Entenda a importância do plano de negócios para a sua empresa

2 minutos de leitura

Você já deve ter lido que um bom planejamento é vital para o sucesso de uma empreitada: sem algo que sirva como norte, é muito complicado alavancar um projeto e monitorar seu progresso. Sendo assim, é possível deduzir a importância do plano de negócios. Mas o que ele é?

Também conhecido como plano empresarial ou business plan, esse documento apresenta as diretrizes para que um empreendimento alcance seus objetivos, resultando na consolidação da marca no mercado e servindo também como ferramenta de gestão e de marketing interno.

Sabendo disso, preparamos este artigo para apontar os tópicos mais importantes para criação desse material e explicar os impactos de sua flexibilização. Ficou interessado? Acompanhe!

O que, de fato, esse planejamento proporciona?

A essa altura você deve estar se perguntando o que há de tão mágico nesse documento, afinal é comum desconfiar quando a promessa é muito boa!

O segredo está em modelar e registrar no papel os aspectos importantes do negócio, traçando estratégias e definindo boas práticas que servirão como orientação para o cumprimento dos objetivos.

Definir a área da empresa

O primeiro passo é definir um ramo de atuação levando em conta aspectos como a preferência pessoal, conhecimento técnico, oferta e procura, investimento necessário e, finalmente, o retorno financeiro resultante da atividade.

O ideal é criar uma proposta consistente e palpável para a marca, encontrando o equilíbrio entre os fatores listados e tomando ciência dos desafios que serão enfrentados.

Conhecer o mercado

Por meio da realização de pesquisas e análises, um dos benefícios do business plan é a possibilidade de identificar as demandas de seus consumidores e as características de empresas concorrentes.

Isso permite que você ofereça um serviço diferenciado e se adapte às necessidades de seus clientes, resultando em uma larga vantagem competitiva no mercado.

Apontar metas

Para planejar e prever o crescimento de seu negócio, um empreendedor deve estabelecer metas: é impossível orientar uma equipe a trabalhar em prol de um objetivo que não esteja definido.

Dessa forma, você assegura que todos os envolvidos no projeto estejam alinhados a um mesmo propósito, possibilitando seu desenvolvimento e eventual realização.

Conseguir investidores

Nem sempre as pessoas estarão dispostas a comprar sua ideia. Sabendo disso, não basta afirmar que a atividade idealizada trará retorno financeiro, é importante saber vendê-la.

Para atrair investidores, é essencial ter uma visão do crescimento em longo prazo e ser capaz de apresentar planos de expansão para quando a empresa atingir a maturidade. Expor o diferencial dos serviços oferecidos é outra forma de atrair atenção para sua marca!

Quão flexível um plano de negócios de pode ser?

Durante a fase de execução, saiba que algo poderá ocorrer de forma diferente das diretrizes apontadas pelo business plan. Se esse for o caso, é bom ter cuidado: uma mudança é sempre acompanhada de riscos.

Alterar um plano já definido e estruturado sem a devida atenção pode causar a perda de foco e de identidade da marca, confundindo o público-alvo e afastando os clientes mais fiéis.

Quando houver a necessidade de se fazer isso, leve alguns questionamentos em conta: o que justifica a modificação? O que deve ser mantido? Qual a melhor estratégia para tal?

Com o tempo, é normal sentir insatisfação com o plano empresarial e achar necessária uma adaptação — causada, muitas vezes, pela evolução tecnológica e novas tendências do mercado. Fique tranquilo, isso não é ruim! Certifique-se apenas de acompanhar os riscos para que seja possível tirar proveito de todos os benefícios que puder!

Gostou de aprender sobre a importância do plano de negócios? Assine a nossa newsletter e receba outros artigos na sua caixa de e-mail! Não perca essa oportunidade!