Como ser mais produtivo? Todo profissional certamente já fez essa pergunta. E ela ganha ainda mais importância em um mundo onde ser multitarefa se tornou necessário para atender a todas as demandas que surgem no dia a dia.

Ser produtivo requer uma capacidade de gerenciamento sobre diversos fatores, como a quantidade de trabalho, o tempo disponível, a possibilidade ou não de delegar tarefas e a estrutura existente para tal.

Para explicar melhor sobre esse gerenciamento, listamos 4 dicas que mostram como ser mais produtivo no ambiente de trabalho. Continue a leitura e confira!

1. Utilize métodos de organização

Com a era digital, surgiram diversas ferramentas para facilitar a organização, como os softwares e aplicativos. Eles representam um método de organização de fácil acesso e que, se bem utilizado, pode elevar a sua produtividade.

Há também a necessidade de estabelecer metas diárias/semanais e, a partir disso, definir prioridades. Se você não sabe o que é mais importante, não saberá por onde começar, o que deve ser feito antes ou depois e assim não conseguirá ser tão produtivo conforme o exigido.

2. Evite as distrações

Assim como a internet pode ajudar, ela pode atrapalhar. Redes sociais, e-mail, aplicativos de mensagens, todos eles contribuem para darmos aquela “espiadinha” que, feita várias vezes ao dia, pode consumir uma boa parte da nossa carga horária.

Para quem deseja ser mais produtivo, o ideal é definir um horário (intervalo, por exemplo) e uma quantidade limitada de vezes para checar essas informações.

Isso vale também para quem usa o e-mail no atendimento aos clientes e precisa realizar outras tarefas ao mesmo tempo. Essa delimitação é necessária, senão nenhuma delas será cumprida com êxito.

3. Tenha um horário preestabelecido

Cumprir horário para muitos é mera burocracia, mas na busca por mais produtividade esse fator é essencial. Se existe uma carga horária definida, é possível fazer mais em menos tempo, especialmente aplicando as dicas acima. Dessa forma, se consegue facilmente aumentar o número de demandas cumpridas em um determinado período de tempo.

Mesmo para quem tem horários flexíveis, é importante definir um número X de horas e cumprir esse cronograma à risca. Caso contrário, corre-se o risco de ser mais produtivo em um dia e menos no outro. Essa falta de padrão pode comprometer o resultado final e a qualidade do trabalho como um todo.

4. Invista no ambiente de trabalho

Para entender como ser mais produtivo é necessário ter em mente que o espaço em que você vai desenvolver as suas atividades é parte importante desse processo. Para quem trabalha home office, por exemplo, é essencial ter um espaço dedicado exclusivamente para as atividades laborais.

Uma dica interessante é buscar locais onde existem pessoas produzindo bastante, como os espaços de coworking. Além desse fator motivacional, há possibilidade de fazer um networking interessante e encontrar parceiros que ajudem na missão de ser produtivo.

Um bom exemplo disso é delegar tarefas para profissionais especializados e que podem facilitar a geração de resultados, como no caso do marketing digital e TI. Aplicando essas dicas, você conseguirá aumentar a sua produtividade no ambiente do trabalho e aproveitar o seu tempo da melhor maneira possível. Por isso, não deixe-as de lado.

E falando em dicas, você tem alguma que ensine a como ser mais produtivo no ambiente de trabalho? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências!