E-mail marketing: Um guia completo para você!

E-mail Marketing
4 minutos de leitura

Se você é dono de uma empresa, ou pensa em começar uma, com certeza já ouviu falar sobre e-mail marketing em algum momento.

Mas talvez, você esteja se perguntando: Porque e-mail marketing é tão importante? E se é importante, como posso começar a fazer?

Pensando nisso, hoje iremos desmistificar o e-mail marketing para você e explicar como você pode fazer para começar a enviar essa comunicação para seus clientes e ter resultados ainda melhores em sua empresa.

O que E-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de relacionamento com o público de uma marca. Por meio dele, é possível nutrir e converter leads para sua empresa.

A ideia por trás dessa estratégia é manter-se sempre próximo das pessoas que se interessam por seus produtos e/ou serviços, ao enviar para elas conteúdos relevantes, ofertas e outros tipos de mensagem.

Existem pessoas que podem pensar que com as redes sociais, o e-mail vem perdendo espaço. Porém, isso não é verdade. Uma pesquisa feita pela Pew Research, mostra que 92% dos usuários adultos usam e-mails e 61% deles utilizam diariamente.

Como fazer um e-mail marketing?

Criar uma estratégia exige cuidado e bastante trabalho. A seguir listamos as principais dicas de como fazer isso:

Crie sua própria lista segmentada

A primeira coisa necessária a ser feita é ter uma base de contatos para poder disparar seus e-mails. É imprescindível que você construa essa agenda. Nunca compre listas de e-mails, essa é uma prática ilegal e o público vai olhar com desconfiança para sua marca, já que nunca se cadastraram para receber suas mensagens.

Para criar essa base de contatos existem algumas opções:

  • Pop-ups em seu site oferecendo cupom de desconto na primeira compra para quem se cadastrar.
  • Conteúdos completos, como e-books, infográficos ou estudos originais, cedidos para aqueles que fornecerem seus e-mails.
  • Contatos dos clientes que já compraram com você e selecionaram a opção de receber novidades por e-mail no momento em que se cadastraram.

É primordial lembrar-se de pedir o consentimento das pessoas para enviar suas mensagens de e-mail marketing. Isso deve ser feito no momento em que o elas informam o e-mail a você.

Escolha seu nome de remetente

Uma das melhores práticas para o seu nome de remetente é utilizar um e-mail real. Deixe de fora e-mails genéricos como contato@empresa.com e passe a usar seunome@empresa.com.

Ao aplicarmos pessoalidade, conseguimos aumentar as taxas de aberturas e cliques, gerando empatia nos usuários.

Defina o formato seu sua campanha de e-mail marketing

Agora que já passamos pelos primeiros estágios, vamos saber de fato como se faz um e-mail marketing.

Cada campanha ou ação deverá ser enviada em um formato específico. Para escolher o formato correto você precisa saber qual o objetivo dos e-mails enviados. Como por exemplo:

  • Newsletter com os últimos artigos do blog da empresa.
  • Newsletter com novos produtos da loja.
  • E-mail sazonal anunciando uma oferta de Natal.
  • E-mail parabenizando o lead pelo seu aniversário.

Perceba que alguns dos nossos exemplos possuem o objetivo de conversão em vendas (como o e-mail sazonal e a newsletter sobre os lançamentos da loja) já outros têm o objetivo de nutrição.

Com a sua meta em mente, fica fácil decidir qual o melhor formato para sua campanha.

Escolha o modelo de e-mail

Assim que o formato for escolhido, você já deve saber qual será o conteúdo enviado. O próximo passo é escolher como essas informações serão apresentadas.

Criar um modelo do zero pode ser complicado, principalmente se você não tiver muitas habilidades com designer. Por isso, o ideal é contar com uma plataforma que disponibilize opções prontas, para que você possa personalizar tudo que precisa de maneira simples.

Algumas dicas para não errar no layout escolhido são:

  • Respeite as cores e identidade visual da sua marca.
  • Não encha o e-mail de informações desnecessárias. Crie um layout objetivo e limpo.
  • Use a tipografia e cores de fontes a seu favor. É possível destacar informações somente alterando o tamanho ou a cor das letras.

Ofereça um conteúdo de qualidade para seu público

Como já falamos, é necessário que seus e-mails tenham conteúdos relacionados ao seu campo de atuação e que sejam interessantes para seu público. Afinal, todos os dias as pessoas são bombardeadas com uma infinidade de mensagens. Como você pode se destacar no meio de tantos e-mails?

A resposta para isso está na qualidade, relevância e originalidade. Torne as mensagens passadas pela sua marca únicas e faça com que as pessoas esperam por elas. Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para isso, é necessário testar até achar a forma ideal para a sua empresa.

Por isso é necessário conhecer a fundo seu público, só assim você conseguirá saber como atingir essas pessoas da maneira correta.

Crie um assunto fascinante

Por mais que o campo do assunto pareça uma coisa simples, ele não deve ser menosprezado em momento algum.

Afinal ele é extremamente importante e pode determinar o sucesso ou o fracasso de todos os seus esforços. Ao criar um assunto, procure usar entre 25 e 40 caracteres, que é a média exibida por provedor.

Monitore seus resultados

Quem pensa que uma campanha de e-mail marketing termina quando você clica no botão de envio está muito enganado. A verdade é que boa parte do trabalho da campanha vem depois.

É necessário monitorar a taxa de abertura dos seus e-mails, taxa de cliques e taxa de conversão. Só assim você conseguirá saber se sua campanha está atingindo os resultados esperados e caso não esteja, você saberá exatamente onde está o problema.

E-mails são valiosos tanto para aumentar as vendas, quanto para criar e nutrir relacionamentos.  Mesmo com as redes sociais tão em alta, essa ainda é uma forma pessoal e personalizada de conversar com pessoas que se interessam em seu negócio.

Busque criar listas de contatos fortes e segmentadas. Procure contar com ferramentas de automação de e-mail marketing para facilitar sua vida.

Agora que você já sabe como fazer campanhas de e-mail marketing, chegou a hora de aplicar em seu empreendimento. Por mais que no inicio não tenha os melhores resultados o importante é lembrar-se de ter consistência e persistência!

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