Cultura da Empresa: Por que é fundamental investir nela
Em sua essência, a cultura de uma empresa é o conjunto compartilhado de valores, comportamentos e visão que determinam como e por que as coisas são feitas na sua organização.
Além disso, uma boa cultura empresarial pode ajudar seu negócio a ter sucesso. Todos nós já ouvimos a frase de Peter Drucker “a cultura come a estratégia no café da manhã” e, realmente, se a sua cultura não estiver devidamente alinhada com a estratégia, você terá problemas. Não a toa, a cultura da empresa também é um fator crítico para adquirir e reter os melhores talentos e fator fundamental no sucesso de uma empresa atualmente.
Por conta de tudo isso, fizemos esse artigo para você conhecer os principais pontos, saber como implementar e gerenciar com sucesso a cultura da sua empresa.
A base da cultura da empresa
Valores e Princípios
Os valores da empresa são como as organizações definem os pilares básicos de sua identidade e princípios que também afetam a maneira como conduzem seus negócios. Cada empresa tem um conjunto único de valores essenciais e eles apoiam a visão e os processos de tomada de decisão dentro da organização.
Após definir os valores, você tem que vive-los. Isso significa usá-los como princípios orientadores ao tomar decisões em todos os aspectos do negócio: contratação de novos funcionários, desenvolvimento de políticas da empresa, decisões de atendimento ao cliente, etc.
Código de Cultura
Pense em um código de cultura como o manual do funcionário que explica especificamente a cultura da empresa. Ele deve incluir:
• Declaração de missão
• Valores fundamentais
• Como trabalhar e viver de acordo com seus valores
• Quaisquer tradições da empresa
• Quaisquer crenças compartilhadas adicionais
Em outras palavras, deve delinear o que a cultura significa para sua empresa. Um código de cultura pode ser um manual rígido, uma apresentação virtual, um documento. Qualquer que seja a forma que assuma, deve ser bem documentado e claramente distribuído por toda a empresa.
Liderança
CEOs e conselhos executivos constituem o epicentro da cultura da empresa . Em primeiro lugar, um CEO dá o exemplo com seu próprio comportamento. Eles têm o poder de levar as empresas a alto desempenho e lealdade ou, como em casos como o escândalo da Enron, exatamente o contrário. O poder do CEO e da equipe executiva fica ainda mais claro quando você considera as culturas de empresas com CEOs muito diferentes.
O engajamento dos funcionários é um resultado direto de uma cultura empresarial de alto desempenho. Por quê? Porque as culturas de alto desempenho definem claramente comportamentos e normas saudáveis e de apoio. Os funcionários entendem claramente sua cultura e o que se espera deles.
Formando a Equipe
Diversidade
Uma cultura forte não pode existir sem foco na diversidade. Uma pesquisa da Glassdoor descobriu que 67% das pessoas, consideram a diversidade um fator importante ao decidir onde trabalhar, por exemplo.
Para atrair os melhores talentos, então, é fundamental incorporar a diversidade ao local de trabalho. Além disso, a diversidade tem um desempenho melhor e pode fomentar a inovação.
Recrutamento
Para alcançar esse nível de engajamento e cultura, é preciso ter um recrutamento eficiente. Um dos maiores exemplos de sucesso nessa estratégia é o Nubank, que usa o recrutamento como meio para agregar a sua cultura, já bem definida desde a constituição da empresa. Para alguns departamentos de recursos humanos, a cultura é tão importante que se torna um valor em si mesma. Empresas como HubSpot e a Zappos são excelentes exemplos disso.
Aproveite para verificar o código de cultura da Netflix e se inspirar. Este conjunto de slides que se tornou viral foi publicado originalmente como um recurso de recrutamento.
Satisfação
Em última análise, uma cultura forte só pode existir quando os funcionários começam a se sentir mais confortáveis uns com os outros. Por isso, planeje eventos de diferentes tipos e ofereça oportunidades para que os funcionários se envolvam com colegas de diferentes departamentos.
Utilize de técnicas como O Net Promoter Score do funcionário (eNPS), um conceito que se baseia no sistema NPS, permitindo que os empregadores avaliem e obtenham um feedback instantâneo da disposição dos funcionários de serem embaixadores da empresa, defendendo o emprego lá.
Embora muitos líderes pensem que fazer perguntas para os funcionários por si só podem melhorar sua organização, pesquisas mostram que melhorar a cultura geral é uma maneira muito mais eficaz de melhorar os resultados dos negócios e impulsionar o crescimento. O engajamento dos funcionários, portanto, é um resultado direto de uma forte cultura da empresa.
