Atendimento ao cliente: 6 dicas para o atendimento ideal

atendimento ao cliente
3 minutos de leitura

Anteriormente, o atendimento ao cliente tinha quase que exclusivamente o papel de suporte, ou seja, solucionar problemas apresentados pelos consumidores, na maioria das vezes visando proteger a empresa de algum tipo de prejuízo.

Porém, essa definição caiu em desuso. O modelo atual de atendimento ao cliente vai muito além da ação de suporte, oferecendo apoio e orientação ao consumidor ao longo de toda a jornada de venda.

O objetivo do atendimento ao cliente é otimizar o valor e a imagem da marca, trabalhando para a retenção,fidelização e satisfação dos consumidores que interagem com a marca, um bom atendimento ao cliente é aquele que prioriza as necessidades do consumidor. Sendo assim, para se destacar no mercado é necessário dominar essa técnica.

Uma pesquisa feita pela empresa de software Zendesk, aponta que 99% dos entrevistados disseram que mudam positivamente seus comportamentos de compra (consumindo mais ou recomendando o negócio a outras pessoas, por exemplo) após receber um bom atendimento. Já 98% apontam alterar negativamente sua postura após uma experiência ruim.

Abaixo listamos a dicas para que sua empresa esteja sempre um passo a frente da concorrência no atendimento:

  1. Valorize cada cliente

Valorize todos os clientes que entram em contato com você, seja ele pequeno ou grande. Um cliente valorizado se torna um cliente fidelizado e isso aumenta consideravelmente o valor investido por ele durante o tempo que se relaciona com a sua marca.

  1. Ofereça um ambiente confortável

Criar um ambiente agradável e confortável é essencial para um bom atendimento. O ambiente é o ponto de partida para que seu cliente seja fidelizado. Seja ele físico ou digital, se o cliente se sentir intimidado ou perdido, a qualidade do atendimento já será prejudicada

  1. Ofereça um atendimento ao cliente humanizado

Atendimento humanizado é aquele feito por uma pessoa real, dando a oportunidade ao consumidor de se conectar com a marca através de um representante. A utilização de uma comunicação clara e empática eleva a qualidade do seu atendimento.

Essa conexão criada com o cliente deixa ele mais aberto ao o que você tem a dizer, mesmo que ele tenha entrado em contato com um problema ou uma postura negativa

  1. Desenvolva sua equipe focada no atendimento ao cliente

Melhorar e desenvolver a equipe de atendimento é muito importante. Busque fazer treinamentos, promova reuniões para colher feedbacks e procure soluções inteligentes para fortalecer o seu time.

O desenvolvimento da equipe é sinônimo de qualidade no atendimento.

  1. Invista em tecnologia para preencher as lacunas

A tecnologia pode se tornar uma grande aliada na gestão do relacionamento com o cliente e, consequentemente, influenciar positivamente na experiência vivida na sua empresa. Uma comunicação eficiente e sem ruídos é crucial para um bom atendimento.

Para isso, é importante considerar a adoção de ferramentas que te ajudem a colocar isso em prática como:

  1. Seja transparente

Nossa última – mas não menos importante – dica para um bom atendimento ao cliente é ser transparente em todas as suas interações. Deixe claro o que você pode ou não fazer para solucionar o problema do cliente, para que não se crie expectativas sem a chance de alcançá-las, o que pode causar a decepção.

Ser transparente com o cliente não está limitado apenas à etapa de compra. Dependendo do tipo de negócio, o empreendedor se compromete com a assistência pós-venda. Abandonar um consumidor depois que ele fechou o negócio é abrir mão de um processo transparente.

Qualquer empresa ou empreendedor está sujeito ao descontentamento de algum eventual cliente, mas saber como lidar com esse descontentamento é o que faz a diferença.

Com um bom atendimento e a atitude correta você tem chances concretas de diminuir a incidência de problemas e garantir muito mais fidelizações.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!