhorias na produtividade ou desempenho.

Em resumo, business innovation deve levar a maiores lucros. Além disso, os resultados desse processo na empresa devem gerar uma vantagem competitiva: deve ajudar a empresa a crescer e alcançar – ou, melhor ainda, superar – os objetivos estratégicos.

Inovação versus invenção

Inovação e invenção estão intimamente ligadas, mas os dois termos não são intercambiáveis. Uma invenção é  uma criação inteiramente nova. O processo de inovação pode produzir uma invenção, mas o termo é mais amplo em escopo e inclui a aplicação de um conceito ou prática existente de uma nova maneira, ou a aplicação de nova tecnologia a um produto ou processo existente para melhorá-lo.

Para entender melhor a diferença, considere o seguinte: o telefone é uma invenção, mas o smartphone é uma inovação.

O que não podemos considerar business innovation?

A inovação é um assunto tão atual que seu verdadeiro significado muitas vezes acaba se perdendo. Embora alguns utilizem o termo como um guarda-chuva ao adotar a tecnologia mais recente ou fazer mudanças superficiais, a definição de “inovação” limita-se a mudanças no negócio principal de uma organização que resultam em crescimento.

Ciclo de business innovation      

Embora não haja uma fórmula única para business innovation, as empresas que são continuamente bem sucedidas em inovação têm um processo repetitivo para gerar, testar e desenvolver ideias que podem levar a inovações.

O ciclo muita vezes é dividido em quatro partes. Começa com a articulação de ideias em torno de áreas-chave (modelos de negócio, marketing, processos, produtos e serviços). O ciclo passa pela descoberta e depois pelo desenvolvimento e entrega.

A primeira fase se concentra na criação e registro de ideias, bem como na avaliação preliminar sobre o quanto de valor essas ideias podem produzir.

A próxima fase se concentra em testar as ideias por meio de programas piloto ou provas conceito, onde a viabilidade das ideias e o valor que elas irão agregar serão avaliados na prática.

As duas ultimas fases se concentram no dimensionamento de ideias, movendo-as para a produção e integrando-as às operações normais do negócio.

Alguns executivos e gerentes dividem ainda mais o ciclo, considerando itens como análise, teste e revisão como etapas separadas.

Modelos de inovações empresariais 

Business innovation pode (mas não precisa) envolver a criação de um novo produto ou serviço. Existem muitos exemplos de business innovation, incluindo:

  • Inovação de produtos: Criação de um produto completamente novo paralelamente à oferta principal de uma empresa.
  • Inovação de processos: Desenvolvimento de uma nova maneira de ser mais eficiente no negócio principal.
  • Inovação no modelo de negócios: Lançar uma nova maneira de gerar receitas.
  • Inovação na entrega: Implementação de uma nova maneira de interagir com os clientes.

Esses tipos de inovação empresarial permitem que as empresas se tornem mais eficientes, inovadoras e (espera-se) mais lucrativas.

Agora que você já sabe sobre o que é o business innovation, chegou a hora de botar em prática. No Coworking Town, oferecemos salas de reunião com toda a infraestrutura que necessária para receber você e seus colaboradores para encontros com sua equipe e treinamentos!

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!