Estratégia Omnichannel para o Novo Normal
A crise do Coronavírus impôs uma digitalização de empresas e muitas lojas físicas jamais abrirão de novo. Algumas por terem infelizmente falido, mas outras tantas por questões de estratégia. Afinal, lojas físicas em bons pontos comerciais são muito caras!
Qual é o impacto na estratégia omnichannel ou multicanal nisso? Os clientes continuam buscando as melhores experiências de compra e sem dúvida, a entrega e devolução de mercadorias são parte fundamental nisso. Comprar online está cada vez mais fácil e o ponto comercial já não é mais tão importante. Mas sem as lojas físicas, como o cliente pode ter mais opções para receber seus produtos e ter uma melhor percepção da sua marca?
Nesse artigo, vamos abordar as alternativas para esse novo normal.
Por que sua loja precisa ser omnichannel?
Segundo a pesquisa anual da SAP de 2018, estão entre os principais pontos de desistência de compra no e-commerce, o valor alto do frete, o prazo e a demora na entrega. Portanto, a logística é um ponto crítico para as lojas virtuais.
Integrar os canais físicos e online é a chave para se aproximar dos clientes e reduzir custos logísticos. Entre essas integrações, estão a compra no online para retirada no físico e também a devolução em um endereço de uma mercadoria sem depender dos correios por exemplo.
Ponto de retirada
Os pontos de retirada, ou pick-up points, são locais próprios ou de parceiros onde os seus consumidores podem escolher retirar os seus produtos. Diversos países da Europa e EUA utilizam essa estratégia com enorme sucesso.
As principais vantagens são a facilidade para o cliente que pode agendar data e hora para retirada sem risco de problemas e dificuldades na entrega, e a redução de custos com transporte devido a centralização do envio das mercadorias. Estudos estimam que os lojistas tenham de 30% a 50% de redução quanto centralizam entregas.
Sem uma loja física, você pode usar serviços como os do Coworking Town para ter pontos de retirada em endereços mais próximos do seu consumidor. Mais opções de entrega significam menos carrinhos abandonados.
Logística Reversa
De modo análogo ao ponto de retirada, ter um local que facilite a devolução de uma mercadoria é ponto chave na retenção dos clientes. Quem já não teve algum problema na devolução de uma mercadoria? Por outro lado, quem já não teve uma boa experiência numa troca e voltou a comprar na mesma loja?
A dependência dos correios nesse processo de devolução, chamado de logística reversa, torna esse processo por muitas vezes traumático. Ao conseguir facilitar e simplificar essa questão, você ganha pontos com o seu consumidor.
Um estudo realizado pela Ebit concluiu que 92% dos clientes que fazem uma compra e precisam passar pelo processo de troca ou devolução voltariam a comprar na mesma loja se tiverem uma boa experiência de pós-venda. Dessa forma, se você quer se destacar é preciso olhar com atenção para a logística reversa como parte importante da experiência de compra.
Experiência de compra omnichannel
Um ponto comercial de prestígio, pode virar um ponto de retirada para compras realizadas no seu e-commerce. Mesmo sua empresa sendo 100% online, ter um apoio físico tem se mostrado altamente relevante na redução de custos, prazos e na facilidade para o consumidor.
Além disso, pontos físicos aumentam a percepção de valor para o seu cliente. São locais estratégicos que contribuem para diminuir objeções e a desconfiança de uma compra online, resultando em mais vendas.
Nesse novo normal, a eficiência na logística é um dos maiores diferencias que sua loja virtual pode ter. Isso não só vai evitar uma percepção negativa, bem como encantar clientes para transforma-los em promotores da sua marca.
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