Franchising: Como funcionam e quais são as vantagens?
Um modelo de negócio consolidado no mercado brasileiro é o franchising. Esse é modelo base para redes de franquias como McDonald’s, KFC e Burger King um dos principais modelos de negócio da última década que permitem até mesmo ao empreendedor inexperiente atingir o sucesso.
O franchising continua crescendo a cada ano e todo esse sucesso acabou atraindo o interesse dos mais diferentes empreendedores, colocando o franchising nos holofotes do mercado. Por isso, preparamos um conteúdo para auxiliar você a compreender mais sobre o assunto.
O que é franchising?
É um modelo de negócio que consiste na concessão do direito de uso fornecida pelo proprietário de uma marca (o franqueador) a um investidor (o franqueado). Assim, ele pode replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado.
A grande característica do modelo de franquias está no fato de que elas funcionam da mesma maneira e qualidade independente da região ou responsável pela unidade. Ou seja, a padronização fundamenta o franchising.
Como o franchising funciona?
O franchising funciona baseado em uma relação dependência bilateral entre a marca e o investidor. As unidades da rede são gerenciadas pelos franqueados, que representam a parte que investe e trabalha efetivamente em cada uma das unidades. Pelo uso da imagem da marca e da utilização do know-how do negócio, é comum uma cobrança de taxas por parte da rede.
Já a parte franqueadora, é responsável por fornecer suporte aos franqueados. As informações transmitidas estão relacionadas as mais diversas esferas do negócio e abrangem desde tarefas operacionais de produção e podendo ir até as questões relacionadas à gestão administrativa, contábil e financeira.
Esses conhecimentos podem ser transmitidos por meio da disponibilização de manuais e treinamentos, EAD ou presenciais. O objetivo é preparar o franqueado para que ele conheça profundamente a marca, sua estrutura, modelo de negócio e know-how necessário para levar o empreendimento em frente.
Vantagens do modelo franchising
O franchising possui diversas vantagens para quem deseja investir nesse modelo de negócio. Abaixo iremos listar algumas delas
Credibilidade
A grande maioria das franquias são empresas conhecidas e validadas pelo público. Essa credibilidade faz toda a diferença, porque uma marca reconhecida pode convencer até mesmo um cliente que venha de outro local e tenha poucas informações, afinal ele já sabe da qualidade e conhece os produtos e serviços prestados.
Apoio do franqueador
Costuma-se estar incluso nos custos do franqueador o paio logístico, administrativo, estratégico e comercial. Ou seja, se você é um empreendedor inexperiente ou ainda não domina bem o negócio da franquia que está negociando, não se preocupe, pois você não estará sozinho nesse desafio.
Maior garantia de mercado
A credibilidade e a boa reputação de uma franquia garante que seu novo negócio conte com maiores garantias de mercado. Afinal são negócios de sucesso já comprovados no mercado, podendo ser colocados em prático com menores riscos e maiores chances de sucesso.
Desempenho do modelo no Brasil
Mesmo com todas as dificuldades do mercado nos últimos anos, o franchising continua crescendo a todo vapor no Brasil. A cada ano o setor tem aumentado seu faturamento, atingindo R$186,7 bilhões anuais até o período pré-pandemia. Isso acontece principalmente pela segurança fornecida pelo modelo de negócio, que possibilita um avanço mesmo em meio à crise.
Mesmo com o impacto da pandemia, o faturamento do franchising em 2021 passou da casa dos 185 bilhões, voltando a crescer com o reestabelecimento do mercado.
Agora que você já conhece tudo sobre o franchising, e já percebeu que ele está entre os modelos de maior sucesso no mercado, já está pronto para investir em seu próprio negócio!