Criação de Conteúdos: YouTube como fomentador de negócios
Atualmente, o YouTube é o segundo maior site de buscas do mundo, perdendo apenas para o Google. Tamanha importância vem chamando cada vez mais atenção das empresas, trazendo resultados expressivos até para as pequenas e médias empresas que estão passando a focar nessa plataforma para criação de conteúdos.
De acordo com um estudo feito pela plataforma, conduzido pela consultoria Oxford Economics, através de pesquisas com 3.900 usuários, 900 criadores de conteúdo e 500 negócios, mostra que no Brasil em 2020 o ecossistema criativo do YouTube contribuiu com R$ 3,4 bilhões para o PIB (Produto Interno Bruto), gerando 122 mil empregos no período.
Dados adquiridos nas entrevistas indicaram que 68% dos empreendedores criativos afirmam que o YouTube trouxe oportunidades adicionais que ultrapassaram a plataforma; 88% disseram que a plataforma teve um impacto positivo em seus objetivos profissionais; e 77% dos criadores concordaram que o YouTube oferece uma oportunidade de criar conteúdo e ganhar dinheiro que não receberia da mídia tradicional.
Além disso, 87% dos negócios que possuem um canal afirmam que o YouTube os ajuda a entender seus consumidores; 85% acreditam que a plataforma tem um importante papel no crescimento da base de clientes; 92% das pequenas e médias
empresas concordam que estar no YouTube contribui para que clientes encontrem seus negócios mais facilmente; e 85% das pequenas e médias empresas que anunciam no YouTube concordam que os anúncios do YouTube ajudam a aumentar suas vendas.
Crescimento em potencial
A mesma pesquisa foi feita em países como EUA, Canadá e Austrália. Nos EUA, por exemplo, o impacto do YouTube no PIB foi de US$ 16 bilhões em 2019. Mesmo com as diferenças entre os mercados de mídia brasileiro e americano, os dados nacionais parecem indicar que há espaço para crescimento por aqui.
A quantidade de canais brasileiros que faturam mais de R$ 10 mil reais em publicidade cresceu 70% em 2020. Mais de 2 mil canais nacionais têm 1 milhão de assinantes no Brasil, uma alta de 30%.
Outra característica do serviço é a diversidade cultural. Entre os usuários, 94% acreditam que os vídeos são ricos nesse sentido e 78% dizem ter acesso a conteúdo que não está disponível em mídias mais tradicionais.
Novas maneiras para criação de conteúdos
Outra plataforma de vídeo que vem crescendo muito é o TikTok. Segundo estatísticas divulgadas pela plataforma em 2019, em contas que possuem mais de 100 mil seguidores , um vídeo postado causa engajamento de 5,3% dos usuários que o assistem.
A rede social, hoje em dia, vai além das famosas dancinhas e já se tornou uma porta de entrada para o planejamento de conteúdos digitais por pequenos empreendedores que começam mostrando os bastidores de seus negócios e de repente podem se ver lotados de pedidos se seus vídeos viralizarem.
E empresas de grande porte vem seguindo o mesmo caminho e tentando se estabelecer na plataforma. Nestlé e Havaianas, por exemplo, já começaram a criar ações exclusivas para a nova rede social.
O presente nos mostra que já chegamos ao futuro digital, o modelo de consumo mudou e para estar no radar é necessário se adaptar e estar aberto as inovações. A criação de conteúdos pode abrir caminhos para grandes oportunidades.