5 dicas incríveis de contabilidade para pequenas empresas

2 minutos de leitura

Quando você pensou em abrir o seu negócio deve ter se preocupado muito com a qualidade do produto ou serviço que comercializaria, com o nome da empresa, suas cores, logotipo etc. Mas não imaginava que entre os desafios de empreender deveria entender tanto de contabilidade, correto?

A verdade é que, para seu negócio ser realmente lucrativo, é preciso que o gerenciamento das finanças seja realizado de forma eficiente. Pensando nisso trouxemos dicas fundamentais para a contabilidade de pequenas empresas.

1. Faça um planejamento orçamentário

Um dos maiores responsáveis pelos erros contábeis é a falta de planejamento. Você precisa saber, pelo menos, qual deve ser o faturamento e o lucro mensais esperados do seu negócio e definir qual é o regime de tributação ideal para o seu negócio.

Elabore um sistema preciso de despesas e obrigações regulares para que você conheça exatamente o rendimento mínimo que você precisa a cada mês. Com isso, você terá um alvo de quanto sua empresa precisará ganhar para não terminar o mês no prejuízo.

2. Separe contas pessoais das contas da empresa

Misturar as finanças pessoais com as empresariais é o erro mais comum do pequeno empresário, por esse motivo o ideal é que sua empresa tenha uma conta bancária dedicada somente para ela, incluindo cheques e cartão de crédito. Essa simples prática de contabilidade para pequenas empresas vai lhe poupar grandes dores de cabeça no futuro.

3. Registre todas as despesas

Todas as transações comerciais devem ser registradas, por menor que sejam. Quando se trata de possíveis projeções fiscais e cálculos de despesas, ter essa informação pode ajudar sua empresa a poupar dinheiro, além de eliminar o risco de potenciais multas ou penalidades. Preferencialmente, trabalhe com algum software que simplifique esse processo, para que os registros de transações sejam facilmente rastreados.

4. Organize as questões fiscais

As pequenas empresas são obrigadas a cumprir uma série de questões financeiras e legais, e você precisa estar ciente delas. Erros e atrasos de responsabilidades tributárias podem resultar em multas pesadas. Isso poderia, facilmente, subtrair os lucros da sua empresa.

5. Contrate um profissional de contabilidade

A menos que você tenha um diploma em contabilidade, você precisará contratar os serviços desse profissional. Principalmente no Brasil, com tantas regras e exigências fiscais.

Inicialmente, com seu negócio em expansão, os custos de um contador para cuidar de toda sua empresa podem ser altos demais para o caixa. Hoje em dia entretanto existem diversas empresas de contabilidade online com plano bem acessíveis para esse perfil de negócio.

Perigos da falta de contabilidade para pequenas empresas

Se você ainda não está convencido da importância dessas dicas de contabilidade para pequenas empresas, saiba que o mercado está repleto de ex-donos de negócios que ignoraram essas questões financeiras básicas, e descobriram tarde demais que o negócio estava gerando prejuízo, ao invés de lucro.

Dentre os problemas que sua empresa enfrentará como reflexo da negligência a essas dicas, destaca-se:

  • Grandes perdas financeiras;
  • Pagamentos em duplicidade;
  • Multas por contas atrasadas;
  • Problemas judiciais por não cumprimento das leis fiscais e trabalhistas;
  • Perda de oportunidade de crescimento.

Essa sucessão de problemas poderá causar a morte do seu negócio, para que isso não ocorra, confira também, o artigo que preparamos com 5 dicas para fazer um planejamento financeiro simples e eficiente.