Dicas de etiqueta: Utilizando um espaço coworking

Dicas de Etiqueta
4 minutos de leitura

Dicas de etiqueta são muito importantes para utilização de um espaço coworking, só assim conseguiremos manter uma convivência agradável entre todos. Afinal, trabalhar em um coworking é algo além de um escritório convencional. Nesses espaços é possível encontrar e conviver com profissionais de diversas áreas, afinal são locais que atendem desde o profissional liberal até empresas possibilitando um networking incrível.

Organização e empatia são a chave do trabalho em um ambiente compartilhado, pensando nisso, resolvemos listar dicas de etiqueta que achamos mais importante conseguir trabalhar e conviver em harmonia em um coworking.

10 Dicas de etiqueta para utilizar um espaço coworking

Tenha cuidado com o barulho  

Os espaços coworking são pensados para trazer mais foco e concentração de seus usuários. Por isso, o barulho não combina nenhum pouco com o cenário.

Se sua atividade exige que você fale ao telefone constantemente, então o ideal para você é optar por uma sala privativa. Caso você precise fazer vídeos chamadas ou até mesmo ligações de vez em quando agende horários em uma das salas de reunião.

Agora, se você é do tipo de pessoa que só consegue focar escutando uma musiquinha, o fone de ouvido é a solução perfeita para você.

Leve o seu material de trabalho

Embora esse seja um espaço compartilhado, materiais de uso pessoal não são.

Portanto, se você usa mesa digitalizadora, papel, caneta, mouse ou qualquer tipo de material extra, lembre-se de levá-los para o seu local de trabalho. Porque ao interromper a pessoa que está trabalhando ao seu lado para pedir esse tipo de coisa emprestada você definitivamente estará atrapalhando o trabalho e a concentração daquela pessoa.

Limpe sua sujeira

É sempre bom ter em mente que o coworking é um espaço compartilhado, você divide ele com outras pessoas e nem todas se sentem confortáveis com bagunça e sujeira por perto. Por isso, limpe sempre a sua sujeira, mesmo que ela esteja centralizada em seu espaço de trabalho.

Além disso, quando você sair outra pessoa ocupará o seu lugar, então pense em como você se sentiria se chegasse para trabalhar e encontrasse o local do jeito que você está deixando.

Respeite as áreas de uso comum

Uma das vantagens de se trabalhar em um coworking é conseguir ter acesso a um espaço muito maior do que o que você conseguiria alugando uma sala comercial. Por isso é importante lembrar que você não será o único a utilizar a recepção, a copa, as áreas de descanso.

Leve em conta a dica anterior e mantenha esses espaços limpos e organizados. No caso de espaços limitados que dependam de um sair para o outro usar, não esqueça da vez dos demais, tudo bem?

Não abuse dos serviços prestados

É normal serviços complementares serem incluídos no pacote como o fornecimento de café água, o uso da geladeira, estacionamento etc. Embora esses serviços façam parte do que foi contratado, não significa que podem ser utilizados sem qualquer parcimônia. Lembre-se novamente, há outras pessoas para usar.

Por isso, não encha a geladeira só com suas coisas e não esqueça de esvaziá-la nas sextas feiras para que as coisas não acabem estragando, não deixe o carro no estacionamento quando não estiver utilizado o espaço, pegue café e água somente quando for realmente consumir, esses são alguns exemplos de como não abusar dos serviços prestados e  não gerar desperdício.

Seja autossuficiente

É totalmente comum ter dúvidas sobre o uso de algumas ferramentas, ou até mesmo sobre os recursos disponíveis no local. Mas isso não significa que os demais usuários precisam estar disponíveis para resolver seus problemas.

Por isso, embora ser solícito faça parte da etiqueta, evite fazer com que o outro seja obrigado a ser prestativo com você o tempo inteiro . Certamente interrupções no trabalho do outro irá atrapalhar e causar situações desagradáveis. Para evitar esse tipo de problema, caso haja alguma dúvida procure a pessoa responsável pela unidade e ela certamente te ajudará.

Seja prestativo e conecte-se com os demais

Já deixamos claro que é bom evitar pedir ajuda o tempo inteiro, porém isso não significa que se você presenciar alguém com alguma dificuldade e você seja capaz de ajudar a resolver sem que isso atrapalhe o seu trabalho, você não possa ajuda-lo.

Ser prestativo quando possível ajuda a criar conexões com os demais, abrindo portas para o networking.

Aceite e respeite o senso comum

Em espaços compartilhados é comum que haja algum tipo de discordância e  uma delas pode ser em relação a temperatura do ambiente. Nesse caso o que vale é o senso comum e a preferência da maioria. Portanto, se você está com frio e os demais com calor, é mais prático que você vista um casaco ao invés de brigar para aumentar a temperatura do ar-condicionado.

Seja pontual

Em um espaço coworking é necessário fazer agendamento para o uso de espaços como salas de reunião, por isso é muito comum ter outro usuário marcado para usar o local quando você sair. Se você atrasa a sua saída impede a entrada dessa outra pessoa e isso atrapalha todo o planejamento da unidade.

Mas é claro que imprevistos acontecem, por isso sempre mantenha uma comunicação clara com a pessoa responsável pela unidade, ela certamente encontrará uma solução viável para todos.

Divulgue o espaço que você utiliza

Nem todo mundo conhece os benefícios de trabalhar em um coworking, muito menos sabem da existência de espaços disponíveis por perto. A melhor maneira de ajudar o local que você utiliza a crescer e oferecer serviços cada vez melhores é divulgando ele. Por isso mostre a todos o que é um coworking e torne a unidade que você escolheu conhecida.

Todas essas dicas de etiqueta que listamos são com o objetivo de manter a satisfação geral, lembre-se sempre que esse é um espaço compartilhado com outras pessoas e essa organização é necessária para que as pessoas se sintam bem no ambiente, que não seja um lugar hostil e que preze pelo conforto de todos.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa com serviços de escritório sobre demanda? QUERO CONHECER OS SERVIÇOS!

Quer ser dono de um coworking com todas essas estratégias de satisfação e retenção de clientes? QUERO SER UM FRANQUEADO!