B2C: Entenda como funciona

B2C
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Com todas as demandas e desafios de ingressar ao mundo dos negócios, o empreendedor também precisará expandir o seu vocabulário para entender os conceitos básicos fundamentais ao sucesso do seu negócio. O B2C (Business to Consumer) é um desses conceitos.

B2C é uma operação comercial onde a venda de produtos, serviços ou informações é efetuada diretamente entre a empresa e o consumidor final ou cliente.

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas quanto a esse termo. Por isso, resolvemos te explicar o que é o B2C e qual a sua funcionalidade no mundo dos negócios.

O que é o modelo B2C?

Uma empresa pode trabalhar com diferentes públicos. No caso do B2C, a venda é destinada ao consumidor final.

É o caso de lojas de móveis, roupas, supermercados, agência de viagens ou qualquer outro negócio que tenha como objetivo vender para clientes e não para empresas.

B2C X B2B

Enquanto o B2C possui como foco o consumidor final, o B2B fala com outro público, oferecendo soluções para outras empresas.

É importante ter em mente que esses dois grupos possuem necessidades e estratégias bem diferentes: o público final preza muito mais por aspectos do dia a dia com promoções, estética, resolução de um problema no momento da compra e a proposta de valor que vem junto com o produto ou serviço.

Quando se trata de B2B, estamos falando de aspectos mais duráveis, como a eficiência e experiência em utilizar aquele serviço. Podemos dizer que o B2C tem um peso maior no lado emocional, enquanto o outro grupo segue por uma linha mais racional.

Até porque o cliente que compra uma cama não tem os mesmos objetivos ou necessidades que um que compra soluções em TI para uma empresa. Ter isso em mente é fundamental para começar a trabalhar com as particularidades do seu público.

Como projetar as melhores estratégias?

Caso você lide diretamente com o consumidor final, saiba que existem inúmeras vantagens, mas os desafios também são enormes. Da mesma maneira que os feedbacks diretos e instantâneos são muito bons, um serviço que deixou a desejar pode arruinar com a reputação de uma empresa em pouco tempo.

Por isso, é importante pensar na melhor estratégia de marketing e entrega dos produtos para evitar descontentamentos e prejuízos nas vendas. Listamos alguns pontos que merecem atenção:

Invista em suporte

Tenha um canal eficiente para que o cliente possa tirar as suas dúvidas a respeito do produto, antes ou depois da compra. Nesse momento de questionamento, quando mal resolvido, tem grandes chances de gerar clientes detratores da marca. Um bom suporte ao cliente deve ser visto como base na estratégia B2C.

Conheça seu cliente de verdade

É preciso conhecer aqueles que entram diariamente em contato com seus serviços. Além do público alvo, a criação de uma persona é fundamental para promover campanhas e estratégias de vendas com maiores chances de conversão.

Desenvolva sua estratégia de marketing

Depois de conhecer seu cliente e ter um canal eficiente de comunicação, é hora de traçar as melhores formas de chegar até ele.

Para gerar uma estratégia de marketing com bons resultados, a persona é um artificio capaz de responder perguntas importantes:

  • Onde o seu público se informa?
  • Quais são suas redes sociais preferidas?
  • Quais são suas prioridades ao comprar um produto?
  • Quais são suas principais dores e dúvidas no momento?

Antes de colocar as ideias do papel em prática e mergulhar fundo no planejamento de um novo negócio, escolha o modelo que mais tem a ver com seu produto ou serviço e ofereça a melhor experiência possível para seus clientes.

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