Know-how: Entenda como usá-lo a favor do seu negócio

Know-how
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Know-how é uma expressão que tem se tornado cada vez mais comum, especialmente no meio empresarial. O termo vem do inglês e significa “saber fazer”. Consiste nas capacidades e habilidades que um individuo ou organização possui para realizar uma tarefa específica.

Quando falamos em negócio, podemos considerar o know-how um ativo intangível da empresa. É um conceito que pode ser aplicado nas partes estratégica, operacional e técnica da organização.

Neste artigo, iremos entender a importância do know-how para os dias atuais, assim como os meios pelos quais ele pode ser desenvolvido.

O que é o know-how?

Essa é uma expressão bastante utilizada no mercado corporativo para dizer que um profissional ou empresa tem conhecimento prático para determinado fim, tornando-se mais apto e competitivo dentro do mercado.

É importante dizer que o know-how é algo que pode ser aprendido e que vem com o tempo, estudo e experiências. Não há como dizer, exatamente, quanto tempo de mora para adquirir o know-how nem quanto conhecimento específico é necessário, já que depende de cada pessoa, empresa e situação.

Quando uma empresa ou um profissional afirma que tem know-how em determinada área ou assunto é porque adquiriu experiência e o conhecimento necessário. Lembrando que essa expressão sempre se refere a algo, como um tipo de serviço, uma área profissional, um campo acadêmico, um conhecimento específico, etc. Por isso, sempre que você for dizer que tem know-how deve especificar em quê.

Como adquirir know-how?

Bom, já podemos perceber que o know-how é fundamental para o sucesso de profissionais e organizações. Mas a pergunta que fica é: como é possível adquiri-lo e desenvolvê-lo?

Isso pode acontecer de várias maneiras e a melhor opção é combinar todas elas.

Tenha o hábito de leitura e acompanhe as notícias

A melhor forma de investir em si mesmo é por meio da leitura. Ler é uma maneira muito acessível de conhecimento e autodesenvolvimento. Apesar de alguns materiais exigirem certo investimento financeiro, hoje em dia é possível encontrar uma série de materiais disponíveis gratuitamente na internet.

Além disso, é fundamental acompanhar as notícias e saber o que se passa no Brasil e no mundo. Ter boas noções de política, economia e cultura em geral permite que as pessoas tomem decisões eficazes, considerando a sociedade em que vive.

Invista em cursos e treinamentos

Para ser conhecido como especialista em sua área, você precisa investir em especializações, cursos e treinamentos. Essa é uma maneira de se atualizar, adquirir novos conhecimentos e atingir o know-how. A dica vale tanto para profissionais quanto para as empresas, que podem investir em treinamentos e capacitações para seus funcionários.

Networking

Outra maneira de aumentar o know-how é por meio do networking. A dica é se relacionar de maneira produtiva, trocando conhecimento e experiências. É uma forma útil, mas requer esforço e proatividade de sua parte para estimular assuntos de seu interesse com os contatos que possui.

Saiba o que a concorrência está fazendo

Entender o que acontece no mercado é importante tanto para a empresa quanto para o profissional em si. Acompanhar as tendências, novidades, transformações e a movimentação da concorrência te coloca um passo à frente. Assim é mais fácil tomar decisões e ficar mais próximo de seus objetivos.

Busque sempre evoluir

Mesmo que você já tenha alcançado o know-how e acredite que já tenha um conhecimento específico suficiente, entenda que o trabalho não termina por ai.

O mercado de trabalho evolui e passa por constantes mudanças, pois isso é preciso se dedicar para manter e aprimorar o know-how. Buscar aprender mais e ter novos conhecimentos deve ser uma constância.

O know-how é um conhecimento que um indivíduo ou uma empresa só conseguem adquirir ao longo do tempo. Agora que você já sabe tudo sobre esse conceito, chegou o momento de seguir as dicas e fazer sua parte para desenvolver seu conhecimento e aplica-lo estrategicamente em seu dia a dia!

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