Consumo pós pandemia: Um novo cenário para o mercado

consumo pós pandemia
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Após quase dois anos, a pandemia causada pela covid-19 trouxe suas consequências no bolso e na mente do brasileiro, revelando uma nova realidade pautada pelo isolamento e criando um novo perfil de consumo pós pandemia: consumidor mais ansioso, mais imediatista e que prioriza a satisfação pessoal.

Pensando nesse novo cenário, resolvemos listar algumas tendências promissoras de consumo e importantes pontos de atenção para empresas.

Geração Hiperconectada Pós Pandemia

Antes mesmo da pandemia o consumo já tinha grande parte voltada para o digital, mas com todas as mudanças impostas na rotina, houve uma aceleração do processo de digitalização generalizada e agora passamos a ter uma geração de consumidores hiperconectados. Isso significa que as pessoas agora priorizam o digital como meio de consumir e se relacionar.

Para as empresas, houve a necessidade cada vez maior e mais urgente de recursos e ferramentas de apoio que possam mapear e fazer uma leitura inteligente do que se consome e o que se busca, assim como a interpretação do peso das redes sociais e das tendências  virais criadas nela, para a decisão de compra.

Outro ponto interessante são os 60+, faixa etária que foi destaque no aumento em compras online, cerca de 71% deles fizeram compras via smartphone em 2020, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Ainda de acordo com a pesquisa, 88% dessa faixe etária são os responsáveis pelo controle das finanças de suas famílias e são os decisores de compra, Ou sejam é preciso estar atento a esse público que é novo para o online e focar em estratégias que os englobem e até priorizem este público.

Priorização da Saúde Mental e Satisfação Pessoal do Consumidor Pós Pandemia

Se alguma coisa teve muito destaque durante a pandemia, com certeza, foi a questão da saúde mental. Dados da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, feita pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), mostraram que 6 em cada 10 jovens relataram ter sentido ansiedade e feito uso exagerado de redes sociais durante a pandemia. Agora, eles dizem buscar priorizar a saúde mental e satisfação pessoal.

Para o setor de consumo, isso mostra uma busca maior por produtos e serviços focados no bem-estar, saúde e lazer. No turismo, já se fala que viagens de negócios irão representar uma parte menor das vendas para companhias aéreas e que as viagens a lazer deverão ser o foco. Os hábitos de consumo pós pandemia já estão começando a ser mais pautados num estilo de vida mais saudável e sustentável.

Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Outro ponto que se destaca é o olhar mais responsável que as pessoas passaram a ter em relação a suas compras. Várias pesquisas mostram que os consumidores atuais preferem empresas que possuem políticas de responsabilidade social, que apoiem Organizações Sociais e se preocupem com a sustentabilidade desde o processo de produção, prezando pela conduta das organizações em prol da sociedade no geral.

Um estudo do Capgemini Research Institute apontou que 79% dos consumidores dizem estar mudando as suas preferências de compra com base nesses critérios de responsabilidade social, inclusão e impacto ambiental das marcas. Além dos consumidores, a pandemia também despertou nas próprias empresas essa consciência de entregar valores, entender seu papel na sociedade, reforçando o papel das empresas de atores sociais importantes.

Consumo sem Rótulos

Com a diversidade sendo estampada cada dia mais nas marcas, os consumidores são mais exigentes e interessados em comprar produtos da forma que bem entendem, de acordo com os próprios gostos, sem distinções de sexo, por exemplo. Essa é uma tendência de mercado, que só vai crescer e aumentar, sendo imprescindível que as empresas tragam itens sem gênero e produtos abrangendo todos os tipos de públicos.

Consumo inteligente visando mais benefícios e descontos

O consumo pós pandemia se torna mais inteligente, ou seja, as pessoas estão pesquisando mais na hora de comprar e estão dando prioridade para consumir onde elas têm mais benefícios de compra como: Cashback, cupons de desconto, programa de pontos, entre outros. Recursos de fidelização passam a ser ainda mais essencial nessa nova era.

Programas de fidelidade são valiosas ferramentas para o crescimento do negócio e para o planejamento estratégico da empresa. Empresários e empreendedores devem estar atentos a eles.

E-commerce Cross Border

A pandemia trouxe um aumento significativo do consumo em sites estrangeiros, segundos dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) 65% dos brasileiros estão comprando mais nesses sites e aplicativos. Isso se deve ao fato dos preços mais atrativos para o consumidor brasileiro, em sites da China, por exemplo, eles estão conseguindo diminuir o tempo de entrega e os valores de frete cada vez mais.

Por isso é importante estar de olho nesta concorrência que vem ganhando cada vez mais espaço. Segundo a pesquisa feita em parceria com a OpinionBox, o tíquete médio das compras dos brasileiros em sites ou aplicativos estrangeiros foi de R$482,00, representando 7% a mais do que o valor registrado no e-commerce brasileiro. Aplicar ofertas especiais e isenção de frete para consumidores fidelizados, por exemplo, pode ser uma boa alternativa para não perder espaço e incentivar a recorrência de compra.

O mais importante nesse novo cenário não é seguir todas as tendências, mas sim fazer uma análise de quais mais se encaixam para o seu perfil de negócio e aplicá-las. O consumo pós pandemia vem trazendo mudanças significativas ao tradicional modelo de fazer negócio e não atualizar seu negócio é sinônimo de perdas de oportunidades e atraso.

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