Persona: Como criar uma para sua empresa?

Persona
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Você conhece seus clientes de verdade? Como você descreveria o seu cliente ideal? Ter uma persona em seu negócio é fundamental para obter bons resultados.

Cumprir o desafio de criar e montar uma persona, ou várias, pode ser mais fácil quando você consegue fazer as perguntas certas. Depois, basta utilizar essas informações de forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão sejam direcionadas para aquele perfil.

Pensando nisso, nesse artigo iremos te explicar o que é uma persona e o que fazer para começar a criar as suas.

O que é persona?

A persona é uma representação fictícia do que seria o seu cliente ideal. Ela é feita com base em dados reais sobre o comportamento e a características demográficas dos seus clientes.

Uma boa definição de persona passa pelo contato com seu público-alvo. Assim, em uma rápida análise, você consegue identificar características comuns entre os potenciais compradores.

Caso você possua uma base de clientes, essa será a fonte perfeita para começar suas investigações. Mesmo que tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumam o seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.

O criador do conceito de personas foi Alan Cooper, um designer e programador de softwares, quando desenvolveu um sistema de gerenciamento de projetos em 1983.

Cooper entrevistou uma gestora de projetos chamada Kathy, que segundo o programador, ela foi uma espécie de persona primitiva. Ao longo do projeto, Cooper travava diálogos internos, como se fosse Kathy explicando o que precisava daquele software no seu dia a dia.

Com isso, ele entendeu a importância da persona: com uma pessoa em mente, que possui dúvidas e necessidades reais, ficou mais fácil perceber e resolver questões complexas de design e interação.

Diferença entre persona e público-alvo

É bem comum que haja uma confusão com relação a esses dois conceitos. Mas é importante deixar bem claro que persona e público-alvo não são sinônimos.

Temos aqui um exemplo bem claro:

  • Público-alvo: Mulheres, de 25 a 35 anos, solteiras, graduadas em engenharia, com renda média mensal de R$ 4.200,00. Pretendem aumentar sua capacitação profissional e gostam de viagens.
  • Persona: Camila tem 26 anos, é engenheira recém-formada e autônoma. Pensa em se desenvolver profissionalmente através de um mestrado fora do país, porque ama viajar, é solteira e sempre quis fazer um intercâmbio. Está buscando uma agência que a ajude a encontrar universidades na Europa que aceitem alunos estrangeiros.

Consegue perceber a diferença? O público-alvo é uma parcela abrangente da sociedade pra quem você está interessado em vender o seu produto ou serviço. Já a persona como falamos antes é a representação do cliente ideal. Em um primeiro momento, você pode até achar parecido, mas faz toda a diferença, pensar em estratégias direcionadas a Camila e não a um extenso público-alvo.

A persona não precisa ser única, você pode criar mais de uma, só precisa tomar cuidado porque muitas personas podem fazer com que sua estratégia perca o foco.

Como criar uma persona?

Para recolher e fazer a análise das informações para a criação de uma persona você deve seguir os seguintes passos:

Crie um roteiro de perguntas e entreviste seus clientes

Crie perguntas que você considere relevante e agrupe-as em categorias distintas. A ideia é criar um roteiro que te auxilie a encontrar hábitos importantes que possam determinar a criação de suas personas.

Quanto mais informações você tiver sobre seu público, mais completas suas personas serão.

As perguntas podem ser sobre:

  • Trabalho (cargo, função, rotina);
  • Empresa (segmento, tamanho, etc.);
  • Objetivos (o que pretende alcançar);
  • Desafios (problemas enfrentados);
  • Informações e conteúdo (onde compra, como compra, produtos que já usou, etc).

Faça uma análise de dados

Depois de entrevistar seus clientes, é hora de saber quais são as características mais comuns entre os entrevistados.

Quais os problemas mais citados? Quais hábitos se assemelham? Enfim, analise as informações que convergem entre os consumidores. Essa é uma etapa crucial para a criação das personas.

Estruture a persona

Nesse momento você deve colocar no papel tudo que você sabe sobre a persona. Aqui é onde a persona tomará forma. Você deve criar um nome, idade profissão e descrever o dia a dia dela. Mas não se limite a “personagem”, assim que sua persona estiver formada, pense nela como um ser humano real, que irá consumir seus conteúdos, abrir seus e-mails, e claro, comprar seus produtos ou serviços.

Seguindo esses passos você conseguirá criar personas e definir estratégias mais precisas em suas campanhas de marketing e vendas. Não deixe pra depois e comece agora a criar seus clientes ideais.

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