Como foram meus 18 primeiros meses trabalhando no Coworking Town

2 minutos de leitura

Há um ano e meio atrás tive a grata surpresa de ser convidada por um casal de amigos para participar de um desafio: dividir com eles a responsabilidade de cuidar daquele que seria seu grande projeto. A primeira unidade do Coworking Town ainda era um bebê (um filho que adotei com o tempo) com um pouco mais de um ano de vida, e apesar do pouco tempo de existência, a idéia era aumentar essa família com a criação de mais uma unidade. A responsabilidade era grande, mas não teve como não se animar depois de conversar com esses dois e perceber o quanto eles acreditavam e estavam empenhados em fazer a idéia dar certo. Por isso não hesitei e topei na hora e em outubro de 2017 já estava trabalhando no Coworking Town.

Desafios iniciais

Confesso que no início não foi muito fácil, a equipe era pequena, os recursos eram escassos e o trabalho era grande, mas com dedicação, esforço, paciência e muita resiliência, conseguimos concluir nosso objetivo inicial e em janeiro de 2018 inauguramos nossa segunda unidade. O que parecia ser um trabalho concluído, na verdade se mostrou ser mais um grande desafio a ser cumprido. Com a nova unidade vieram novas preocupações, novas responsabilidades, mais trabalho e uma equipe dividida em duas para dar conta disso tudo.

Estávamos mais experientes ou como dizem por ai, “mais cascudos” (acho inclusive que essa palavra define muito bem essa equipe!), mas uma coisa é certa, as adversidades e dificuldades pelo menos tiveram seu lado positivo. Passar por tudo isso juntos não só nos fortificou individualmente como profissionais, como nos manteve muito mais unidos e focados como equipe em atingir nosso objetivo: trabalhar ainda mais para que todo nosso esforço não fosse em vão!

Trabalho em equipe

Aproveitando a oportunidade e fazendo uma breve pausa no depoimento, fica ai a dica para aqueles que desejam empreender e que como todo empreendedor passa por todo tipo de dificuldades: formar uma equipe sólida, de confiança e engajada é parte fundamental do processo. Um funcionário valorizado torna-se um grande aliado. Costumo dizer que não adianta termos as melhores idéias, estrutura e recursos financeiros ao nosso alcance se não temos pessoas felizes e motivadas trabalhando conosco. Trabalhar com pessoas diferentes é o mesmo que ter uma segunda família. Deve-se acolher, ensinar e motivar, transformando essa relação numa via de mão dupla.

Sempre gosto de ter em mente que grande parte do sucesso de uma empresa deve-se ao engajamento daqueles que nela trabalham, desde daqueles que atuam na função mais básica, até as hierarquias mais altas e é isso que aplico no meu dia a dia trabalhando no Coworking Town. Todos exercem papel importante e, portanto devem ser igualmente valorizados por isso. Tenho muita sorte de me sentir dessa forma e espero ter sempre a sabedoria de fazer com que meus funcionários sintam o mesmo.

Apenas o começo da nossa história

Passados esses quase 18 meses, quando olho para trás e penso como tudo começou e como crescemos dias após dia, me sinto privilegiada em fazer parte dessa história. A minha história trabalhando no Coworking Town, ou melhor, a nossa história mostra que com dedicação, esforço e compromisso podemos realizar nossos sonhos e alcançar o sucesso!

*Post escrito por Bárbara Lopes, gerente da Unidade Nova América.