E-mail marketing: Um guia completo para você!
Se você é dono de uma empresa, ou pensa em começar uma, com certeza já ouviu falar sobre e-mail marketing em algum momento.
Mas talvez, você esteja se perguntando: Porque e-mail marketing é tão importante? E se é importante, como posso começar a fazer?
Pensando nisso, hoje iremos desmistificar o e-mail marketing para você e explicar como você pode fazer para começar a enviar essa comunicação para seus clientes e ter resultados ainda melhores em sua empresa.
O que E-mail marketing?
O e-mail marketing é uma estratégia de relacionamento com o público de uma marca. Por meio dele, é possível nutrir e converter leads para sua empresa.
A ideia por trás dessa estratégia é manter-se sempre próximo das pessoas que se interessam por seus produtos e/ou serviços, ao enviar para elas conteúdos relevantes, ofertas e outros tipos de mensagem.
Existem pessoas que podem pensar que com as redes sociais, o e-mail vem perdendo espaço. Porém, isso não é verdade. Uma pesquisa feita pela Pew Research, mostra que 92% dos usuários adultos usam e-mails e 61% deles utilizam diariamente.
Como fazer um e-mail marketing?
Criar uma estratégia exige cuidado e bastante trabalho. A seguir listamos as principais dicas de como fazer isso:
Crie sua própria lista segmentada
A primeira coisa necessária a ser feita é ter uma base de contatos para poder disparar seus e-mails. É imprescindível que você construa essa agenda. Nunca compre listas de e-mails, essa é uma prática ilegal e o público vai olhar com desconfiança para sua marca, já que nunca se cadastraram para receber suas mensagens.
Para criar essa base de contatos existem algumas opções:
- Pop-ups em seu site oferecendo cupom de desconto na primeira compra para quem se cadastrar.
- Conteúdos completos, como e-books, infográficos ou estudos originais, cedidos para aqueles que fornecerem seus e-mails.
- Contatos dos clientes que já compraram com você e selecionaram a opção de receber novidades por e-mail no momento em que se cadastraram.
É primordial lembrar-se de pedir o consentimento das pessoas para enviar suas mensagens de e-mail marketing. Isso deve ser feito no momento em que o elas informam o e-mail a você.
Escolha seu nome de remetente
Uma das melhores práticas para o seu nome de remetente é utilizar um e-mail real. Deixe de fora e-mails genéricos como [email protected] e passe a usar [email protected].
Ao aplicarmos pessoalidade, conseguimos aumentar as taxas de aberturas e cliques, gerando empatia nos usuários.
Defina o formato seu sua campanha de e-mail marketing
Agora que já passamos pelos primeiros estágios, vamos saber de fato como se faz um e-mail marketing.
Cada campanha ou ação deverá ser enviada em um formato específico. Para escolher o formato correto você precisa saber qual o objetivo dos e-mails enviados. Como por exemplo:
- Newsletter com os últimos artigos do blog da empresa.
- Newsletter com novos produtos da loja.
- E-mail sazonal anunciando uma oferta de Natal.
- E-mail parabenizando o lead pelo seu aniversário.
Perceba que alguns dos nossos exemplos possuem o objetivo de conversão em vendas (como o e-mail sazonal e a newsletter sobre os lançamentos da loja) já outros têm o objetivo de nutrição.
Com a sua meta em mente, fica fácil decidir qual o melhor formato para sua campanha.
Escolha o modelo de e-mail
Assim que o formato for escolhido, você já deve saber qual será o conteúdo enviado. O próximo passo é escolher como essas informações serão apresentadas.
Criar um modelo do zero pode ser complicado, principalmente se você não tiver muitas habilidades com designer. Por isso, o ideal é contar com uma plataforma que disponibilize opções prontas, para que você possa personalizar tudo que precisa de maneira simples.
Algumas dicas para não errar no layout escolhido são:
- Respeite as cores e identidade visual da sua marca.
- Não encha o e-mail de informações desnecessárias. Crie um layout objetivo e limpo.
- Use a tipografia e cores de fontes a seu favor. É possível destacar informações somente alterando o tamanho ou a cor das letras.
Ofereça um conteúdo de qualidade para seu público
Como já falamos, é necessário que seus e-mails tenham conteúdos relacionados ao seu campo de atuação e que sejam interessantes para seu público. Afinal, todos os dias as pessoas são bombardeadas com uma infinidade de mensagens. Como você pode se destacar no meio de tantos e-mails?
A resposta para isso está na qualidade, relevância e originalidade. Torne as mensagens passadas pela sua marca únicas e faça com que as pessoas esperam por elas. Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para isso, é necessário testar até achar a forma ideal para a sua empresa.
Por isso é necessário conhecer a fundo seu público, só assim você conseguirá saber como atingir essas pessoas da maneira correta.
Crie um assunto fascinante
Por mais que o campo do assunto pareça uma coisa simples, ele não deve ser menosprezado em momento algum.
Afinal ele é extremamente importante e pode determinar o sucesso ou o fracasso de todos os seus esforços. Ao criar um assunto, procure usar entre 25 e 40 caracteres, que é a média exibida por provedor.
Monitore seus resultados
Quem pensa que uma campanha de e-mail marketing termina quando você clica no botão de envio está muito enganado. A verdade é que boa parte do trabalho da campanha vem depois.
É necessário monitorar a taxa de abertura dos seus e-mails, taxa de cliques e taxa de conversão. Só assim você conseguirá saber se sua campanha está atingindo os resultados esperados e caso não esteja, você saberá exatamente onde está o problema.
E-mails são valiosos tanto para aumentar as vendas, quanto para criar e nutrir relacionamentos. Mesmo com as redes sociais tão em alta, essa ainda é uma forma pessoal e personalizada de conversar com pessoas que se interessam em seu negócio.
Busque criar listas de contatos fortes e segmentadas. Procure contar com ferramentas de automação de e-mail marketing para facilitar sua vida.
Agora que você já sabe como fazer campanhas de e-mail marketing, chegou a hora de aplicar em seu empreendimento. Por mais que no inicio não tenha os melhores resultados o importante é lembrar-se de ter consistência e persistência!