Design Thinking: O que é e qual a sua importância?
Você já escutou o termo Design Thinking? É uma metodologia utilizada para oferecer produtos e serviços de acordo com a necessidade real dos clientes. É uma prática cada vez mais utilizada por empresas que desejam aperfeiçoar seus serviços de forma simples, ágil e bem planejada.
Pensando nisso, resolvemos explicar o que é essa metodologia e qual a sua importância para as empresas atualmente.
O que é Design Thinking?
O Design Thinking é uma técnica criada para as pessoas resolverem problemas e desafios de forma prática e criativa. Como podemos deduzir, o método que foi popularizado nos anos 90 foi inspirado pela área de Design, principalmente, na essência dos designers, que é buscar soluções criativas.
Em resumo, estamos falando de um know-how usa a sensibilidade humana para definir processos e, posteriormente, entender como é possível colocar as demandas em prática.
Como funciona o Design Thinking
Com o foco na experiência do consumidor ou do público alvo, o design thinking é um conjunto de práticas e processos, um método que propõe uma nova abordagem aos problemas.
A grande diferença desse método é que ele parte da solução e não do problema, como é comum. A observação da rotina gera questionamentos sobre o que as pessoas querem ou precisam, desafiando a metodologia a responder criativamente a tais necessidades e desejos.
Como aplicar o Design Thinking na minha empresa?
O design em suas concepções primárias, sempre foi focado muito mais na arte do que na razão pela qual ela havia sido criada. Mas, muitas vezes o desenho não solucionava o problema do produto e muitas vezes nem o produto solucionava o problema do cliente, o que é muito pior.
Dessa forma, o design thinking entra nesse vácuo para enxergar novos caminhos através da perspectiva do consumidor final.
Confira alguns exemplos práticos de como usar essa perspectiva nas diversas áreas e tarefas de sua empresa:
- Os times comerciais podem utilizar técnicas dessa abordagem para desenvolver uma capacidade superior de enxergarem “com os olhos dos clientes” e, assim, contarem com estratégias mais poderosas de persuasão.
- No núcleo estratégico a análise consiste em encontrar padrões no passado que possam ser repetidos no futuro. O design thinking pode auxiliar os gestores a encontrarem soluções totalmente inovadoras, sem olhar para o passado, mas sim para as expectativas e desejos atuais do consumidor final.
- Etapas de interrogatório, ideação e prototipação auxiliam o processo criativo, por isso o brainstorm é tão importante para o design thinking.
Veja um case de sucesso
Um case de sucesso a partir desse método é o da Natura. A empresa precisava criar produtos para cabelos, só que 30% mais baratos do que os produtos de linha mais simples de marcas concorrentes. Além disso, o impacto ambiental precisava ser reduzido em 50%.
Usando o design thinking a Natura descobriu que os consumidores têm o hábito de comprar somente os refis de shampoos e condicionadores para economizar espaço e, claro, dinheiro. A partir disso, foi criada a linha de cosméticos chamada SOU com suas embalagens que parecem refis (são saquinhos) que ficam em pé e contém tampa. Muito prático!
Essa perspectiva colaborativa não se detém apenas a grandes empresas, cada vez mais observamos pequenas e médias adotando essa prática. Assim que é entendido e posto em prática o design thinking é capaz de criar um ambiente propício a inovações gerando soluções mais assertivas.
O Design Thinking existe para ser usado a seu favor, em benefício do seu negócio. Por isso, não deixe de aplicar em seu dia a dia.