Gerenciamento de Crise: Dicas de como aplica-la em sua empresa
É um erro pensar que uma empresa de pequeno porte pode não precisar de um gerenciamento de crise. Todo negócio, não importa o segmento ou tamanho, está sujeito a problemas envolvendo sua imagem, seja devido a desastres naturais, natureza legal, falhas em equipamentos ou serviços, acidentes de trabalho ou obstáculos fiscais.
Neste artigo, entenda o que é o gerenciamento de crise, qual a sua importância e como investir nesse conjunto de práticas que podem salvar seu negócio de muitos prejuízos.
O que é o gerenciamento de crise?
Uma crise, seja ela motivada por fatores internos ou externos, pode trazer consequências graves para uma empresa. E é justamente a falta de uma boa gestão de crise que faz com que muitos modelos de negócio tenham que fechar as portas. Pesquisas mostram que mais de 3 em cada 4 Pequenas e Médias Empresas no Brasil (77% delas) sofreram algum impacto devido à essa crise de saúde pública mundial.
Basicamente, o gerenciamento de crise trata-se de um conjunto de ações pensadas estrategicamente com o intuito de reduzir ao máximo os danos causados por uma fase difícil que a empresa enfrenta, buscando lidar com o problema para definir estratégias de enfrentamento e de prevenção também.
Faz parte do gerenciamento de crise avaliar potenciais perigos em diferentes perspectivas (finanças, operações, processos, pessoal, clientes e sociedade) e estabelecer planos de contingência.
Por que é importante contar com um plano de gerenciamento de crise?
Quando a empresa passa por um momento de adversidade, as chances de ela conseguir superá-lo são potencializadas a partir de um plano de gerenciamento de crise estável.
Esse tipo de planejamento permite que a empresa organize melhor as estratégias que serão adotadas para enfrentar a crise em questão. Quando bem estruturado, ajuda a garantir que as decisões sejam tomadas com mais consciência e assertividade.
O objetivo é ter frieza para avaliar a situação com calma e desvendar o rumo certo a seguir, sem precipitações ou improviso, evitando o “apagar incêndios”. O plano de gerenciamento favorece a clara compreensão do problema e de sua real dimensão considerando os impactos sobre a empresa.
Dessa forma, fica mais fácil definir o que e como fazer para minimizar as consequências negativas da crise.
Dicas de como fazer um bom gerenciamento de crise
Bom, agora que você já está ciente da importância de um bom gerenciamento de crise em uma empresa, resolvemos listar algumas dicas importantes de como planejar esse gerenciamento para aplicar em sua empresa.
1. Faça um diagnóstico da situação atual
Diante de uma crise, a primeira coisa a se fazer é um diagnóstico da atual situação em que a empresa se encontra. A intenção é conseguir dimensionar a crise tendo em vista os danos que ela pode gerar para o seu negócio.
2. Procure a raiz do problema a ser enfrentado
As ações de enfrentamento de uma crise só poderão ser tomadas a partir do momento em que a raiz do problema for identificada. Por isso, é importante que você faça uma análise dos ambientes interno e externo.
3. Identifique os aspectos de negócio mais afetados pela crise
Para gerenciar uma crise, é necessário também fazer um balanço sobre como a crise afeta os diferentes aspectos do seu negócio.
Os que estiverem mais suscetíveis aos danos causados pela crise vão merecer uma atenção especial na hora de definir as ações de enfrentamento.
4. Monte um sólido plano de ação
O eficaz gerenciamento de crise depende de um plano de ação sólido e bem estruturado.
Ele deve conter todas as etapas de enfrentamento do problema, especificando as ações a serem tomadas, seus respectivos responsáveis e as metas a serem alcançadas.
5. Mensure e acompanhe os resultados do enfrentamento da crise
Para garantir que as ações previstas no seu plano tenham o efeito desejado, você deve mensurar e monitorar os resultados. Portanto, utilize indicadores de desempenho.
6. Promova uma comunicação eficiente
Uma crise pode ser agravada com a ausência de uma comunicação eficiente. Por isso, seja claro ao passar as informações para os colaboradores e também para os seus clientes. Mostre-se disposto a esclarecer quaisquer dúvidas que eles possam ter.
O primeiro passo para enfrentar uma situação de crise é entender que estar preparado é fundamental. Saber o que fazer e deixar o cliente ciente das possíveis turbulências ajudam a evitar demais desgastes.