Patrimônio líquido: Entenda o que é e como calculá-lo
Se você é um empreendedor ou pensa em ser, provavelmente já escutou falar no termo patrimônio líquido.
Ele pode parecer só mais um termo entre tantos no mundo dos negócios, mas é imprescindível para manter o equilíbrio financeiro da organização.
Apesar de sua importância, muitos ainda não sabem o que é o patrimônio líquido e têm dificuldades em realizar o cálculo, por isso no artigo de hoje, iremos explicar o que é o patrimônio líquido e como calculá-lo.
O que é patrimônio líquido?
O patrimônio de uma empresa pode ser classificado em dois tipos: bruto e líquido. Enquanto o patrimônio bruto corresponde à soma de todos os bens e ativos da empresa em um determinado período, o líquido condiz com a diferença entre o patrimônio bruto e as obrigações financeiras que a empresa possui. Na prática, o patrimônio líquido corresponde aquilo que de fato pertence aos seus acionistas.
O que é o ativo e o passivo de uma instituição?
Antes de saber como fazer o cálculo do patrimônio líquido de sua empresa, é importante entender dois conceitos fundamentais dessa operação: ativo e passivo. O ativo corresponde aos bens e direitos da empresa, como:
- Bens móveis: Equipamentos, veículos e produtos em estoque;
- Bens imóveis: Terrenos e prédios;
- Bens tangível: Mobília, eletrodomésticos e dinheiro em caixa;
- Bens intangíveis: Marca, patentes direitos autorais e capital intelectual;
- Direitos: Dividendos e títulos a receber.
Já o passivo está relacionado às obrigações financeiras da empresa. Há o passivo circulante, que representa as despesas que devem ser pagas em até 12 meses (aluguel, impostos e salários) e o passivo não circulantes, que se refere às despesas que devem ser pagas em longo prazo, ou seja, em mais de 12 meses (financiamentos).
Como calculá-lo?
Como já mencionamos, ele corresponde a diferença entre os ativos e passivos de um empresa, de modo que é possível expressar a operação da seguinte forma:
Patrimônio Líquido = Ativos – Passivos
Lembrando que os ativos correspondem a todos os bens e direitos da empresa e os passivos a todas as obrigações financeiras. Portanto, cada um deles deve ser somado antes de calcular o patrimônio líquido.
Por que é importante acompanha-lo mensalmente?
Acompanhar essa informação é importante para ter segurança, saber como está o desenvolvimento da empresa e evitar surpresas desagradáveis.
É importante que esse dado seja acompanhado pelo contador e pelo gestor, ou empresário.
O ideal é que todos os meses, o balanço da empresa apresente aumento de valor do patrimônio líquido. Desta forma, você terá certeza que a empresa está crescendo.
Qual a diferença entre patrimônio e patrimônio líquido?
Patrimônio nada mais é do que o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa. Já o Líquido são os bens e direitos menos as obrigações.
O patrimônio líquido não está melhorando? E agora?
Neste caso, será necessário fazer uma análise mais detalhada, de pelo menos 12 ou até 24 meses seguidos. Dessa forma, será possível verificar com mais cuidado os valores apresentados.
É comum que os gráficos de desempenho das empresas apresentem oscilações. Em alguns meses estão positivos e em outros negativos. Oscilações, até certa medida, são habituais em um contexto competitivo de mercado.
O valor do patrimônio líquido é um importante dado para se ter como referência em busca de melhorias na empresa. Ele pode ser uma poderosa ferramenta para otimizar o resultado do negócio.
Recomendamos que seja realizado uma reavaliação dos processos gerenciais. Realizar reuniões com as equipes e estabelecer algumas metas organizacionais com o objetivo de melhorá-lo.
Para essas reuniões, o Coworking Town oferece espaços com toda a infraestrutura que necessária para receber você e seus colaboradores para encontros com sua equipe e treinamentos!