B2B: O que é e quais são as suas vantagens?

B2B
3 minutos de leitura

No mundo do marketing, o B2B (business to business) é conhecido como uma forma de trabalhar diretamente entre empresas. Isso se deve ao fato de englobar as operações comerciais que as firmas realizam entre si e sem depender do cliente final.

Como qualquer negócio, é importante entender os aspectos desse modelo, para torná-lo mais estratégico. Por isso, nesse artigo iremos te explicar o que é o B2B e quais são as vantagens de ter uma empresa nesse molde.

O que é o modelo B2B?

B2B é um modelo de negócio que consiste nos serviços que uma empresa presta a outra com o objetivo de melhorar as vendas dos produtos e mercadorias que oferece. Ou seja, uma transação comercial entre empresas.

Diferentemente do business to consumer (B2C), cujas ações são direcionadas ao cliente final, o B2B é direcionado ao fornecedor de bens ou à parte intermediária da cadeia de comercialização, o que é de suma importância para garantir a eficácia de um negócio.

Um exemplo de negócio B2B é um provedor de conteúdo da web para outras empresas – seja por meio de postagens em blogs, redes sociais ou páginas da web – que busca posicionar marcas por meio da internet.

Atualmente, existe uma grande oportunidade de fortalecimento das empresas com este modelo devido à facilidade de acesso às informações, possibilidade de realização de processos administrativos por meio de múltiplas plataformas e comunicação efetiva por diversos canais com os demais membros da organização.

O que ter um modelo B2B oferece a você?

Embora tanto o B2B quanto o B2C possam ser realizados pela mesma empresa, são inúmeras as vantagens que o primeiro oferece ao seu negócio.

Alguns deles são:

Maior economia

Um dos benefícios mais importantes do modelo B2B é que ele economiza dinheiro. O posicionamento da marca de forma positiva por meio do marketing B2B serve para evitar ter que gastar mais recursos do que o necessário em um trabalho de marketing B2C, ou seja, aquele que é voltado para o público-alvo onde está localizado o potencial comprador do seu produto ou serviço.

Além disso, os clientes B2B tendem a não comprar de forma emocional ou espontânea, mas sim com base em necessidades específicas de um grupo maior de pessoas. Isso, embora limite o número de compradores, ajuda a direcionar os recursos para oferecer soluções para as necessidades específicas dos potenciais clientes.

Agilidade digital

Em uma sociedade digitalizada como a atual, a tecnologia facilita a construção de relacionamentos fortes com novos clientes e a expansão do seu mercado.

Um dos grandes benefícios para as empresas é que elas podem expandir seus negócios e alcançar novos clientes além de sua região por meio do comércio eletrônico B2B.

Ter presença online é essencial para abrir novos mercados com agilidade, por meio de uma estratégia de marketing B2B que considera aspectos como posicionamento SEO, publicidade online ou marketing de conteúdo. Para isso, as redes sociais, páginas da web e plataformas de networking são essenciais.

Identidade no setor

Em um mundo global onde produtos, bens e serviços estão se tornando cada vez mais parecidos, é essencial que sua empresa se destaque da concorrência e construa o reconhecimento da marca.

Nesse sentido, o B2B é útil para posicionar a identidade de uma empresa no setor em que atua, gerando maior reconhecimento e visibilidade.

Ganhos mais altos

Através da utilização do B2B em sua empresa, a faturação será muito superior.

O modelo B2B permite oferecer itens em maiores quantidades para melhorar a oferta aos compradores. Pedidos maiores significam vendas potenciais mais altas. Embora o processo demore mais que o B2C, devido à complexidade da demanda, em seis meses ou mais você poderá faturar um volume maior e, consequentemente, garantirá o crescimento do seu negócio.

Se você pensa em entrar nesse modelo de vendas, saiba que suas opções são inúmeras. Seja atuando como fornecedor de matéria prima, no varejo com insumos ou oferecendo soluções tecnológicas para organizações, apostar em um modelo B2B será muito lucrativo.

Bom, já te explicamos o que é e quais são as suas vantagens, com uma equipe bem preparada, temos certeza que seu sucesso será sem limites!

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!