Conheça 4 boas práticas de trabalho a distância

3 minutos de leitura

O trabalho a distância vem crescendo bastante no país. Um dos motivos é que ele traz benefícios tanto para os empregados e/ou profissionais autônomos quanto para as próprias empresas.

Essa nova possibilidade gera mais flexibilidade e liberdade às pessoas contratadas para realizarem essas demandas. O contratante, por sua vez, consegue uma redução de custos, especialmente em relação à estrutura do local, sem perder a qualidade do trabalho produzido.

Para quem deseja atuar nessa área ou para aqueles que já atuam e querem melhorar a sua performance, é importante conhecer algumas boas práticas para realizar as atividades com êxito. Listamos 4 delas para serem aplicadas no cotidiano do trabalho a distância:

1. Definir um cronograma de trabalho

Aqui precisamos considerar duas hipóteses: quando há exigência de cumprimento de horário ou quando o ganho é por produção.

Na primeira, já que o horário é definido, é preciso estabelecer quais tarefas devem ser realizadas primeiro, considerando o grau de importância de cada uma delas. Isso ajuda a criar uma rotina mais favorável e contribui para a melhoria da produção.

Em relação à segunda, é importante ter em mente algumas regras para não se perder no meio de atividades pessoais ou familiares, já que o trabalho home office gera essa aproximação.

É importante conhecer a fundo a sua rotina para definir os melhores horários e conscientizar as demais pessoas e a si mesmo que aquele é o seu momento de trabalho, dessa forma é possível produzir mais e com mais qualidade.

2. Evitar possíveis distrações

Continuando com a importância de estabelecer regras que favoreçam a realização das tarefas, um dos principais empecilhos que os trabalhadores remotos encontram é o número de distrações.

Não ter um chefe vigiando permite que você navegue à vontade na internet ou verifique as mensagens do seu celular a toda hora. Essa liberdade pode ser interessante, mas também pode ser prejudicial para o trabalho.

É preciso estar atento a esse fato para não deixar que ele se torne um grande problema. Pense bem, se você tem maior liberdade e flexibilidade em relação ao tempo, por que deixar as distrações tomarem conta do seu horário de trabalho? Separe um momento para o lazer e encaixe as demais atividades nesse tempo.

3. Montar uma estrutura adequada

Normalmente, o trabalho remoto não exige uma grande estrutura. Porém, isso não quer dizer que você não precisa dar atenção aos elementos que fazem parte dela.

A principal dica é ter um espaço só seu, exclusivamente reservado para suas atividades laborais a fim de não causar confusão com as demais da sua rotina.

Focar no seu conforto também é importante, então sempre valorize bons equipamentos como uma cadeira adequada e aspectos importantes como a qualidade da iluminação.

Uma solução válida está relacionada aos espaços de coworking, nos quais você já tem uma estrutura montada e pode fugir do isolamento de trabalhar sozinho, fator que incomoda muitas pessoas.

Eles também contribuem para motivar, afinal, você verá diversos outros profissionais trabalhando a todo vapor e não vai querer ficar para trás em termos de resultados.

Ampliação do networking, aprendizado com outros empreendedores, interação social e um ambiente que se molda à sua realidade são outras vantagens desse sistema.

4. Estabelecer metas

O trabalho remoto gera uma preocupação natural com a produtividade, então um dos meios mais eficientes para solucionar isso é utilizando as metas individuais. Quando você já tem uma boa estrutura e um cronograma de trabalho, as metas surgem como a “cereja do bolo” para gerar os resultados desejados.

Você pode utilizá-las não só a favor da qualidade do seu trabalho, mas também para suas questões pessoais. Um exemplo disso é criar a meta de trabalhar um pouco mais por dia para ter a sexta-feira livre.

Caso você trabalhe por produção é possível, em alguns casos, trabalhar mais em um mês para ter certa folga financeira e temporal no outro.

Viu como são diversas as possibilidades que o trabalho a distância permite e como são todas viáveis se bem planejadas e com foco total na produtividade? Seguindo essas dicas é possível melhorar sua rotina de trabalho e resultados!

Quer conferir outras dicas? Então assine a nossa newsletter e receba um conteúdo valioso diretamente no seu e-mail!