ROI: O que é e como calculá-lo

ROI
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Dentre os indicativos econômicos relacionados ao mundo dos negócios, talvez o retorno sobre investimento (em inglês return on investiment ou ROI) esteja entre os mais importantes.

É um termo muito comum em análise e investimentos, sendo usado principalmente para identificar retornos financeiros, tanto potenciais como passados.  A métrica do ROI mostra, através de uma taxa de retorno, quanto um investidor ganhou (ou perdeu) em relação ao valor aplicado em um determinado investimento, dando ao mesmo tempo uma análise sobre o que aconteceu e uma perspectiva sobre o futuro.

Nesse artigo iremos te mostrar o que é o ROI e como podemos calculá-lo para tomar decisões mais assertivas em sua empresa.

O que é o ROI?

Como já falamos, ROI significa Return on Investiment ou Retorno sobre Investimento. Esse é uma das métricas mais usadas para que a empresa consiga mensurar seus ganhos com os investimentos que realiza. O ROI é utilizado para avaliar e classificar a atratividade de várias alternativas de investimento diferentes.

A simplicidade e versatilidade do ROI são ótimas vantagens, uma vez que ele pode ser usado tanto para avaliar o retorno potencial de um único investimento quanto para comparar os retornos de vários investimentos.

Receita e custo, o que são?

Para continuarmos falando sobre ROI, precisamos primeiro explicar o que significa custo e receita.

Bom, custos são os valores gastos que permitem o funcionamento dos negócios. Uma empresa que realiza vendas online, por exemplo, precisa arcar com a hospedagem do site, despesas com internet, utilização da plataforma, etc.

Já a receita são os valores arrecadados através das vendas. Se a mesma empresa, que realiza vendas online, quiser saber sua receita, ela terá que calcular toda a arrecadação conquistada pelas vendas.

Como calcular o ROI?

A maneira mais fácil de calcular o ROI é com essa fórmula:

ROI = (Receita – Custo) x 100

Custo

A fórmula pode ser usada de modo mais abrangente, para analisar o negócio como um todo, ou de modo mais específico, para avaliar um projeto ou área individualmente.

Trabalhando dessa forma, é possível identificar erros e problemas em qualquer parte do negócio.  Além de tudo, o resultado final será em porcentagem, que facilita a comparação entre o ROI de diferentes ações ou estratégias.

Como saber se seu ROI está bom ou ruim?

Para explicarmos melhor essa métrica vamos usar como exemplo a loja virtual que citamos acima, digamos que ela tenha recebido R$ 35.000,00 em vendas e que os custos para que ela continue operando sejam de R$ 5.000,00. Nesse caso o ROI seria de:

ROI = (35.000 – 5.000) x 100

5.000

ROI = (30.000) x 100

5.000

ROI = 600%

A loja virtual teria um ganho de 600%, ou seja, a cada R$ 1,00 investido, a empresa está recebendo R$ 6,00 de lucro. Esse resultado pode variar bastante, tudo depende da ação realizada, do planejamento, da execução, entre outros detalhes.

O importante é que com o cálculo do ROI em mãos, é possível analisar vários pontos do negócio, como por exemplo:

  • O que foi feito (ou deixou de ser feito) que pode ter influenciado no resultado?
  • Suas campanhas possuem um retorno parecido com o dos seus concorrentes?
  • Sua empresa possui resultados melhores do que as demais do mesmo setor?

Em nosso exemplo, o resultado foi positivo, mas ele pode ser negativo.

Resultados negativos significam que o investimento faz a empresa perder dinheiro e por mais que essa não seja uma boa notícia, essa informação permite que a empresa investigue o problema e faça as mudanças necessárias.

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