Trabalho Remoto
Liberdade
Uma cultura corporativa que prioriza a equipe normalmente oferece flexibilidade e um nível de autonomia para garantir a felicidade do funcionário. Por exemplo, a Netflix oferece a seus funcionários um ano inteiro de licença familiar ilimitada, o que permite aos funcionários a oportunidade de decidir o que funciona melhor para eles.
A Netflix também incentiva a tomada de decisões independentes e uma cultura na qual as informações são compartilhadas abertamente. Isso é possível a partir de um alinhamento muito forte entre todas as lideranças e um processos de integração.
Novos Funcionários
À medida que mais empresas optam por contratar funcionários remotos, elas enfrentam o desafio de criar um processo de integração que atenda a esse objetivo para funcionários virtuais. Não ter oportunidades de se relacionar por meio de reuniões pessoais não é a situação mais ideal para uma nova contratação. Mas existem maneiras de preparar um programa de integração para funcionários remotos para minimizar as desvantagens.
Hoje em dia é fácil usar software de videoconferência e mensagens internas para apresentar sua nova contratação aos colegas de trabalho. Isso permite que os novos contratados se sintam mais confortáveis em conversas que criam vínculos pessoais. Também é importante que os funcionários virtuais tenham uma noção de como sua organização se parece e opera. Se você já tem imagens ou vídeos de dentro de seus escritórios, pode preparar tours virtuais que dão aos trabalhadores remotos uma noção do ambiente da empresa.
Você e o funcionário remoto devem ter clareza sobre os valores da empresa, os objetivos da equipe e as metas individuais. Você também deve estabelecer prazos para treinamento, revisões e metas de desempenho.
Criatividade
Como descobrimos nos últimos meses, trabalhar em casa significa não consumir muito tempo no trajeto e, pelo menos em teoria, melhor flexibilidade entre trabalho e vida pessoal.
Entretanto, mesmo depois de muitos meses, as vídeo conferências ainda não parecem uma solução permanente para a colaboração pessoal, e provavelmente nunca serão. Depender inteiramente dessa forma de comunicação também prejudica as oportunidades de crescimento pessoal e coletivo.
Nesse sentido, a criatividade é vital para permitir que as empresas projetem novos produtos ou desenvolvam seus serviços, atraiam novos clientes e avancem em direção ao crescimento sustentável. Mas isso requer na imensa maioria das vezes interação humana real.
Espaços de Coworking
Para muitas empresas, atualmente existe um vazio entre ficar em casa, em um ambiente controlado e confortável, ou há o salto de fé que é necessário para voltar a um ambiente que, depois de muitos meses, parece distante e inseguro.
Tudo começa com um local de trabalho seguro e com a educação das pessoas sobre práticas seguras, mas também requer muito da flexibilidade que vimos nos últimos meses. Em vez do pensamento arcaico das nove às cinco, as empresas devem abraçar a flexibilidade e permitir que as pessoas tomem decisões práticas, escolhendo os melhores dias e horários para trabalhar.
Os espaços de coworking também configuram uma grande alternativa para manter algumas equipes juntas em espaços descentralizados espalhados pelas cidades. Estes locais operam com rígidos protocolos de segurança e normalmente estão muito mais próximos das casas dos funcionários que o centro da cidade.
Cuide da sua cultura
Documentação
O primeiro passo para ter uma cultura forte – que leva a um forte engajamento – é documentá-la. Sua cultura é o DNA e a espinha dorsal de sua organização. Como você faria com qualquer estratégia ou objetivo de negócios, defina-o claramente!
Isso pode ser em uma apresentação, um manual do funcionário, seu sistema de intranet – ou todos os itens acima. Depois de fazer isso, distribua amplamente sua cultura documentada.
Comitê de cultura
As equipes de cultura e os diretores de cultura assumem muitas formas e formatos. Dependendo da organização, pode ser uma equipe dedicada, um parceiro terceirizado ou um subconjunto voluntário de sua equipe de RH . Qualquer que seja a configuração que você tenha, esta equipe define a agenda de como, por que e para onde a cultura da sua empresa está indo.
A cultura da empresa não é um tema leve e não é um objetivo isolado de um departamento ou de uma pessoa da empresa. É uma parte universal e indispensável do que faz sua empresa ter o melhor desempenho – ou não.
Longo prazo
Os profissionais altamente qualificados priorizam componentes culturais , como os valores da empresa e as oportunidades de crescimento. Você notará que essas considerações não são vantagens, mas sim aspectos da cultura organizacional. Isso pode ser um diferencial importante e uma ferramenta poderosa para atrair os melhores talentos.
A cultura funciona melhor quando é claramente definida e claramente apontada na direção estratégica que uma empresa deseja seguir. Para empresas que desejam crescer e prosperar, talvez o melhor slogan seja “a estratégia precisa de cultura para o café da manhã” e sua cultura precisa ser cultivada regularmente para obter valor a longo prazo.