Comunidade: Valor essencial de um coworking

Comunidade
3 minutos de leitura

Mais do que uma estação para trabalho com wifi e café a vontade, o coworking é uma comunidade feita por empresas e empreendedores o que agrega muito para a projeção de novos negócios.

Sendo assim, você tem ao seu alcance um imenso potencial para networking e geração de novas parcerias. Além de tudo, a união de empresas e indivíduos em diferentes hierarquias, grupos demográficos, empreendimentos e habilidades serão essenciais para construção de uma comunidade forte e com o crescimento sustentável dos negócios.

Pensando nisso, no artigo de hoje iremos falar sobre o que é a comunidade no ambiente de coworking e porque ela é tão importante para o seu funcionamento.

Afinal, o que é uma comunidade?  

Segundo um estudo realizado com 118 pessoas de diferentes origens sociais e étnicas, em 2001, o termo comunidade ficou definido como “um grupo de pessoas com características diversas unidas por vínculos sociais, que compartilham perspectivas comuns e se engajam em ações conjuntas em localidades ou ambientes geográficos”.

Quando falamos de uma comunidade de coworking, estamos falando de uma sensação de pertencimento que permeia todo o espaço, fazendo com que os membros estejam cada dia mais conectados.

Conexões que vão além do espaço compartilhado

Interações sociais e aprendizado mútuo também são incentivados por espaços de trabalho compartilhado. Esses espaços são projetados especialmente para que ocorra essa troca, afinal tudo é dividido com outras pessoas, seja o tempo que você passa na copa tomando café ou a utilização da área da impressora.

O objetivo desses espaços de convivência são justamente solidificar o vínculo entre diferentes colegas e indivíduos, assim como entre empresas e seus funcionários. De modo que seja possível compartilhar histórias e criar laços de amizade que se mantêm dentro e fora do trabalho.

Comunidade gera pertencimento

Muitas das empresas que trabalham em espaços compartilhados possuem uma sede fixa e várias regionais. Em certos casos, os colaboradores estão espalhados por diversos países, estados e cidades. Nem sempre existe um escritório fixo para que esses profissionais se instalem e isso pode gerar um desconforto.

Isso acontece porque ao trabalharem sozinhos, na maior parte dos casos em casa, esses profissionais se sentem “excluídos”. Essa sensação faz com que ele não se sinta parte da empresa, enfraquecendo o que poderia ser uma comunidade forte.

Ao enviar equipes menores para trabalhar em um coworking, esses colaboradores adquirem o sentimento de pertencimento novamente.

Oportunidades de negócios

A colaboração não se limita a aprender com o outro. As empresas que atuam em coworking geralmente encontram necessidades corporativas mútuas e podem colaborar em um nível de negócios para melhorar seu escopo de trabalho também.

A existência de um ambiente de negócios altamente favorável é fundamental para o sucesso dos espaços de coworking. Ele abre as portas para um mundo de infinitas possibilidades, liderado por alianças de negócios e troca de ideias por meio de inovações e associações business to business (B2B).

Podemos perceber o quanto espaços compartilhados fazem bem não só aos negócios como as pessoas que trabalham nessas empresas e geram muitos frutos.

Agora que você já sabe o que te espera em um ambiente de coworking, que tal começar na unidade Coworking Town mais próxima? Estamos te aguardando!

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!