Team building: O que é e quando fazer com sua equipe?
Todos já passamos ou passaremos por momentos nos quais nos sentimos desmotivados e cansados, sem vontade de produzir e de ir para o escritório pode se tornar desgastante. O team building é uma maneira de tentar amenizar esse sentimento.
Para saber o que é o team building e como aplica-lo em sua equipe continue lendo nosso artigo!
O que é o team building?
Em uma tradução livre team building significa “construção de equipe”. É o uma maneira de criar laços de confiança com os membros de um time e tem como objetivo melhorar as relações para desenvolver uma equipe de alta performance.
As dinâmicas de um team building fortalecem o sentimento de “time” e permitem suavizar problemas de comunicação, integração, performance, trabalho em equipe e liderança.
São oportunidades para todos os integrantes refletirem sobre os relacionamentos criados, assim como os desafios e propósitos que os unem.
As atividades de team building são lúdicas e interativas, e devem ser feitas em grupo, justamente para fortalecer o trabalho entre equipe e a confiança entre todos.
Quando fazer um team building?
Sempre é oportuno fazer um team building com a equipe, mas algumas oportunidades são ainda mais relevantes, tais como:
- Baixa performance do time
- Problemas de relacionamento entre os membros da equipe
- Chegada de novos integrantes (como um onboarding)
- Concentração de um novo líder
A confiança deve ser constantemente trabalhada para garantir que desafios maiores não surjam no time, prejudicando a equipe e impactando o negócio.
Porém, quando se trata da baixa performance e de problemas de relacionamento, antes é preciso identificar a raiz de tais adversidades. Dessa forma, durante o team building você conseguirá ser mais assertivo com as atividades.
Ideias de atividades de team building
Para garantir o sucesso do team building, as dinâmicas feitas devem ser novas e diferentes dos rituais do time.
Caso o team building seja feito com recorrência e com os mesmos integrantes é necessário renovas as atividades para o processo não te tornar cansativo.
Separamos para você algumas ideias de atividades de integração de equipes, mas vale reforçar que os exercícios devem fazer sentido considerando o contexto do time.
2 verdades de 1 mentira
A atividade bem fácil e contribui muito para que todos se conheçam melhor. Existem algumas formas de realizá-la.
Uma maneira é cada pessoa escrever em um pedaço de papel duas verdades e uma mentira sobre si, marcando qual é a frase falsa. Depois, o papel deve ser entregue ao líder da dinâmica que será responsável por ler todas as frases e os demais devem adivinhar qual é a mentira.
Também é possível cada um simplesmente falar as verdades e a mentira e os colegas podem ouvir e opinar, esclarecendo porque acreditam que uma das frases é a incorreta.
Linha do tempo
Dentre os jogos para fazer com sua equipe de trabalho, existe a linha do tempo.
Essa dinâmica propõe traçar uma linha do tempo e apresenta-la para os colegas. A ideia é que cada integrante compartilhe os principais acontecimentos pessoais e profissionais ocorridos desde o nascimento.
Dessa forma, uma barreira será quebrada e as pessoas passarão a enxergar um ser humano e não apenas mais um “colega de trabalho”.
Match do time
Essa atividade ajuda muito os colaboradores a se conhecerem, especialmente quando a equipe tem novos integrantes. A ideia é que cada um escreva três coisas que mais gosta, separada por categorias como:
- Música;
- Comida;
- Filmes e séries;
- Hobbies;
- Sonhos;
- Personalidades de referência;
- O que mudaria no mundo;
- O que faria se esse fosse seu ultimo dia de vida;
Fique a vontade para incluir quais categorias quiser. Depois cada um deve ler o que escreveu e enquanto isso, os demais vão marcando “pontos” quando se identificarem com algo que foi falado.
No final, todos terão pontos e poderão descobrir com quais pessoas têm mais “match”.
E depois do team building?
Tão importante quanto colocar as atividades em prática é trabalhar para que os resultados e a motivação continuem na rotina do time.
É preciso acompanhar a performance da equipe, avaliando sua evolução.
Já conseguiu entender o que é o team building e como fazer um com a sua equipe? Então agora é o momento de colocar isso em prática, lembrando se sempre proporcionar um momento positivo para todos.