Controle de qualidade: Como garantir em sua franquia?

Controle de Qualidade
3 minutos de leitura

Controle de qualidade é um termo geralmente relacionado à indústrias. Porém, mais do que nunca é um assunto relevante para empresas. Quando falamos de um negócio novo, mesmo aquele com relativa segurança com uma franquia, precisam de muita atenção e trabalho, especialmente durante os primeiros anos.

Não existe uma formula mágica que você possa seguir para tornar seu negócio um sucesso. No entanto, existem alguns pontos importantes aos quais você deve sempre prestar atenção especial, pois eles ajudam o seu negócio a permanecer estável e a melhorar com o tempo. E controle de qualidade é um dos pontos que podemos destacar.

O que é controle de qualidade?

Controle de qualidade é um sistema adotado por empresas para medir a qualidade dos produtos e serviços, avaliando se estão de acordo com suas especificações técnicas. Um sistema que torna o processo unificado, uma vez que confere a ele um padrão e requisitos a serem seguidos buscando aperfeiçoar as relações de compra e venda e satisfazer o consumidor final com a qualidade do produto.

Embora direcionado para indústrias, seus princípios podem ser utilizados no segmento de serviços e em áreas distintas.

Qual é a função do controle de qualidade para franquias?

Realizar um controle de qualidade frequente e uma franquia visa à redução de erros na entrega do produto ou serviço ao consumidor final. Além disso, também se compromete em manter o padrão visual da rede.

Com uma rede de franquias distribuindo seus produtos e/ou serviços em unidades comandadas por terceiros, é preciso que a franqueadora tenha métodos e profissionais para manter este controle sobre a qualidade. A necessidade de padronizar as redes de franquias está entre os principais cuidados que os donos de negócio devem ter, pois o padrão é a identidade de franchising.

Como fazer um controle de qualidade eficiente?

Padronização de processos

Ter uma franquia é sinônimo de alinhamento entre a marca e suas unidades. Portanto, todo investimento em padronização é bem vindo e costuma gerar bons resultados.

Mapear e registrar todos os processos necessários para chegar ao produto final ajuda com o controle de qualidade. Uma forma de fazer isso é utilizando um manual, onde são detalhados os processos para operação da unidade, de forma que todas repliquem os mesmos processos, garantindo um produto padronizado.

Treinamento

Para conseguir um bom padrão de qualidade em sua rede, você precisa contar com franqueados e colaboradores bem preparados. Investir em treinamentos é a garantia para que isso aconteça.

Com todos os franqueados alinhados com os procedimentos e padrões da rede, o controle de qualidade se torna mais fácil. Com treinamentos qualificados e bem estruturados, as unidades passam a replicar com facilidade o padrão de qualidade, já que todos estarão cientes e engajados para entregar um produto e/ou serviço com a qualidade da marca.

Suporte

Um dos maiores causadores de reclamações por parte dos franqueados é o suporte e a transmissão do know-how sobre o negócio.

Ter um analista de controle de qualidade ou um auxiliar de controle de qualidade que trabalhe em conjunto com a franqueadora para atender às necessidades das franquias pode ser uma boa opção. Unidades podem ter problemas de organização da sua gestão para manter o controle de qualidade. Um profissional especializado diminui a carga de trabalho do franqueador e dando qualificação na ajuda aos franqueados.

Tecnologia

Uma das melhores alternativas para gerenciar redes de franquias é a tecnologia. Por meio de sistemas, o franqueador pode estabelecer canais de diálogo com os franqueados, disponibilizar manuais, promover treinamentos e utilizar ferramentas de qualidade, como os checklists.

Investir em um sistema para aperfeiçoar a realização do controle de qualidade é a melhor opção para sua rede.

Coworking Town, a melhor opção de negócio:

Como podemos ver durante todo o artigo, ter uma franquia não é uma tarefa fácil. São vários os desafios enfrentados até chegar ao momento da abertura do negócio e vários outros desafios durante o funcionamento, por isso é muito importante analisar bem a empresa a qual está se franqueado.

Você precisa contar com uma empresa sólida no mercado e que dê total suporte, como é o caso do Coworking Town. Nossos franqueados contam com vários treinamentos e manuais para conseguirem gerir suas unidades com excelência garantindo o controle de qualidade da marca. Além disso, contamos com um time engajado e disposto a dar todo o suporte necessário para o bem estar do seu negócio.

Em resumo podemos dizer que o controle de qualidade tem um objetivo muito maior dentro de uma franquia. Agora que você já sabe como é importante para o seu negócio manter o controle de qualidade fica muito mais fácil evitar o descuido com esse tópico.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!