Filmes motivacionais: 5 histórias para te inspirar

filmes motivacionais
3 minutos de leitura

A vida imita a arte e a arte imita a vida. Provavelmente você já escutou essa expressão várias vezes durante a sua vida. Porém, os clichês existem por alguma razão, não é mesmo? Nesse sentido, o cinema é uma forma de arte muito inspiradora e são diversos os filmes motivacionais que realmente podem fazer a diferença em momentos de desânimo. As histórias que vamos listar a seguir – baseadas em fatos reais ou não – são exemplos disso, elas conseguem nos comover e quem sabe, dar o empurrão necessário que precisamos para ir atrás de nossos sonhos e objetivos.

1. A Rede Social (The Social Network)

A Rede Social é um filme estadunidense de 2010, dirigido por David Fincher, com roteiro de Aaron Sorkin e Ben Mezrich baseado no livro de não ficção The Accidental Billionaires, de Ben Mezrich, que conta a história da criação da rede social Facebook e seus desdobramentos.

Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional. O filme apareceu em 78 listas de melhores filmes do ano, 22 delas como número um e recebeu oito indicações ao Oscar.

2. Joy: O Nome do Sucesso (Joy)

Joy: O Nome do Sucesso é um filme 2015, realizado por David O. Russell, com argumento escrito por ele e Annie Mumolo baseado na vida da inventora Joy Mangano.

Criativa desde a infância, Joy (Jennifer Lawrence) entrou na vida adulta conciliando a jornada de mãe solteira com a de inventora e tanto fez que tornou-se uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.

A performance de Lawrence recebeu aclamação, rendendo-lhe o Globo de Ouro de melhor atriz em comédia ou musical e uma indicação ao Oscar de melhor atriz.

3. O Menino que Descobriu o Vento (The Boy Who Harnessed The Wind)

O Menino que Descobriu o Vento, é mais um na nossa lista de filmes motivacionais. Lançado em 2019 pela Netflix, com direção de Chiwetel Ejiofor e produção de Andrea Calderwood e Gail Egan, baseado na biografia de William Kamkwamba.

Sempre esforçando-se para adquirir conhecimentos cada vez mais diversificados, o jovem William do Malawi se cansa de assistir todos os colegas de seu vilarejo passando por dificuldades e começa a desenvolver uma inovadora turbina de vento.

4. Steve Jobs

Steve Jobs é um filme, baseado na vida de Steve Jobs, o cofundador da Apple, que protagonizou Michael Fassbender em seu papel. O filme foi realizado por Danny Boyle, produzido por Scott Rudin, e escrito por Aaron Sorkin, cujo argumento foi adaptado da biografia homónima escrita por Walter Isaacson. O filme foi lançado nos Estados Unidos em 2015, quatro anos após a morte de Steve Jobs, conta sobre três momentos importantes da vida do inventor: os bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; da empresa NeXT, doze anos depois e do iPod, no ano de 2001. 

5. À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness)

Nossa lista de filmes motivacionais termina com À Procura da Felicidade, um filme estadunidense de 2006, dirigido por Gabriele Muccino, com roteiro de Steve Conrad no livro de memórias The Pursuit of Happyness, de Chris Gardner com Quincy Troupe, sobre a luta de quase um ano de Gardner.

Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Embora inspirado em fatos reais, o filme tem cenas adicionadas à história. O filme rendeu a Will Smith indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor ator.

A grafia incomum do título, “happyness” (o correto seria happiness), vem do desenho feito no mural da creche frequentada pelo filho de Gardner.

Agora que você já tem uma lista recheada de filmes motivacionais, tá na hora de maratonar com direito a pipoca e tudo, temos certeza que no final você estará motivado a não desistir e a conquistar todos os seus objetivos!

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!