Criatividade e inovação: entenda o valor do coworking

2 minutos de leitura

Em tempos de evoluções tecnológicas cada vez mais rápidas, ter criatividade e inovação para algumas empresas deixou de ser um diferencial para se tornar questão de sobrevivência. Pode parecer exagero, mas a taxa de mortalidade das microempresas antes do 2º ano passa dos 45%, de acordo com estudo do Sebrae. E a falta de atualização e inovação foi apontada como um dos principais motivos para isso.

Para não fazer parte dessa temida estatística, as empresas que usam um coworking têm uma bela vantagem. Neste post, vamos mostrar como compartilhamento de escritório é vantajoso para a criatividade e inovação da sua empresa. Acompanhe:

Quais são os benefícios do uso do coworking

O coworking é uma tendência mundial no mundo dos negócios. Ele surgiu da necessidade das empresas de reduzirem os custos fixos para manterem suas atividades.

O compartilhamento de infraestrutura tem uma série de benefícios, principalmente para profissionais autônomos e empresas com poucos funcionários. A economia financeira é o benefício mais buscado por quem opta pelo coworking, mas não é o único que acabam recebendo.

Outro benefício bastante percebido pelas empresas que usam uma infraestrutura compartilhada é o aumento de parcerias e networking. Ao compartilhar o mesmo espaço de trabalho com outras empresas, uma conversa de corredor pode acabar em um bom negócio, por exemplo.

Como o coworking ajuda na criatividade e na inovação

Por se tratar de um espaço compartilhado entre várias empresas, em uma mesma sala você pode estar sentado com gente de áreas de conhecimento completamente diferente da sua.

Além disso, são pessoas com vários sonhos, personalidades, histórias de vida… Toda uma diversidade reunida bem ao seu alcance. Então por que não aproveitar? A seguir, vamos dar algumas dicas de como fazer isso:

Converse com as pessoas das outras empresas

Temos a tendência de conversarmos apenas com nossos pares. Mas isso é muito limitado diante da grande possibilidade de novos assuntos que temos em um coworking.

Aproveite os momentos de pausa para o café para puxar conversa com a pessoa que está ao seu lado. Ela pode lhe dar insights incríveis apenas por enxergar uma situação de outra perspectiva.

Fique atento aos assuntos discutidos dentro da sala

Sabemos que não é nada educado ouvir a conversa alheia, mas, nesse caso, não é bem assim.

Em uma sala compartilhada, é difícil afirmar que uma conversa em tom de voz normal entre 2 pessoas seja um assunto particular. Algumas vezes, podem ser notícias interessantes ou mesmo a discussão sobre um tema para lá de relevante.

Esteja atento, pois em algum momento o assunto pode ser do seu interesse!

Participe das confraternizações

Por mais que o coworking seja um ambiente diferente de uma empresa tradicional, ele ainda é um local de trabalho. E isso acaba limitando alguns assuntos e o tempo de cada conversa.

Assim como qualquer local de trabalho, as pessoas estão sempre marcando reuniões fora do expediente para dar uma relaxada.

Participar dessas reuniões informais ajuda diversificar os assuntos das conversas e promover uma interação melhor entre as pessoas, além de ajudar a abrir a mente para outros pontos de vista.

O coworking é um espaço fértil e propício para a criatividade e inovação. Basta estar aberto a esta possibilidade.

Se você quer saber mais sobre o coworking e como ele pode ajudar a sua empresa, entre em contato com a Coworking Town!