Guia: entenda o que é coworking e o que esse espaço tem a oferecer

4 minutos de leitura

Você já parou para pensar na forma como a modernidade tem atuado nas transformações das relações de trabalho? Não somente em termos de documentos, fazendo com que os papéis sejam substituídos por arquivos eletrônicos, mas também na própria organização espacial.

Se antes a questão da estrutura era um fator que limitava o crescimento das empresas, hoje já existem soluções que permitem aos gestores montarem o seu negócio próprio e economizar com aluguéis e outros gastos.

Dentro dessa lógica, é preciso falar sobre os espaços de coworking. Você sabe do que se trata? Caso a sua resposta tenha sido negativa, então é hora de parar tudo e ler este post:

O que é coworking

É um modelo de trabalho. Nele, o ambiente é compartilhado entre profissionais de diferentes áreas, o que permite a eles não somente a possibilidade de ocuparem o mesmo espaço, como também a troca de ideias, a criação de networking e a colaboração entre atividades próximas.

A sua origem tem tudo a ver com o momento atual das empresas. Ao mesmo tempo em que o espaço para alocar os colaboradores foi sendo reduzido nos empreendimentos, por conta da introdução do computador e também pela diminuição do consumo de papel, novas ferramentas foram surgindo e permitindo que as mesmas tarefas fossem produzidas fora do ambiente interno empresarial.

Hoje já é possível ter um escritório inteiro dentro de casa, bastando ter um bom computador e uma conexão estável. Entretanto, existem problemas como as inúmeras distrações que o ambiente familiar pode oferecer.

Limitações envolvendo o trabalho dentro de casa e os gastos com aluguéis de escritórios próprios abrem espaço para o coworking como alternativa. Ele permite ao empresário e sua equipe contarem com um espaço próprio para trabalho, confortável, livre de distrações e adaptado às exigências do profissional, algo que aparece como uma solução válida para inúmeros trabalhadores no mundo inteiro.

A estrutura física

Os escritórios de coworking valorizam tanto a produtividade, utilizando melhores recursos arquitetônicos, quanto as comodidades disponíveis.

Na copa, existe o espaço para o encontro e a troca de ideias entre profissionais. Com uma boa estrutura, o ambiente permite que entre um café e outro as pessoas criem conexões e assim deem vida a novas parcerias.

Precisa gerar documentos imediatamente? Então conte com as impressoras e multifuncionais disponibilizadas. Esse tipo de preocupação não deve fazer parte do seu dia a dia trabalhando num espaço de coworking.

Nele, você pode contar também com serviço de internet dedicada, estável e protegida de eventuais ameaças, além de mesas e cadeiras ergonômicas, o que garante a você trabalhar sem preocupação em relação a problemas com a sua coluna.

Da mesma forma, em um país como o Brasil — cujo clima oscila muito e, em alguns casos, torna difícil o trabalho em locais com temperaturas extremas —, é possível ter um equilíbrio no clima com o ambiente climatizado na temperatura ideal sem aumentar o seu gasto mensal.

A limpeza também é feita periodicamente e de maneira a garantir todo o conforto para o profissional. O mesmo vale para a manutenção, que precisa ser constante para manter o local funcionando sempre de maneira eficiente.

Em resumo, toda a estrutura física que uma empresa precisa para realizar as suas atividades é garantida no espaço de coworking. A você, cabe fazer o seu trabalho.

O acesso à sala de reunião

Apesar de ser um espaço compartilhado, o coworking oferece um ambiente próprio para que o empresário receba os seus clientes. Esse é outro ponto que merece destaque.

Quando você trabalha em casa, reuniões mais importantes podem se tornar um problema, pois enquanto você conversa com parceiros e fornecedores, está sempre sujeito a ser interrompido, seja por uma ligação telefônica ou pela campainha. Isso se não tiver crianças em casa, o que torna qualquer situação imprevisível.

Em uma sala de reunião específica de espaços de coworking, você tem uma estrutura moderna montada para facilitar esse relacionamento profissional.

Nela, é possível ter à sua inteira disposição recursos como água e café expresso, equipamento multimídia e serviço de recepção. Isso certamente torna o seu relacionamento com os clientes mais profissional e agradável.

Tem um escritório pequeno? Então o coworking pode ser a alternativa ideal para o seu negócio também.

Os serviços de conveniência

Quando se está fora da empresa, pode ser necessário contar com soluções rápidas que nem sempre estão acessíveis quando você trabalha de casa ou de algum outro local não preparado para tanto.

É diferente quando se atua num espaço de coworking. Nele, você tem a seu dispor serviços de telefonia e profissionais especializados para fazer o atendimento, garantindo profissionalismo para o seu negócio.

O atendimento é eficaz porque a equipe está preparada para atuar na otimização dos processos, como se você estivesse dentro de um escritório próprio e contasse com profissionais para fazer esse tipo de serviço para você. Com a diferença que, no coworking, os valores são incrivelmente mais baixos.

O networking

Uma coisa que só um espaço de coworking pode oferecer é a oportunidade de colocar o empreendedor em contato direto com potenciais parceiros e mesmo clientes constantemente.

Quanto mais tempo sua empresa se fizer presente no lugar, maiores serão as possibilidades de sua equipe construir relacionamentos interessantes com a convivência diária.

Assim, seja nos espaços para descanso (outro diferencial desse modelo de trabalho. Existem unidades que oferecem até videogames), seja na pausa para o café, você pode conhecer pessoas com o perfil ideal para fazer novos negócios.

A possibilidade de fazer networking, assim como a redução da burocracia que envolve o processo, é um dos motivos que fazem com que o coworking seja uma opção muito mais vantajosa do que um escritório convencional.

As salas privativas

Caso toda essa interação não seja adequada para o seu tipo de trabalho, ainda assim existem benefícios no coworking.

Existe a opção por salas privativas, que oferecem o mesmo conforto que o ambiente compartilhado, mas com a diferença de serem exclusivas para quem procura privacidade. Você pode trabalhar em salas para uso individual, mas também usar espaços maiores para alocar toda a sua equipe.

Essa costuma ser a solução ideal para empresas em começo de atividade, com até 4 funcionários. Com ela você tem acesso a toda uma estrutura que marca organizações de muito sucesso, algo que ficaria muito mais caro se você tentasse montar esse ambiente com os seus próprios recursos.

O coworking representa o avanço que as empresas precisavam para ter acesso a espaços de qualidade sem que os gastos sejam tão elevados. Esse é um diferencial importante, que pode fazer com que companhias cresçam ao destinar o investimento em estrutura para outros setores estratégicos do negócio.

Considere essa solução caso tenha a possibilidade de atuar individualmente no modelo home office ou se desejar encontrar alternativas para que a sua empresa gere maior economia. A redução de custos certamente será uma vantagem com a opção pelo coworking.

Gostou do texto sobre o que é coworking? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas atualizações!