Conheça 4 dicas para prospectar clientes de forma eficaz
Estratégias de prospecção são fundamentais para capturar novos consumidores e aumentar o faturamento de uma empresa. Embora a maioria dos empreendedores saiba disso, muitos ainda sentem dificuldades de prospectar clientes de maneira efetiva, seja por falta de conhecimento dos melhores “métodos” ou por errarem na abordagem.
Para garantir que sua estratégia traga os resultados esperados, trouxemos algumas dicas para prospectar clientes de forma eficaz.
1. Tenha presença digital
Fazer pesquisas no Google antes de adquirir um produto ou serviço já se tornou algo comum entre os consumidores brasileiros. Por isso, antes de planejar suas ligações, e-mails ou visitas de prospecção, é crucial fortalecer sua presença digital. Isso porque uma das primeiras ações do seu potencial cliente será acessar o site e as redes sociais para conhecer mais detalhes sobre a sua empresa.
Tenha em mente que um site antiquado e sem conteúdo informativo para o seu cliente e redes sociais “fantasmas” podem arruinar sua prospecção logo no início. Para evitar esse tipo de falha, invista em uma tática de presença digital, garantindo que os seus leads possam acompanhar a empresa por meio de materiais relevantes e entrar em contato direto com suas mídias sociais.
2. Estude seus leads
Ao desconhecer as características básicas de um potencial cliente, você corre o risco de errar em seus argumentos de venda e acabar demonstrando insegurança em uma ligação ou visita. Por essa razão, é recomendável que você faça uma pesquisa completa sobre seus leads, que são os visitantes interessados no seu produto ou serviço que deixam seus dados em um formulário de contato ou assinatura de newsletter, por exemplo. Dessa forma, você compreenderá as particularidades e demandas de cada um, além de descobrir as abordagens mais compatíveis com cada segmento.
3. Organize listas
Listas de e-mails e telefones devem ser organizadas por critérios específicos, tais como: segmento, localização e estágio no funil de vendas. Essa simples organização permitirá direcionar a melhor estratégia para cada lead, aumentando consideravelmente as taxas de respostas positivas.
Para otimizar ainda mais essa etapa, insira em sua lista informações “sensíveis” que você conseguiu no primeiro contato com o lead, por exemplo: objeções, necessidades especiais e limite de orçamento. Dessa forma, será possível criar uma base para elaboração de ofertas personalizadas e aumentar as probabilidades de venda.
4. Crie um discurso envolvente
Com a pesquisa de leads e a lista organizada, é chegada a hora de planejar o discurso de venda. Como você já conhece informações vitais do cliente, será fácil desenvolver uma conversa que prenda sua atenção e desperte o interesse no que você tem a oferecer.
Nesse momento decisivo, fuja de abordagens genéricas, como “somos uma empresa de softwares”. Aposte em chamadas totalmente voltadas para o negócio do cliente. Por exemplo, se o seu lead é dono de uma empresa de TI, use o seguinte convite: “ajudamos empresas de TI a reduzir custos e economizar tempo”.
Também é essencial dar liberdade ao cliente para que ele fale sobre sua rotina. Para isso, faça perguntas relacionadas aos problemas que você pode solucionar, incentivando-o a narrar suas necessidades. Ao final da conversa, sugira uma data para continuarem o assunto em uma reunião presencial, respeitando a disponibilidade de tempo da pessoa.
Gostou dessas dicas para prospectar clientes? Esperamos que você consiga colocá-las em prática no seu próximo ciclo de vendas. Para não perder artigos como esse, assine nossa newsletter!