Sustentabilidade no escritório: 5 ações simples que fazem a diferença

sustentabilidade no escritorio
3 minutos de leitura

A diminuição do impacto ambiental e a preservação do meio ambiente são temas recorrentes na sociedade e no meio empresarial não poderia ser diferente.  Muitas empresas hoje, buscam adotar projetos mais amigáveis ao meio ambiente para promover a sustentabilidade no escritório.

Isso significa que elas desejam crescer economicamente, como qualquer outra, porém evitando ao máximo agredir ao meio ambiente. Mas como atingir a esse objetivo?

Abaixo iremos listar algumas dicas que podem ser implementadas para iniciar essa trajetória de sustentabilidade no escritório:

  1. Diminua o uso de copos descartáveis

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), mais de 720 milhões de copos descartáveis são utilizados diariamente, o que equivale a mais de 1500 toneladas de resíduos ocupando aterros ou o próprio meio ambiente. Grande parte desse volume é produzido por empresas. Eliminar o uso de copos descartáveis não só deixará a instituição cada vez mais próximo de se tornar sustentável como diminuirá gastos.

Uma boa alternativa é oferecer a seus colaboradores canecas e copos personalizados.

  1. Diminua o uso de papel

O consumo de papel no Brasil por habitante é cerca de 50 kg por ano. Isso é o equivalente a 10 mil folhas de sulfite a A4 empilhadas, o que representa quase uma árvore e meia de eucalipto. Além disso, dados da PwC indicam que cerca de  bilhão de cópias são feitas no mundo todos os dias. Imagine só o impacto ambiental.

Uma ferramenta fundamental para a diminuição do uso de papel no escritório, com certeza é a automação de processos. O que era uma ideia futura, já faz parte do presente de muitas empresas. Logo, quem se livra da rotina de pilha de papéis acaba reduzindo os custos e possibilitando maior segurança de armazenamento dos documentos.

A adoção de um sistema de folha de pagamento digital é um exemplo de como fazer isso de forma inteligente.

  1. Utilize equipamentos de baixo consumo

Trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED pode ser o começo por essa busca por equipamentos de baixo consumo, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) elas podem gerar uma economia de energia de até 90%. Outra forma de reduzir esse custo é fazendo o aproveitamento de luz natural quando possível e evitando deixar luzes acesas além do necessário.

Além disso, há vários equipamentos tecnológicos que geram menos calor e gastam menos energia enquanto realizam as suas funções. Micro-ondas e computadores são exemplos que devem ser analisados e se necessário, fazer a troca. Procure fazer uma cotação e coloque no papel a economia que voc~e conquistará a longo prazo.

  1. Implemente a separação do lixo

Tenha em seu escritório um local separado para e separação do lixo descartável. Essa atitude além de contribuir para o meio ambiente, ajuda a manter a limpeza do local e também incentiva os seus colaboradores a criarem esse hábito, e de repente, começarem a fazer em suas próprias casas.

  1. Incentive seus colaboradores para obter a sustentabilidade no escritório

Não são todos os funcionários que têm hábitos mais sustentáveis, até mesmo aqueles que praticam essas atitudes em casa tendem a quebrar esses comportamentos no ambiente empresarial. A melhor forma de incentivar as pessoas é adotando essas medidas como cultura da empresa, dessa forma a adesão dos colaboradores tende a ser muito maior.

Crie campanhas de sustentabilidade, faça palestras que incentivem e exponham de forma concreta a importância da sustentabilidade para a preservação do nosso planeta ou então, coloque pequenos lembretes de nos lugares onde ocorre os “abusos”, como interruptor, banheiro e a impressora.

Sustentabilidade no escritório faz a diferença no mundo

Ao longo desse artigo listamos algumas formas de promover a sustentabilidade no escritório com dicas simples e que fazem uma diferença enorme para o meio ambiente.

Essas são rotinas simples que podem impactar muito a longo prazo. Ações como diminuir o uso de copos plásticos e de papel podem ajudar de forma concreta com a preservação ambiental, além de ser deixar uma imagem positiva da empresa diante de seus colaboradores, clientes e parceiros.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!