Delegar tarefas: Saiba porque é importante e como fazer isso

Delegar tarefas
4 minutos de leitura

Delegar tarefas otimiza o trabalho e melhora o desempenho da empresa, além de gerar equipes mais produtivas e alinhadas. Porém, muitos gestores encontram dificuldade nessa missão e assumem a maior parte das responsabilidades, o que pode resultar em sobrecarga de funções, desmotivação dos funcionários, entre outras complicações.

Nesse artigo você verá a importância de delegar tarefas e dicas de como fazer isso da melhor maneira possível.

O que significa delegar tarefas, afinal?

Delegar tarefas é o ato de dividir as responsabilidades com a equipe, aproveitando as competências e as características de cada membro do grupo para otimizar o trabalho e melhorar o desempenho de todos.

Essa deveria ser uma conduta comum, mas algumas pessoas encontram dificuldades com isso. Tal fato pode estar relacionado com a falta de habilidade para dividir atividades, pouco conhecimento das competências dos colaboradores, entre outros fatores.

Qual a importância de delegar tarefas?

A importância de delegar tarefas se deve a sua direta vinculação com uma adequada gestão de nosso tempo. Delegar consiste em dotar a um trabalhador o poder, autonomia e responsabilidade para tomar decisões, resolver problemas e realizar tarefas sem a necessidade de nossa supervisão.

Muitas vezes, a delegação de tarefas pode ser um processo difícil para os empresários, diretores ou empreendedores, por não ter a confiança necessária em seus funcionários ou por pensar que ninguém pode fazer as coisas tão bem, quanto eles mesmos.

Nessas ocasiões quero que tome a consciência da importância de delegar funções conhecendo os grandes benefícios que ela carrega.

No entanto, é necessário buscar formas de resolver essa questão, pois delegar tarefas será vantajoso para a empresa e para a gestão da equipe, evitando a sobrecarga de trabalho – o que pode afetar a qualidade de vida e o desempenho profissional. Além disso, centralizar todas responsabilidades gera desmotivação nos colaboradores, uma vez que demonstra uma certa desconfiança quanto à capacidade deles.

Quais os principais benefícios de delegar tarefas?

A atitude apresenta uma série de benefícios. A principal delas provavelmente está relacionada ao desempenho com o trabalho, mas o ato de delegar tarefas ainda pode ser positivo para outras situações, como:

Otimização do tempo

Quem tem muitas atividades acaba levando mais tempo para entrega-las. Sendo assim, ao contar com a cooperação de outras pessoas, você terá uma otimização do tempo e terá projetos finalizados com mais rapidez e qualidade, sobrando tempo para focar em outras operações que também sejam significativas para os resultados do empreendimento.

Diminuição da sobrecarga de trabalho

A sobrecarga de trabalho pode gerar estresse, desmotivação e comprometer a qualidade das atividades. Delegando tarefas você evita uma rotina desgastante, sem horário para pausas ou tempo para cuidar da saúde e aproveitar a família, por exemplo. A atitude será positiva tanto para quem está sobrecarregado, quanto para toda sua equipe, já que resultará em um ambiente mais saudável.

Comprometimento

Quando um time trabalha unido, o comprometimento e a motivação para alcançar os resultados são maiores. Por isso, não deixe de compartilhar os objetivos da empresa, dividir responsabilidades, abrir espaço para ouvir opiniões e comentários e incentivar a participação dos outros colaboradores.

Dicas de como delegar tarefas de forma mais eficaz

Defina o que você quer fazer e o que quer alcançar com isso

É importante destacar que delegar não é mandar, não é pedir que o outro faça algo de forma pontual ou tirar um peso morto de nós. Delegar exige critério, sentido e estratégia.

O primeiro passo para delegar de forma eficaz é definir com exatidão quais tarefas ou funções são necessárias delegar, que ações concretas devem acontecer para a pessoa a quem vou delegar execute adequadamente a tarefa e ter muito claro o que se quer alcançar com ela. É muito importante que a pessoa a quem se delega esteja consciente do objetivo da delegação, do para quê e do propósito.

Escolha a pessoa certa para realizar a tarefa

Muitas vezes delegamos tarefas para quem está mais perto, em quem mais confiamos ou com quem melhor nos entendemos. Outas vezes nos empenhamos em delegar tarefas para alguém que vemos potencial ou porque consideramos que tal pessoa teria tempo para assumir a tarefa.

É necessário ter em conta o nível de preparação e de motivação que a pessoa para quem iremos delegar uma tarefa tenha, para assumir esse compromisso. A combinação de ambos os fatores é a chave para tomar decisões sobre delegar a tarefa para aquela pessoa ou não.

Estabeleça indicadores de resultados e prazos

Como já falamos acima, delegar tarefas implica em estabelecer claramente os objetivos finais daquela ação, por isso é necessário que se obtenha indicadores de resultados e prazos.

Sem eles, ninguém estará seguro de que as coisas estão saindo bem e você seguirá apegado ao controle da tarefa, que impedido de aproveitar os benefícios da delegação.

Proporcione Feedbacks

Outra dica importante para o funcionamento da delegação de tarefas é fazer sessões de acompanhamento. A principio mais frequentes e depois sessões mais espaçadas.

Durante as sessões de acompanhamento da tarefa, uma das ferramentas mais eficazes é o feedback. Essa é a oportunidade perfeita de analisar os progressos e oferecer dicas de melhora, caso seja necessário.

Delegar te permite crescer como líder e fazer com que seus colaboradores também cresçam. Agora que você já sabe como delegar tarefas é hora de experimentar abrir mão um pouco do controle e dar a possibilidade para que seus colaboradores e sua empresa possam crescer juntos.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!