Métricas de inovação: Sua empresa tem medido corretamente?
Algumas das ferramentas indispensáveis para a sobrevivência de qualquer negócio são a transformação digital e a inovação. Por isso, não basta só colocar boas ideias em prática, é essencial pensar em métricas e resultados. Nesse sentido, as métricas de inovação são um importante meio para o acompanhamento de performance.
Mas sua empresa entende essas métricas? Se entender as métricas de inovação ainda é um desafio para você, iremos mostrar nesse artigo como obter uma mensuração assertiva.
A intenção da inovação (métricas de inovação)
Pode parecer meio óbvio, mas é extremamente necessário ter um consenso na definição de inovação para toda a organização.
Muitas vezes quando questionamos membros de boards e comitês executivos encontramos definições diferentes para inovação: para uns é o aumento de Market share, para outros é a criação de novos negócios, outros até definem como a eficiência operacional e produtividade, outros pensam na exploração de tecnologias disruptivas, ou até mesmo fomento à cultura.
Todas essas definições são muito válidas, porém é crucial decidirmos qual será a definição específica de inovação para a empresa naquele ciclo estratégico específico ou corremos o risco de nunca atingirmos o sucesso. A base para termos sucesso é primeiramente definirmos o que é sucesso. Com isso podemos desenvolver indicadores mais adequados para os tipos de específicos de inovação buscados. Essa definição de sucesso para a inovação em um determinado ciclo estratégico para uma determinada empresa é o que chamamos de intenção da inovação.
Categorias das métricas de inovação
As métricas de inovação são normalmente divididas em duas categorias: métricas de entrada e métricas de saída.
Métricas de entrada medem se você está realizando atividades suficientes dos tipos certos para atingir seus objetivos, enquanto as métricas de saída medem se essas atividades tiveram o impacto desejado. Em outras palavras, elas medem ‘o que entra em seu processo de inovação e o que saí dele’.
Métricas de entrada
Usamos essa métrica para medir seus investimentos, as métricas de entrada são uma ótima maneira de obter informações sobre como seu portfólio de inovação corresponde à sua estratégia e pode ser considerado também para cobrir métricas relacionadas ao processo em si, por exemplo, quantas ideias estão passando para uma determinada fase.
Em geral, as métricas de entrada são um ótimo ponto de partida para medir a inovação porque são responsivas. Ao medir entradas, você pode reagir às mudanças rapidamente. Porém, é importante ter em mente que a entrada não garante a saída.
Métricas de saída
Quando falamos sobre métricas de saída, estamos falando sobre métricas que medem os resultados que seus investimentos em inovação produziram e indicam se seus investimentos estão realmente se transformando em algo útil.
De modo geral, as organizações são mais propensas a confiar mais nas saídas do que nas entradas. Embora os resultados sejam satisfatórios para medir, eles geralmente são menos acionáveis, porque geralmente não informam o que não deu certo.
Além disso, as mudanças nas métricas de saída mostram apenas um certo tempo após as atividades já terem ocorrido, o que no caso de inovação disruptiva, especialmente, pode ser um tempo bastante longo.
A recomendação é medir tanto as entradas quanto as saídas, para não mensurar apenas uma delas e produzir resultados unilaterais.
Com as métricas de inovação definidas, chegou o momento de analisar o seu próprio negócio e definir o que pode ser modificado conseguir completar seus objetivos e alcançar o sucesso!