Procrastinação no trabalho: Como ela pode te levar a falência

Procrastinação
3 minutos de leitura

A procrastinação se caracteriza pelo hábito de adiar ou prorrogar a realização de uma tarefa ou uma tomada de decisão. Segundo resume o psicólogo Timothy Pychyl, da Universidade Carleton, “Você sabe o que deve fazer e não é capaz de fazer. É uma lacuna entre intenção e ação”.

No entanto, o hábito de procrastinar é mais comum do que imaginamos. Cerca de 97% da população brasileira optam por adiar as atividades do cotidiano, manifestando esse tipo de fenômeno em diferentes contextos, como nos estudos, no trabalho, nos cuidados com a saúde e até mesmo nas relações interpessoais.

Para algumas pessoas, no entanto, a procrastinação já se tornou um problema crônico, atingindo de 15% a 20% dos adultos. Esse hábito gera prejuízos significativos, pois a pessoa costuma não cumprir seus compromissos, e quando esse fenômeno se manifesta no ambiente de trabalho, não interfere somente na vida do indivíduo, mas no bom andamento da organização.

Como a procrastinação pode afetar seu negócio

Vencer o hábito de procrastinar é um dos principais desafios das pessoas e dos gestores, afinal, quando o colaborador prorroga a conclusão de uma atividade, afeta a produtividade do profissional, da equipe que ele integra e influencia negativamente nos resultados da empresa e na qualidade dos serviços.

É essencial identificar a procrastinação no ambiente de trabalho para lidar com ela da melhor maneira possível. Também é preciso entender por que isso está acontecendo, a fim de eliminar a origem do problema, visto que ele pode estar relacionado a diversos fatores.

Mas a procrastinação ocorre e muito com os empreendedores também. Um comportamento muito perigoso que pode levar uma empresa a falência, afinal sem estar alinhado com tudo que ocorre na empresa e estando longe do foco decisões ruins são tomadas.

É necessário ser produtivo quando está gerindo seu empreendimentoDeixar tudo para depois, pode não ter mais volta. É preciso estar sempre atento e otimizando o tempo da melhor forma, aplicando medidas que melhorem todo o empreendimento.

Assuntos importantes devem ser tratados como prioridades, sendo resolvidos da forma mais rápida e eficiente, sem desperdiçar o tempo dos colaboradores e do empresa. empreendedor. Esse tempo deve ser utilizado em prol do desenvolvimento da empresa.

Afinal, como vencer a procrastinação?

A procrastinação gera prejuízos a todos e é fundamental que ela seja combatida principalmente no ambiente de trabalho. Existem muitas técnicas para vencê-la e nesse sentido, o RH de uma empresa tem um papel muito importante, pois pode desenvolver atividades que inibam esse comportamento nos colaboradores.

A seguir listaremos algumas dicas de como combater esse comportamento:

1.    Entenda o que causa a procrastinação

Antes de tudo, é preciso entender o que está levando à prorrogação das atividades. Ao identificar o procrastinador, procure reconhecer a procedência do seu comportamento, analisando se o problema está no local de trabalho ou na vida pessoal. Assim, é possível intervir da melhor forma possível de acordo com a necessidade dele.

2.    Aposte em qualidade de vida

Questões relacionadas à saúde, ao bem-estar e à qualidade de vida no ambiente de trabalho também afetam a produtividade do colaborador, afinal, tensão, estresse e ansiedade prejudicam o foco e a concentração. Aposte em atividades que cuidem da saúde física e mental da sua equipe, para que ela esteja bem disposta na hora de trabalhar.

3.    Utilize ferramentas de gestão e organização

Muitas vezes a procrastinação se relaciona à desorganização e ao excesso de informações. Sendo assim, a utilização de ferramentas que permitam gerenciar as tarefas e organizar prazos ajuda bastante. Dessa forma o profissional pode estabelecer prioridades e não sobrecarregar a mente.

4.    Mantenha uma comunicação clara e eficiente

A comunicação é fundamental em qualquer processo dentro de uma empresa, inclusive para combater a procrastinação. Falhas ou ruídos interferem na clareza das mensagens e podem gerar dúvidas que levam a essa prorrogação. Tenha certeza de que a comunicação está sendo clara e eficiente.

Apesar de muitas pessoas não verem problema em procrastinar, ela pode ser a peça chave para um negócio decolar ou afundar de vez, empreendedores precisam ficar atentos, pois o famoso “amanhã eu faço” pode vir a se tornar um ponto final de um empreendimento promissor, já que o amanhã pode não chegar.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!