Tendência nos últimos anos, os espaços de coworking têm crescido exponencialmente e se popularizado. Presente não só nos grandes centros mas também em cidades de médio porte, eles se tornaram uma excelente opção para os empreendedores que estão começando a montar seu negócio ou que realizem trabalhos que dependam de parceiros multidisciplinares para sua atuação.

Você conhece o coworking? Sabe o que é oferecido nesses ambientes? Para que você fique por dentro dessa nova tendência, leia este artigo! Estas informações podem mudar a sua vida profissional.

O que é um espaço de coworking?

Um espaço de coworking é aquele em que diversos profissionais de diferentes áreas podem dividir o espaço de um escritório para realizarem seus trabalhos cotidianos, com toda a infraestrutura de um ambiente profissional, sem perder em nada para o ambiente de home office ou para os locais tradicionais. E pode ser funcional para os mais diversos tipos de profissionais.

Quais serviços eles oferecem?

Para quem nunca teve a oportunidade de visitar um espaço de coworking, é importante saber quais são os serviços oferecidos. São eles:

Infraestrutura básica

Água, luz, telefone e internet estão incluídos no pacote de locação do espaço, independentemente da modalidade que escolher para você. Coworkings de qualidade possuem uma rede de internet potente, muitas vezes bem superior aos planos caseiros, permitindo que você possa realizar seu serviço sem problemas de conexão.

Infraestrutura adicional

Há coworkings que oferecem mais itens de infraestrutura, que permitem um melhor conforto daqueles que ali trabalham. Inclui-se nesse rol impressoras multifuncionais e cotas de impressão, controle de acesso, local específico para refeições, café, armário individual, material de escritório, recepção para clientes aguardarem até serem atendidos, limpeza diária e câmeras de segurança.

Salas privativas

Se por algum motivo você quiser ter a experiência de ter contato com outros profissionais no mesmo ambiente, mas queira uma sala privativa, isto também é possível. A maioria desses estabelecimentos oferece essa modalidade para seus clientes, a fim de que possam desfrutar de um ambiente destinado só a eles.

Em alguns casos essas salas podem ser disponibilizadas 24h, perfeitas para quem, por algum motivo, necessite ter profissionais trabalhando fora do horário comercial.

Salas compartilhadas (coworking)

Para aqueles que querem aproveitar o networking diário para trocas de experiências, bem como realizar parcerias que possam contribuir para seu negócio e para o de seus colegas, o coworking mesmo é a melhor opção. Nessa modalidade são oferecidas estações compartilhadas, em que clientes de diversos segmentos dividem o mesmo espaço.

Escritório virtual

Se você trabalha em casa, mas necessita de um endereço e telefone comerciais, a opção de escritório virtual pode ser perfeita. Tenha um endereço para oferecer aos clientes em seus espaços de divulgação, bem como para receber possíveis encomendas. Caso tenha uma demanda de atendimento por telefone que não consiga atender, poderá ter uma secretária que vai resolver essas questões.

Sala de reunião

Precisa se reunir com clientes, investidores ou com equipe remota? Conte com uma sala de reunião. Nela está disponível para você água e café, televisão para videoconferências ou apresentações e um quadro branco para anotações.

Quais os benefícios de utilizar um espaço de coworking?

Mas por que optar por um coworking? O que ele oferece de vantagens para você que está começando a empreender? Veja as principais delas.

  • Economia de infraestrutura: você já terá um escritório pronto disponível para você, sem necessidade de gastos com mobiliário e instalação de serviços, por exemplo.
  • Praticidade no pagamento: pague apenas uma conta (mensalidade do coworking) ao invés de pagar diversas contas ao mesmo tempo (água, luz, telefone, internet, limpeza, etc.).
  • Economia para quem está começando: quem ainda não pode arcar com uma sala privativa poderá ter um espaço de trabalho por um preço que poderá caber em seu orçamento.
  • Networking e parcerias: um coworking permite o estabelecimento de um bom relacionamento, networking e parcerias de uma forma que outras modalidades de trabalho não permitem. Esteja em contato com pessoas que ajudarão em diversas áreas do seu negócio.

Interessante, não é mesmo? Então que tal dar uma chance para trabalhar em um espaço de coworking e contar com todos esses benefícios? Entre em contato com a gente, tire suas dúvidas e descubra mais vantagens.