Áreas de convivência: O que formam os escritórios do futuro?

Áreas de convivência
3 minutos de leitura

Cada vez mais as organizações entendem que a produtividade de seus colaboradores é relacionada à qualidade de vida no ambiente de trabalho. Ela pode ser conquistada não só com dispositivos e equipamentos que proporcionam conforto físico, mas com a possibilidade de conviver e criar vínculos com as pessoas que estão a nossa volta. Por isso podemos dizer que os escritórios do futuro serão áreas de convivência.

Para esse artigo trouxemos a importância do espaço de convivência para os colaboradores e dicas de como projetar uma área como essa de forma adequada, aumentando a qualidade de vida das pessoas que trabalham nesse espaço.

Importância das áreas de convivência para os colaboradores

Relaxar, descansar, conversar. Esses são verbos que se encaixam muito bem à ideia de uma área de convivência. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , os brasileiros estão entre os trabalhadores com maior jornada semanal do mundo. Com uma média de 39,9 horas de expediente semanal.

Com isso, muitos trabalhadores acabam passando a maior parte do tempo que estão acordados dentro de uma empresa e tudo que acontece nesse ambiente possui grande impacto na qualidade de vida desse colaborador.

Ela proporciona um espaço para esse colaborador se desligar temporariamente de suas atividades, contribuindo para o alívio e o controle de estresse, dando espaço para a criatividade e produtividade.

Como projetar boas áreas de convivência

Atualmente empresas de grande porte têm chamado atenção por adicionarem à seus escritórios ambientes não muito convencionais com: piscina de bolinhas, campos de mini golfe, escorrega, entre outros ambientes que podem parecer contrários a produtividade.

Mas, na verdade eles são exemplos de como serão os escritórios do futuro. As opções de áreas de convivência são variadas e nem todas se adaptam a todo tipo de ambiente, mas relacionamos aqui alguns caminhos de como projetar o ambiente perfeito para seu escritório.

1- Conheça o público para suas áreas de convivência  

Não basta só simplesmente colocar uma piscina de bolinhas no seu escritório, você precisa entender o perfil dos colaboradores que trabalham nesse local e projetar uma área de convivência compatível com eles.

2- Pense no conforto

Além do descanso da mente, a área de convivência deve ser um convite para relaxar um pouco o corpo. Poltronas, sofás e pufes são ótimas opções para dar a sensação de conforto que o colaborador precisa.

3- Use plantas

Elas purificam o ar, contribuem para o controle da temperatura, garantem uma estética agradável e criam uma sensação de relaxamento pela percepção de contato com a natureza.

4- Proporcione informação e diversão

Se for compatível com os valores da empresa, uma boa opção incluir elementos para informar e divertir os colaboradores, como por exemplo: Uma televisão, jogos, vídeo game e até vale a piscina de bolinhas ou o escorrega!

5- Opte por móveis modulares

Esse tipo de mobiliário permite que os próprios usuários modifiquem a configuração de acordo com suas necessidades. Isso pode ser usado para a interação de um grupo maior ou para respeitar a privacidade de grupos menores.

6- Não se esqueça da iluminação

A iluminação é outro item importante e que deve ser previsto no projeto. A luz natural dá sensação de aconchego. Cortinas e persianas leves ajudam a controlar a entrada de luz e a manter a temperatura agradável.

As áreas de convivência melhoram o estado de alerta, o rendimento e a criatividade dos colaboradores. Além de bons salários, hoje, mais do que nunca, as pessoas buscam qualidade de vida e é para esse caminho que os escritórios do futuro estão de direcionando.

Coworkings são os melhores exemplos disso, a maioria deles são formados de espaços mais despojados, que permitem aliviar a tensão e o estresse da rotina de trabalho e conviver com pessoas que trabalham em áreas diferentes proporcionando um bom networking.

O melhor de tudo é que já estão prontos e sua única preocupação é sobre escolher o coworking com a melhor área de convivência e que se adapte a sua empresa e seus colaboradores!

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!