Marketing de experiência: Entenda sua importância

Marketing de experiência
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Sempre somos movidos por boas experiências. Provavelmente você já visitou uma loja cheirosa, bem organizada e que contava com vendedores atenciosos e simpáticos. Pode ser que você não tenha levado nada naquele momento, mas com certeza mantém na memória como sua experiência. E é por momentos como esse que o marketing de experiência existe.

Nesse artigo, iremos nos aprofundar um pouco mais sobre o que é o marketing de experiência e qual a importância para o mercado.

O que é o marketing de experiência?

O Marketing de experiência se caracteriza por utilizar a emoção e gatilhos mentais dos clientes para conquistar, engajar e fidelizá-los.

A experiência de compra de um cliente é resultado de um desenvolvimento de marketing de experiência feito de acordo com todos os estímulos que o cliente gera durante a negociação.

Além de vender seu produto e oferecer uma solução, as empresas precisam entender que o processo de possuir ações pensadas nas necessidades do cliente, desencadeiam experiências positiva que assegurem a satisfação do cliente.

Logo, o próximo passo é entender como a persona toma a decisão de compra e quais ações fazem com que ela escolha a empresa e ser torne um cliente fidelizado.

Esse é o primeiro passo para uma estratégia de marketing de experiência.

Marketing de experiência na prática

Como tudo no marketing, não existe uma receita pronta que vá dar certo pra todos os negócios, e com o marketing de experiência isso não é diferente. Cada segmento do mercado e cada tipo de público demandarão iniciativas diferentes. Porém, existe um caminho que pode servir de inspiração.

  1. Entenda como é a experiência do seu cliente hoje
  2. Identifique os desafios do seu cliente
  3. Promova mudanças necessárias
  4. Acompanhe sua performance

Como as pessoas percebem o marketing de experiência?

As experiências podem ser percebidas pelas pessoas de diversas formas.  Nem todas as pessoas passarão pelo mesmo processo para comparar coisas diferentes.

Talvez você precise de mais suporte no momento de contratar um software do que ao comprar um relógio.

Os tipos de experiência podem ser separados em 5 grupos: Sentidos, sentimentos, pensamento, ação e identificação.

Abaixo vamos falar um pouco mais sobre eles:

Sentidos

É possível construir experiências positivas a partir dos cinco sentidos básicos do corpo humano.

Como já falamos, com certeza você deve ter na lembrança uma loja com um cheiro muito bom. Ou de outras que oferecem uma excelente degustação para parceiros que estão aguardando as compras de seus cônjuges.

Experiências positivas podem ser percebidas, cheiradas, ouvidas ou provadas!

Sentimento

Experiência é uma percepção e essa percepção é responsável pelo sentimento que pessoas têm sobre marcas.

Pode ser um sentimento de decepção ou de total apoio. Só depende da sua própria empresa!

Pensamento

Esse é um tipo de experiência muito importante e também muito vanguardista. É a ideia de quebrar paradigmas, inovar, sair do padrão.

Ação

Provavelmente é a forma de experiência que você vai encontrar com mais frequência por ai.

Ações promocionais, ações online e marketing de guerrilha são algumas das táticas utilizadas para criar experiências inesquecíveis.

Identificação

Socialmente, nós passamos por um momento de grande transição.

Cada vez mais pessoas procuram consumir produtos de marcas que compartilham os mesmo valores que a sua audiência e apoiam as mesas causas.

Essa identificação é um forte indicativo de fidelidade.

O marketing de experiência é uma forma de agregar valor a sua empresa, mostrando como é possível expandir seus negócios de diversos modos.

Esperamos que você tenha entendido mais sobre marketing de experiência e utilize isso a favor de seus negócios!

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