Trabalho Híbrido: Conheça os prós e contras

trabalho híbrido
3 minutos de leitura

Depois das grandes mudanças no mundo empresarial causadas pela pandemia da covid-19, algumas tendências se mostram uma unanimidade entre os especialistas na área. Entre elas, a principal dentro da estratégia de retenção e valorização das equipes talvez seja a de oferecer maior flexibilidade aos colaboradores ou o temos mais popularmente conhecido: trabalho híbrido.

Como funciona o modelo de trabalho híbrido?

Esse modelo consiste em adotar o trabalho remoto durante alguns dias da semana e o presencial em outros. Por meio desse modelo de trabalho, os funcionários podem escolher entre realizar suas atividades no home office, na sede da empresa ou em escritórios flexíveis (coworkings), por exemplo.

Uma pesquisa realizada pela startup Open Mind Brazil com líderes do mercado corporativo apontou que 85% dos entrevistados pretendem implementar o modelo de trabalho híbrido em suas empresas nesse ano de 2021.

Esse novo modo de trabalho se desenvolve a partir de um novo fenômeno cultural que está ocorrendo em todo o mundo, o chamado Anywhere Office.

Quando traduzimos para a língua portuguesa, o termo “Anywhere Office” significa, literalmente, “escritório em qualquer lugar”. É isso que essa cultura representa: a possibilidade de trabalhar em espaços variados.

Dessa forma, os profissionais podem realizar as suas atividades em casa, na praia, no campo, em uma cafeteria, em um coworking ou até mesmo na sede da empresa.

Segundo especialistas, a recorrência de presença no escritório depende da área ou setor da companhia. Em seguimentos de tecnologia, por exemplo, é mais fácil trabalhar de forma remota. Já setores que exigem mais interação entre os funcionários, e até com os próprios clientes, como vendas, podem exigir uma presença na companhia mais constante.

Vantagens e desvantagens do trabalho híbrido

O trabalho em casa vem dando certo para as organizações, mas muitos problemas sugerem que essa forma de trabalho, por si só, não é sustentável. Assim, o trabalho híbrido se destaca, mas com ele temos vantagens e desvantagens.

Vantagens:

  • Flexibilidade – Com alguns dias em casa, os profissionais conseguem otimizar compromissos pessoais e até mesmo o convívio familiar;
  • Qualidade de vida – O ganho de tempo com deslocamento, por exemplo, pode ser dedicado a atividades físicas, de lazer e hobbies;
  • Produtividade – Apesar de alguns profissionais terem dificuldade, a grande maioria acaba alternando entre dias com maior foco no home office, e dias de maior interação social no escritório;
  • Redução de custos – As empresas podem manter uma estrutura menor, e, portanto, reduz custos fixos de maneira muito significativa;

Desvantagens:

  • Falta de estrutura – Alguns profissionais não dispõem de uma estrutura adequada para o home office. Detalhes como barulhos, qualidade de internet e até mesmo o número de pessoas causando interrupções pode comprometer a performance e motivação;
  • Comunicação – A comunicação pode ficar comprometida sem o “olho no olho”. Para os profissionais que ocupam posições de liderança, o desafio pode ser ainda maior;
  • Dificuldades na gestão de tempo – Com alto volume de trabalho, as horas adicionais ao dia de home officepodem ser destinadas a continuar trabalhando, e não o contrário. Além disso, temas pessoais também podem impactar a agenda profissional;

Apesar das vantagens e desvantagens, o modelo de trabalho híbrido veio para ficar e já é uma realidade em muitas empresas. Diante desse novo contexto, o ideal é que as vantagens sejam melhor exploradas e as desvantagens intensamente trabalhadas.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!